Interação na pedagogia a distância de uma instituição pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Erlinda Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gobara, Shirley Takeco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8469
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre a importância do processo de interação entre estudantes, tutoria e professores em ambiente virtual de aprendizagem do curso de pedagogia a distância de uma Instituição de Ensino Superior pública brasileira. Na perspectiva de pesquisa educacional qualitativa com orientação na metodologia histórico-dialética, os dados foram coletados utilizando-se questionários, entrevistas semiabertas e observação do ambiente virtual. O conceito de interação considerado baseou-se nas relações sociais estabelecidas pelas comunicações dialógicas nos meios organizados para aprendizagem, segundo ideias de Vygotsky. Os resultados evidenciaram a relevância do curso nessa modalidade para atender   professores sem formação concluída e em atuação na educação básica das regiões interioranas e inóspitas do país, destituídas de cursos superiores públicos; entretanto os tutores e professores não apresentam uma concepção de interação que vá ao encontro das propostas atuais de Educação a Distância (EaD). Suas práticas não são coerentes com os seus depoimentos na medida em que atribuem a outros fatores, como a estrutura do curso, a falta de interação no ambiente virtual e também no presencial. Consequentemente, as funções dos formadores (tutores presenciais, a distância e professores) não estão sendo exercidas a fim de orientar os estudantes no desenvolvimento das disciplinas e na apropriação dos novos conhecimentos. As interações insatisfatórias observadas têm origem na concepção metodológica do curso, contrariando uma EaD de qualidade para formação dos profissionais. Acredita-se que a reflexão realizada contribuirá para estudos no campo da EaD e para avaliar programas educacionais nos âmbitos governamentais.
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