Entre o direito e o dever da formação contínua de professores: o contributo dos CFAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mariana Damas Mano e Reis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83500
Resumo: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_de17005acea8f7572866a0076a103c55
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/83500
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre o direito e o dever da formação contínua de professores: o contributo dos CFAEBetween the right and the duty of the continuous teachers training: the contribution of the CFAEFormação Contínua de ProfessoresCFAECompetências digitaisTICContinuous teachers trainingCFAEDigital competencesICTDissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de EconomiaO presente estudo insere-se na temática da formação contínua de professores tendo por referência as renovações paradigmáticas que sugerem a inevitabilidade da integração das novas tecnologias nas salas de aula e, consequentemente, colocam novos desafios pedagógicos aos professores. Conscientes da complexidade do tema e das múltiplas possibilidades de estudo focámos o nosso objetivo principal na construção de um contributo para o debate sobre a importância da atividade dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) na renovação do conhecimento dos professores de acordo com as exigências da atualidade. Adquirindo uma natureza qualitativa, esta investigação assume a forma de um estudo de caso, realizado num dos dezoito CFAE da Região Centro de Portugal, com recurso a entrevistas semiestruturadas a docentes e ao diretor do respetivo Centro de Formação. Após a realização deste estudo foi possível perceber que, apesar da maioria dos docentes não concordar com a obrigatoriedade da realização da formação contínua, reconhecem a sua importância, quer em termos pessoais, quer em termos profissionais, bem como os benefícios indiretos que os alunos retiram da frequência dos seus professores nas mesmas. Por outro lado, a grande maioria dos entrevistados apresenta motivações para a sua participação nestas atividades formativas que excedem a progressão na carreira docente, evidenciando, sem dificuldade, os diversos contextos e momentos em que aplicam as aprendizagens que nelas adquirem. Quanto à adequação da formação disponibilizada pelo Centro de Formação, os resultados dividem-se entre os que a consideram adequada e os que sentem que poderia ser melhorada, tanto a nível das temáticas oferecidas e das metodologias formativas, como, também, em aspetos que transcendem o próprio Centro, nomeadamente o reforço do apoio financeiro e a adequação dos períodos de formação no tempo letivo. O baixo número de atividades relacionadas com as TIC ou com recurso às mesmas foi identificado como uma barreira à integração destas no contexto de sala de aula, uma vez que os professores podem não se sentir preparados para as utilizar nas suas diversas potencialidades. Posto isto, é notório que ainda muito precisa de ser feito e transformado na área da formação contínua de professores. É necessário, principalmente, cativar e motivar estes profissionais, providenciando-lhes formações de qualidade e adequadas às realidades vivenciadas por estes, satisfazendo as suas necessidades e estimulando-os a melhorar as metodologias e práticas de ensino-aprendizagem num contexto pedagógico e cultural em constante transformação.The present study is part of the theme of continuous teacher training, with reference to the paradigmatic renewals that suggest the inevitability of the integration of new technologies in classrooms and, consequently, pose new pedagogical challenges to teachers. Aware of the complexity of the theme and the multiple possibilities of study, we focused our main objective in the construction of a contribution to the debate about the importance of the activity of the Schools Association Training Centers (CFAE) in the renewal of the knowledge of the teachers according to the current requirements.Acquiring a qualitative nature, this research takes the form of a case study, carried out in one of the eighteen CFAE's of the Central Region of Portugal, using semi-structured interviews with teachers and the director of the respective Training Center. After this study, it was possible to understand that teacher, despite the fact that most of them do not agree with the obligation of training teacher, recognize their importance, to both personal and professional level, as well as the indirect benefits that students take of their teachers' attendance. On the other hand, the vast majority of the interviewees present motivations for their participation in these training activities that exceed their career progression and show, without difficulty, the different contexts and moments in which they apply the learning that they acquire in them. As for the adequacy of the training provided by the Training Center, the results are divided between those who consider it appropriate and those who feel it could be improved, both in terms of the themes offered and the training methodologies, as well as in aspects that transcend the Center itself, in particular by increasing financial support and by adjusting the periods of training during the school year. The low number of ICT training activities may be a barrier to their integration in the classroom context, because teachers may not feel prepared to use them in their several potentialities. Therefore, it is clear that much needs to be done and transformed in the area of continuous training teacher. It is necessary, above all, to captivate and motivate these professionals by providing them quality and appropriate training to the realities they experience, satisfying their needs and stimulating them to improve the teaching-learning methodologies and practices they use.2018-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83500http://hdl.handle.net/10316/83500TID:202127010porPereira, Mariana Damas Mano e Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:51:09Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:13.883048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre o direito e o dever da formação contínua de professores: o contributo dos CFAE
Between the right and the duty of the continuous teachers training: the contribution of the CFAE
title Entre o direito e o dever da formação contínua de professores: o contributo dos CFAE
spellingShingle Entre o direito e o dever da formação contínua de professores: o contributo dos CFAE
Pereira, Mariana Damas Mano e Reis
Formação Contínua de Professores
CFAE
Competências digitais
TIC
Continuous teachers training
CFAE
Digital competences
ICT
title_short Entre o direito e o dever da formação contínua de professores: o contributo dos CFAE
title_full Entre o direito e o dever da formação contínua de professores: o contributo dos CFAE
title_fullStr Entre o direito e o dever da formação contínua de professores: o contributo dos CFAE
title_full_unstemmed Entre o direito e o dever da formação contínua de professores: o contributo dos CFAE
title_sort Entre o direito e o dever da formação contínua de professores: o contributo dos CFAE
author Pereira, Mariana Damas Mano e Reis
author_facet Pereira, Mariana Damas Mano e Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mariana Damas Mano e Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Contínua de Professores
CFAE
Competências digitais
TIC
Continuous teachers training
CFAE
Digital competences
ICT
topic Formação Contínua de Professores
CFAE
Competências digitais
TIC
Continuous teachers training
CFAE
Digital competences
ICT
description Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/83500
http://hdl.handle.net/10316/83500
TID:202127010
url http://hdl.handle.net/10316/83500
identifier_str_mv TID:202127010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133944169365504