Relatório Final de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/17678 |
Resumo: | O Estágio Pedagógico caracteriza-se por um período de formação curricular, onde de forma acompanhada, o estagiário tem a oportunidade de exercer todas as funções de Pedagogo. Nesta etapa o Professor Estagiário deverá aplicar todos os conhecimentos adquiridos até então, sendo também um momento que potencializará inúmeras aprendizagens. O presente documento pretende por um lado descrever de forma aprofundada as actividades que foram desenvolvidas ao longo do ano lectivo em contexto real de ensino, e por outro lado, reflectir sobre as aprendizagens realizadas. Através desta reflexão é possível seleccionar aquilo que será proveitoso ou reajustar o necessário em outras realidades de ensino-aprendizagem ao longo do percurso profissional. Neste âmbito é ainda realizado um paralelo entre o que foram as aprendizagens adquiridas e a sua real aplicabilidade, entre o que os teóricos assumem como certo e o que realmente se adequa à realidade encontrada. A preocupação que persiste é a de ir encontro das necessidades e interesses dos alunos. Deste modo, um ensino centrado no aluno, paradigma construtivista, assume um papel fulcral no seu desenvolvimento curricular. Assim, o envolvimento do mesmo no ambiente de aula, mais propriamente no processo de ensino e aprendizagem, será maior, potencializando o seu sucesso. Toda a prática do Estágio Pedagógico, incluindo a realização deste documento, caracteriza-se pela transição entre o período de formação e o início da profissionalização, podendo afirmar-se que aqui ficam descritos uma grande parte dos conhecimentos adquiridos em todo o processo de formação. |
id |
RCAP_de0ab333f45f5176679cfdd1022e4ca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/17678 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório Final de EstágioEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresPrática pedagógicaO Estágio Pedagógico caracteriza-se por um período de formação curricular, onde de forma acompanhada, o estagiário tem a oportunidade de exercer todas as funções de Pedagogo. Nesta etapa o Professor Estagiário deverá aplicar todos os conhecimentos adquiridos até então, sendo também um momento que potencializará inúmeras aprendizagens. O presente documento pretende por um lado descrever de forma aprofundada as actividades que foram desenvolvidas ao longo do ano lectivo em contexto real de ensino, e por outro lado, reflectir sobre as aprendizagens realizadas. Através desta reflexão é possível seleccionar aquilo que será proveitoso ou reajustar o necessário em outras realidades de ensino-aprendizagem ao longo do percurso profissional. Neste âmbito é ainda realizado um paralelo entre o que foram as aprendizagens adquiridas e a sua real aplicabilidade, entre o que os teóricos assumem como certo e o que realmente se adequa à realidade encontrada. A preocupação que persiste é a de ir encontro das necessidades e interesses dos alunos. Deste modo, um ensino centrado no aluno, paradigma construtivista, assume um papel fulcral no seu desenvolvimento curricular. Assim, o envolvimento do mesmo no ambiente de aula, mais propriamente no processo de ensino e aprendizagem, será maior, potencializando o seu sucesso. Toda a prática do Estágio Pedagógico, incluindo a realização deste documento, caracteriza-se pela transição entre o período de formação e o início da profissionalização, podendo afirmar-se que aqui ficam descritos uma grande parte dos conhecimentos adquiridos em todo o processo de formação.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/17678http://hdl.handle.net/10316/17678porSilva, Mara Raquel Moreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/17678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:58.108043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório Final de Estágio |
title |
Relatório Final de Estágio |
spellingShingle |
Relatório Final de Estágio Silva, Mara Raquel Moreira da Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
title_short |
Relatório Final de Estágio |
title_full |
Relatório Final de Estágio |
title_fullStr |
Relatório Final de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório Final de Estágio |
title_sort |
Relatório Final de Estágio |
author |
Silva, Mara Raquel Moreira da |
author_facet |
Silva, Mara Raquel Moreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mara Raquel Moreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
topic |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
description |
O Estágio Pedagógico caracteriza-se por um período de formação curricular, onde de forma acompanhada, o estagiário tem a oportunidade de exercer todas as funções de Pedagogo. Nesta etapa o Professor Estagiário deverá aplicar todos os conhecimentos adquiridos até então, sendo também um momento que potencializará inúmeras aprendizagens. O presente documento pretende por um lado descrever de forma aprofundada as actividades que foram desenvolvidas ao longo do ano lectivo em contexto real de ensino, e por outro lado, reflectir sobre as aprendizagens realizadas. Através desta reflexão é possível seleccionar aquilo que será proveitoso ou reajustar o necessário em outras realidades de ensino-aprendizagem ao longo do percurso profissional. Neste âmbito é ainda realizado um paralelo entre o que foram as aprendizagens adquiridas e a sua real aplicabilidade, entre o que os teóricos assumem como certo e o que realmente se adequa à realidade encontrada. A preocupação que persiste é a de ir encontro das necessidades e interesses dos alunos. Deste modo, um ensino centrado no aluno, paradigma construtivista, assume um papel fulcral no seu desenvolvimento curricular. Assim, o envolvimento do mesmo no ambiente de aula, mais propriamente no processo de ensino e aprendizagem, será maior, potencializando o seu sucesso. Toda a prática do Estágio Pedagógico, incluindo a realização deste documento, caracteriza-se pela transição entre o período de formação e o início da profissionalização, podendo afirmar-se que aqui ficam descritos uma grande parte dos conhecimentos adquiridos em todo o processo de formação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/17678 http://hdl.handle.net/10316/17678 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/17678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133661323329536 |