Sistema de transportes como motor da renovação urbana ribeirinha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17242 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
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Sistema de transportes como motor da renovação urbana ribeirinhaCaso na cidade do MontijoFrente ribeirinhaRenovação urbana ribeirinhaEstação IntermodalMontijoWaterfrontUrban renewal waterfrontIntermodal stationDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.A cidade de Montijo está inserida no território do Arco Ribeirinho Sul, integrando parte do Estuário do Tejo, porém a sua frente urbana ribeirinha não traduz atualmente as potencialidades e valências inerentes à posição que o território lhe confere. Os sinais de declínio urbano, trazidos pela desindustrialização na área afeta à sua zona ribeirinha nos anos 70, e a deslocação do Terminal Fluvial do centro da cidade no início do novo milénio tornaram o Montijo numa cidade despida de vida urbana e de certo modo pouco atrativa. A abordagem ao presente cenário levanta um conjunto de problemáticas relacionadas com a gestão e planeamento, mas também abre, por conseguinte, uma larga janela de oportunidades para repensar o território. Neste sentido, o presente Projeto Final de Mestrado, vem apresentar como premissa a introdução de um novo sistema de acessibilidades, fomentando e consolidando as relações com os núcleos ribeirinhos sul e desencadeando a nível municipal operações de renovação urbana ribeirinha, produzindo uma série de transformações na malha urbana. A integração da rede de transportes públicos no núcleo da cidade e a criação de uma estação intermodal integrada no espaço urbano surgem como elementos promotores de um desenvolvimento e planeamento sustentável, especialmente para a sua zona ribeirinha, inserindo e conjugando estratégias de adaptação e mitigação face ao fenómeno das alterações climáticas, nomeadamente a subida do nível médio das águas. É desta forma pretendido que a operação proposta por este projeto contribua para uma melhoria na qualidade de vida na cidade do Montijo, tanto no aspeto da acessibilidade, mobilidade como no aspeto ambiental, por forma que estas alterações permitam ao município a afirmação da sua posição centralizada no Arco Ribeirinho Sul.ABSTRACT: The city of Montijo is inserted in the ‘Arco Ribeirinho Sul’ (South Riverside Arch) territory, a part of the Tagus Estuary, although presently its riverside urban front does not reflect the potential and services inherent to its location. The signs of urban decline, a result of the de-industrialisation in its water front area in the seventies, and the relocation of its fluvial terminal away from the city centre in the beginning of the New Millennium, made Montijo a city stripped of urban life and somewhat unattractive. The approach to this scenario raises some problems related to management and planning, although it also opens a large window of opportunities to rethink the territory. Bearing this in mind, this Final Master’s Project aims to introduce a new accessibility system, improving and consolidating the relationships with the south riverside, and to start, at the municipal level, a series of changes to the urban sprawl. The integration of a network of public transportation within the city centre and the creation of an intermodal station integrated in the urban sprawl are key elements for a sustainable development and planning, especially to its riverside area, with the insertion of adaptation and mitigation strategies against climate changes, in particular the rise of the sea water level. Therefore, this project aims to improve the quality of life in the city of Montijo, both in terms of accessibility and mobility, without forgetting the environmental aspect, in a way that allows this municipality to reinforce its central position in the ‘Arco Ribeirinho Sul’.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaCosta, João Pedro Teixeira de AbreuVale, David de Sousa, coorientadorRepositório da Universidade de LisboaPeixinho, Luísa Raquel Giro Pereira dos Santos2019-01-29T15:35:59Z2018-07-162018-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17242porPEIXINHO, Luísa Raquel Giro Pereira dos Santos - Sistema de transportes como motor da renovação urbana ribeirinha : caso na cidade do Montijo.- Lisboa: FA, 2018. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:29.406317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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