Pais parceiros na exploração vocacional : programa de actividades conjuntas para pais e filhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/23465 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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Pais parceiros na exploração vocacional : programa de actividades conjuntas para pais e filhosRelação pais-filhos, adolescenteOrientação profissional, adolescenteDissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO presente estudo constitui uma investigação-acção destinada a avaliar a eficácia do programa Pais Parceiros na Exploração Vocacional (PPEV) no desenvolvimento de carreira dos adolescentes e no incremento da qualidade da comunicação entre pais e filhos. O programa é constituído por cinco actividades dirigidas às díades pais-filhos e por uma sexta actividade dirigida à tríade pais-filho e psicóloga. Os principais objectivos do programa são: 1) aumentar os níveis de exploração e compromisso vocacionais do adolescente; 2) incrementar a frequência e a qualidade da comunicação entre pais e filhos e 3) aumentar a competência dos pais para dar suporte ao desenvolvimento identitário dos filhos através da sugestão de atitudes e comportamentos específicos. O programa PPEV tem por base a abordagem desenvolvimental, contextualista, construtivista e narrativa de carreira que enfatiza a dimensão relacional das díades pais/filhos, chamando a atenção para a qualidade do diálogo e da abertura da comunicação intra-familiar e das redes de suporte extra-familiar (Vondracek, et al. 1986; Young, 1994, 1997a, 1997b, 2001, Cochran, 1997). A importância da qualidade das relações dos adolescentes com as figuras significativas na magnitude das suas expectativas face ao projecto vocacional e a relevância da realização de actividades conjuntas intencionais na co-construção de projectos de carreira pessoais e familiares orientaram a construção do programa de actividades conjuntas – PPEV O programa foi testado numa amostra de 37 famílias, 18 do grupo experimental e 19 do grupo controlo. Tratando-se de um estudo quasi-experimental, usámos a análise co-variância (ANCOVA) porque é adequada a estudos quasi-experimentais. Os alunos do conjunto da amostra participaram no programa de orientação vocacional desenvolvido pelo Serviço de Psicologia e Orientação da escola. Os dados quantitativos não revelaram diferenças significativas entre o grupo experimental e controlo, tanto nas variáveis de carreira como nas variáveis relacionais. Contudo, este estudo revelou uma evolução estatisticamente significativa da totalidade da amostra nas variáveis de carreira e na frequência da comunicação entre pais e filhos, nomeadamente no que diz respeito à comunicação sobre temáticas vocacionais. Os dados recolhidos da análise qualitativa da eficácia do programa indicam que pais e filhos consideraram o programa eficaz ao nível de exploração de carreira e na frequência e qualidade da comunicação intra-familiarThe present study evaluates the effectiveness of the program Parents Partners in Vocational Exploration (PPEV) on adolescents’ vocational exploration and commitment and on the quality of their communication with parents. The main objectives of this program were 1) to improve the adolescent’s vocational level of exploration and commitment; 2) to increase the family communication quality and quantity, namely in what concerns the vocational issues; 3) to strength the parents’ competency in giving support to the adolescent’s career development. The developmental, contextual, constructivist and narrative approaches of career sustained this program, emphasizing the relational dimension of parent-child dyads and the intra-family communication for the adolescents’ vocational development (Vondracek, et al., 1986; Young, 1994, 1997a, 1997b, 2001; Cochran, 1997). In a pretest-posttest control group design involving 18 families in the experimental group and 19 families in the control group, a co-variance analysis (ANCOVA) was used because its adequacy to quasi-experimental studies. Students of the total sample participated in the vocational guidance’s program developed by the department of psychology and school guidance. The quantitative data revealed no significant differences between the experimental and the control groups, either for career as relational variables. However, this study revealed a statistically significant evolution of the whole sample in career variables and in the frequency of communication between parents and their children, particularly that regarding vocational issues. Data collected from the qualitative analysis of the program effectiveness indicates that parents and children found the program effective for career exploration t level and f2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/23465http://hdl.handle.net/10316/23465porPericão, Rosário de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/23465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:19.057332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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