Relatório Final de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mara Raquel Moreira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/17678
Resumo: O Estágio Pedagógico caracteriza-se por um período de formação curricular, onde de forma acompanhada, o estagiário tem a oportunidade de exercer todas as funções de Pedagogo. Nesta etapa o Professor Estagiário deverá aplicar todos os conhecimentos adquiridos até então, sendo também um momento que potencializará inúmeras aprendizagens. O presente documento pretende por um lado descrever de forma aprofundada as actividades que foram desenvolvidas ao longo do ano lectivo em contexto real de ensino, e por outro lado, reflectir sobre as aprendizagens realizadas. Através desta reflexão é possível seleccionar aquilo que será proveitoso ou reajustar o necessário em outras realidades de ensino-aprendizagem ao longo do percurso profissional. Neste âmbito é ainda realizado um paralelo entre o que foram as aprendizagens adquiridas e a sua real aplicabilidade, entre o que os teóricos assumem como certo e o que realmente se adequa à realidade encontrada. A preocupação que persiste é a de ir encontro das necessidades e interesses dos alunos. Deste modo, um ensino centrado no aluno, paradigma construtivista, assume um papel fulcral no seu desenvolvimento curricular. Assim, o envolvimento do mesmo no ambiente de aula, mais propriamente no processo de ensino e aprendizagem, será maior, potencializando o seu sucesso. Toda a prática do Estágio Pedagógico, incluindo a realização deste documento, caracteriza-se pela transição entre o período de formação e o início da profissionalização, podendo afirmar-se que aqui ficam descritos uma grande parte dos conhecimentos adquiridos em todo o processo de formação.
id RCAP_de0ab333f45f5176679cfdd1022e4ca5
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/17678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório Final de EstágioEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresPrática pedagógicaO Estágio Pedagógico caracteriza-se por um período de formação curricular, onde de forma acompanhada, o estagiário tem a oportunidade de exercer todas as funções de Pedagogo. Nesta etapa o Professor Estagiário deverá aplicar todos os conhecimentos adquiridos até então, sendo também um momento que potencializará inúmeras aprendizagens. O presente documento pretende por um lado descrever de forma aprofundada as actividades que foram desenvolvidas ao longo do ano lectivo em contexto real de ensino, e por outro lado, reflectir sobre as aprendizagens realizadas. Através desta reflexão é possível seleccionar aquilo que será proveitoso ou reajustar o necessário em outras realidades de ensino-aprendizagem ao longo do percurso profissional. Neste âmbito é ainda realizado um paralelo entre o que foram as aprendizagens adquiridas e a sua real aplicabilidade, entre o que os teóricos assumem como certo e o que realmente se adequa à realidade encontrada. A preocupação que persiste é a de ir encontro das necessidades e interesses dos alunos. Deste modo, um ensino centrado no aluno, paradigma construtivista, assume um papel fulcral no seu desenvolvimento curricular. Assim, o envolvimento do mesmo no ambiente de aula, mais propriamente no processo de ensino e aprendizagem, será maior, potencializando o seu sucesso. Toda a prática do Estágio Pedagógico, incluindo a realização deste documento, caracteriza-se pela transição entre o período de formação e o início da profissionalização, podendo afirmar-se que aqui ficam descritos uma grande parte dos conhecimentos adquiridos em todo o processo de formação.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/17678http://hdl.handle.net/10316/17678porSilva, Mara Raquel Moreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/17678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:58.108043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório Final de Estágio
title Relatório Final de Estágio
spellingShingle Relatório Final de Estágio
Silva, Mara Raquel Moreira da
Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório Final de Estágio
title_full Relatório Final de Estágio
title_fullStr Relatório Final de Estágio
title_full_unstemmed Relatório Final de Estágio
title_sort Relatório Final de Estágio
author Silva, Mara Raquel Moreira da
author_facet Silva, Mara Raquel Moreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mara Raquel Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
description O Estágio Pedagógico caracteriza-se por um período de formação curricular, onde de forma acompanhada, o estagiário tem a oportunidade de exercer todas as funções de Pedagogo. Nesta etapa o Professor Estagiário deverá aplicar todos os conhecimentos adquiridos até então, sendo também um momento que potencializará inúmeras aprendizagens. O presente documento pretende por um lado descrever de forma aprofundada as actividades que foram desenvolvidas ao longo do ano lectivo em contexto real de ensino, e por outro lado, reflectir sobre as aprendizagens realizadas. Através desta reflexão é possível seleccionar aquilo que será proveitoso ou reajustar o necessário em outras realidades de ensino-aprendizagem ao longo do percurso profissional. Neste âmbito é ainda realizado um paralelo entre o que foram as aprendizagens adquiridas e a sua real aplicabilidade, entre o que os teóricos assumem como certo e o que realmente se adequa à realidade encontrada. A preocupação que persiste é a de ir encontro das necessidades e interesses dos alunos. Deste modo, um ensino centrado no aluno, paradigma construtivista, assume um papel fulcral no seu desenvolvimento curricular. Assim, o envolvimento do mesmo no ambiente de aula, mais propriamente no processo de ensino e aprendizagem, será maior, potencializando o seu sucesso. Toda a prática do Estágio Pedagógico, incluindo a realização deste documento, caracteriza-se pela transição entre o período de formação e o início da profissionalização, podendo afirmar-se que aqui ficam descritos uma grande parte dos conhecimentos adquiridos em todo o processo de formação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/17678
http://hdl.handle.net/10316/17678
url http://hdl.handle.net/10316/17678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133661323329536