Sentido de número na educação Pré-Escolar e no 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semedo, Maria dos Anjos Tavares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77980
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_de14962113077afdf35b7828465eff9e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77980
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sentido de número na educação Pré-Escolar e no 1º ano de escolaridadeThe sense of number in kindergarten and elementary schoolNúmerosOperações de adição e subtracçãoSentido de númeroNumbersSum and subtraction operationsSense of numbersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio é desenvolvido no âmbito da Intervenção Pedagógica I e II da UC Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendemos perceber como as crianças do Pré-Escolar e do 1.º ano de escolaridade entendem os números. Para isso, procurámos responder às seguintes questões de investigação: 1) Que domínio do número possuem as crianças do Pré-Escolar e do 1.º de escolaridade? 2) Que dificuldades apresentam na abordagem ao número? 3) Que importância atribuem as crianças ao número nas suas brincadeiras? Este projeto foi desenvolvido em dois contextos diferentes, um com crianças de 4 e 5 anos de idade a frequentar a Educação Pré-escolar; outro com crianças do 1.º ano de escolaridade. Exploraram se os conceitos pré-numérico, as operações de adição e subtração; o valor posicional e a reta numérica, numa análise constante do sentido de número. Quer no Pré-escolar quer no 1.º Ciclo adotamos uma metodologia qualitativa com um ciclo metodológico de observar-refletir-planear-avaliar. No pré-escolar recorremos a jogos, adivinhas e brincadeiras, usando materiais manipuláveis e fazendo exploração e descoberta de números. No 1.º ciclo procurámos responder aos desafios das crianças, levando-as à resolução de problemas e à explicação das estratégias utilizadas. Desta forma, as tarefas, em ambos os contextos, abrangeram atividades de exploração, de resolução de problemas de forma interdisciplinar, recorrendo ao cálculo mental. Os resultados mostram que as crianças do pré-escolar já possuíam algum conhecimento sobre os números. Houve quem fosse capaz de reconhecer a escrita de números menores que 30, embora sem domínio do número. As crianças de 4 anos, ainda que soubessem contar oralmente, de início não conseguiram associar o número ao símbolo. As dos 6 anos reconheceram os números até 30 com bastante facilidade, mesmo quando estes não eram apresentados sequencialmente. Contudo revelavam dificuldades nas operações de adição e subtração, no cálculo mental e na própria contagem até 100.The following report is developed within the scope of the Pedagogical Intervention I and II of the UC of the in Kindergarten and Elementary School. The main purpose is to understand how children of 4 and 5 years old and those aged 6 understand numbers. For that, we tried to answer some research questions: 1) What domain of number do pre-school and 1st school children have? 2) What difficulties do they present in approaching the number? 3) What’s the significance given to numbers in children’s games? This project was developed in two different contexts, one with children aged 4 and 5, and another with children aged 6. The pre-numeric concepts, the sum and subtraction operations were explored; the positional value and the numerical line, in a constant analysis of the sense of number. In both contexts we adopt a qualitative methodology with a methodological cycle: observe reflect-plan-evaluate. With children aged 4 and 5, we resort to guesses and games, using manipulative materials, and exploring and discovering numbers. With those aged 6 we tried to answer the children’s challenges, leading then to solve problems and explaining the strategies used. Accordingly, the tasks, in both contexts, covered activities of exploration and problem solving in and interdisciplinary way, using mental calculation. The results show that preschool children already had some knowledge about numbers. Some were able to recognize the writing of some numbers smaller than30, but without mastering the number. The 4-year-olds initially, although they knew how to count orally, could not associate the number with the symbol. 6-yar-olds recognized the numbers up to 30 quite easily, ever when they were not presented sequentially. However, they revealed difficulties in addition and subtraction operations, in mental calculation and in counting up to 100.Mamede, EmaUniversidade do MinhoSemedo, Maria dos Anjos Tavares2021-12-102021-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77980por202989763info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:46.809856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sentido de número na educação Pré-Escolar e no 1º ano de escolaridade
The sense of number in kindergarten and elementary school
title Sentido de número na educação Pré-Escolar e no 1º ano de escolaridade
spellingShingle Sentido de número na educação Pré-Escolar e no 1º ano de escolaridade
Semedo, Maria dos Anjos Tavares
Números
Operações de adição e subtracção
Sentido de número
Numbers
Sum and subtraction operations
Sense of numbers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Sentido de número na educação Pré-Escolar e no 1º ano de escolaridade
title_full Sentido de número na educação Pré-Escolar e no 1º ano de escolaridade
title_fullStr Sentido de número na educação Pré-Escolar e no 1º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Sentido de número na educação Pré-Escolar e no 1º ano de escolaridade
title_sort Sentido de número na educação Pré-Escolar e no 1º ano de escolaridade
author Semedo, Maria dos Anjos Tavares
author_facet Semedo, Maria dos Anjos Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mamede, Ema
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Semedo, Maria dos Anjos Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Números
Operações de adição e subtracção
Sentido de número
Numbers
Sum and subtraction operations
Sense of numbers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Números
Operações de adição e subtracção
Sentido de número
Numbers
Sum and subtraction operations
Sense of numbers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10
2021-12-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77980
url https://hdl.handle.net/1822/77980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202989763
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132458191421440