O som no filme Cinema Paradiso (1988)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neder, Cristiane Pimentel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dias, Teresa Norton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4963
Resumo: O artigo pretende fazer uma reflexão sobre o som na obra cinematográfica Cinema Paradiso (1988), que conta com uma obra-prima de trilha sonora assinada por Ennio Morricone. Para fazer esta análise foi usado como guia de orientação o texto O Som na Ficção Cinematográfica: Análise de pressupostos na criação de componentes sonoras para obras Cinematográficas/Videográficas de Ficção, da autoria do Professor Álvaro Barbosa (2000), da Universidade do Porto, comentando-se desde a trilha sonora aos sons classificados como diálogos, efeitos sonoros e música. Segundo este autor, estes elementos sonoros podem ser diegéticos, não diegéticos e meta diegéticos e ainda fatores como a amplitude, a tonalidade, o timbre e a especialização, que mudam o significado da interpretação do som. A investigação deste artigo é importante para futuros investigadores de obras cinematográficas compreenderem como o som afeta a perceção da obra e como possui uma metalinguagem. Uma das preocupações é mostrar que, em Cinema Paradiso, o som serve para construir atmosferas de ambientação e intensificar as emoções das personagens. Este artigo visa contribuir para que o investigador tenha uma leitura expandida do roteiro do filme.
id RCAP_ddfd17b35882299cc37700928fe59e15
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4963
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O som no filme Cinema Paradiso (1988)CinemaAnálise sonoraCinema ParadisoAmbiente sonoroSound analysisSound environment.Faculdade de Artes e HumanidadesO artigo pretende fazer uma reflexão sobre o som na obra cinematográfica Cinema Paradiso (1988), que conta com uma obra-prima de trilha sonora assinada por Ennio Morricone. Para fazer esta análise foi usado como guia de orientação o texto O Som na Ficção Cinematográfica: Análise de pressupostos na criação de componentes sonoras para obras Cinematográficas/Videográficas de Ficção, da autoria do Professor Álvaro Barbosa (2000), da Universidade do Porto, comentando-se desde a trilha sonora aos sons classificados como diálogos, efeitos sonoros e música. Segundo este autor, estes elementos sonoros podem ser diegéticos, não diegéticos e meta diegéticos e ainda fatores como a amplitude, a tonalidade, o timbre e a especialização, que mudam o significado da interpretação do som. A investigação deste artigo é importante para futuros investigadores de obras cinematográficas compreenderem como o som afeta a perceção da obra e como possui uma metalinguagem. Uma das preocupações é mostrar que, em Cinema Paradiso, o som serve para construir atmosferas de ambientação e intensificar as emoções das personagens. Este artigo visa contribuir para que o investigador tenha uma leitura expandida do roteiro do filme.The article intends to make a reflection on the sound in the cinematographic work Cinema Paradiso (1988), which has a masterpiece of soundtrack signed by Ennio Morricone. To make this analysis it was used as a guide the text “O Som na Ficção Cinematográfica: Análise de pressupostos na criação de componentes sonoras para obras Cinematográficas/Videográficas de Ficção”, by Professor Álvaro Barbosa (2000), from the University of Porto, commenting since the soundtrack to the sounds classified as dialogues, sound effects and music. According to this author, these sound elements can be diegetic, non-diegetic and meta diegetic, and factors such as amplitude, tonality, timbre, and specialization, which change the meaning of the interpretation of sound. The investigation of this paper is important for future researchers of cinematic works to understand how sound affects the perception of the work and how it possesses a metalanguage. One of the concerns is to show that, in Cinema Paradiso, sound serves to build atmospheres of ambiance and intensify the emotions of the characters. This article aims to contribute for the researcher to have an expanded reading of the film script.Universidade da MadeiraDigitUMaNeder, Cristiane PimentelDias, Teresa Norton2023-01-25T16:25:42Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4963por10.34640/universidademadeira2022nederdiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-29T03:30:40Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:56.062752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O som no filme Cinema Paradiso (1988)
title O som no filme Cinema Paradiso (1988)
spellingShingle O som no filme Cinema Paradiso (1988)
Neder, Cristiane Pimentel
Cinema
Análise sonora
Cinema Paradiso
Ambiente sonoro
Sound analysis
Sound environment
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short O som no filme Cinema Paradiso (1988)
title_full O som no filme Cinema Paradiso (1988)
title_fullStr O som no filme Cinema Paradiso (1988)
title_full_unstemmed O som no filme Cinema Paradiso (1988)
title_sort O som no filme Cinema Paradiso (1988)
author Neder, Cristiane Pimentel
author_facet Neder, Cristiane Pimentel
Dias, Teresa Norton
author_role author
author2 Dias, Teresa Norton
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neder, Cristiane Pimentel
Dias, Teresa Norton
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Análise sonora
Cinema Paradiso
Ambiente sonoro
Sound analysis
Sound environment
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Cinema
Análise sonora
Cinema Paradiso
Ambiente sonoro
Sound analysis
Sound environment
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description O artigo pretende fazer uma reflexão sobre o som na obra cinematográfica Cinema Paradiso (1988), que conta com uma obra-prima de trilha sonora assinada por Ennio Morricone. Para fazer esta análise foi usado como guia de orientação o texto O Som na Ficção Cinematográfica: Análise de pressupostos na criação de componentes sonoras para obras Cinematográficas/Videográficas de Ficção, da autoria do Professor Álvaro Barbosa (2000), da Universidade do Porto, comentando-se desde a trilha sonora aos sons classificados como diálogos, efeitos sonoros e música. Segundo este autor, estes elementos sonoros podem ser diegéticos, não diegéticos e meta diegéticos e ainda fatores como a amplitude, a tonalidade, o timbre e a especialização, que mudam o significado da interpretação do som. A investigação deste artigo é importante para futuros investigadores de obras cinematográficas compreenderem como o som afeta a perceção da obra e como possui uma metalinguagem. Uma das preocupações é mostrar que, em Cinema Paradiso, o som serve para construir atmosferas de ambientação e intensificar as emoções das personagens. Este artigo visa contribuir para que o investigador tenha uma leitura expandida do roteiro do filme.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-25T16:25:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4963
url http://hdl.handle.net/10400.13/4963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.34640/universidademadeira2022nederdias
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Madeira
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Madeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130930736005120