O som no filme Cinema Paradiso (1988)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4963 |
Resumo: | O artigo pretende fazer uma reflexão sobre o som na obra cinematográfica Cinema Paradiso (1988), que conta com uma obra-prima de trilha sonora assinada por Ennio Morricone. Para fazer esta análise foi usado como guia de orientação o texto O Som na Ficção Cinematográfica: Análise de pressupostos na criação de componentes sonoras para obras Cinematográficas/Videográficas de Ficção, da autoria do Professor Álvaro Barbosa (2000), da Universidade do Porto, comentando-se desde a trilha sonora aos sons classificados como diálogos, efeitos sonoros e música. Segundo este autor, estes elementos sonoros podem ser diegéticos, não diegéticos e meta diegéticos e ainda fatores como a amplitude, a tonalidade, o timbre e a especialização, que mudam o significado da interpretação do som. A investigação deste artigo é importante para futuros investigadores de obras cinematográficas compreenderem como o som afeta a perceção da obra e como possui uma metalinguagem. Uma das preocupações é mostrar que, em Cinema Paradiso, o som serve para construir atmosferas de ambientação e intensificar as emoções das personagens. Este artigo visa contribuir para que o investigador tenha uma leitura expandida do roteiro do filme. |
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O som no filme Cinema Paradiso (1988)CinemaAnálise sonoraCinema ParadisoAmbiente sonoroSound analysisSound environment.Faculdade de Artes e HumanidadesO artigo pretende fazer uma reflexão sobre o som na obra cinematográfica Cinema Paradiso (1988), que conta com uma obra-prima de trilha sonora assinada por Ennio Morricone. Para fazer esta análise foi usado como guia de orientação o texto O Som na Ficção Cinematográfica: Análise de pressupostos na criação de componentes sonoras para obras Cinematográficas/Videográficas de Ficção, da autoria do Professor Álvaro Barbosa (2000), da Universidade do Porto, comentando-se desde a trilha sonora aos sons classificados como diálogos, efeitos sonoros e música. Segundo este autor, estes elementos sonoros podem ser diegéticos, não diegéticos e meta diegéticos e ainda fatores como a amplitude, a tonalidade, o timbre e a especialização, que mudam o significado da interpretação do som. A investigação deste artigo é importante para futuros investigadores de obras cinematográficas compreenderem como o som afeta a perceção da obra e como possui uma metalinguagem. Uma das preocupações é mostrar que, em Cinema Paradiso, o som serve para construir atmosferas de ambientação e intensificar as emoções das personagens. Este artigo visa contribuir para que o investigador tenha uma leitura expandida do roteiro do filme.The article intends to make a reflection on the sound in the cinematographic work Cinema Paradiso (1988), which has a masterpiece of soundtrack signed by Ennio Morricone. To make this analysis it was used as a guide the text “O Som na Ficção Cinematográfica: Análise de pressupostos na criação de componentes sonoras para obras Cinematográficas/Videográficas de Ficção”, by Professor Álvaro Barbosa (2000), from the University of Porto, commenting since the soundtrack to the sounds classified as dialogues, sound effects and music. According to this author, these sound elements can be diegetic, non-diegetic and meta diegetic, and factors such as amplitude, tonality, timbre, and specialization, which change the meaning of the interpretation of sound. The investigation of this paper is important for future researchers of cinematic works to understand how sound affects the perception of the work and how it possesses a metalanguage. One of the concerns is to show that, in Cinema Paradiso, sound serves to build atmospheres of ambiance and intensify the emotions of the characters. This article aims to contribute for the researcher to have an expanded reading of the film script.Universidade da MadeiraDigitUMaNeder, Cristiane PimentelDias, Teresa Norton2023-01-25T16:25:42Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4963por10.34640/universidademadeira2022nederdiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-29T03:30:40Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:56.062752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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