Gestos de Presença e Envolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Barbosa, Gardenia Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira Scherre, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.25192
Resumo: Neste relato de experiência, explicitamos as fundamentações teóricas e apresentamos a prática, o contexto e as repercussões da metodologia de estudo, diálogo e reflexão do Grupo de Estudos Transdisciplinares institucionalizado na Universidade Estadual do Ceará. Na fundamentação teórica, explicitamos sua vinculação: com a perspectiva de ser humano e de realidade da Complexidade e da Transdisciplinaridade; com a presença e a escuta da meditação e da Comunicação Não Violenta; com a reflexão ampliada e o diálogo amoroso do método integrativo biocêntrico e da educação dialógica; com o processo de formação do ser e de transformação de si e do mundo; com a integração da inteligência com afetividade e da razão com emoção. A proposta metodológica se constitui de meditação inicial, de leitura em voz alta e lenta, com o desfrute do prazer de estarmos juntos(as), do diálogo, das reflexões, das partilhas de experiências, da associação livre de ideias de todos(as) presentes. Como repercussões em duas estudantes assíduas, percebemos a fluência na leitura, a estruturação de suas argumentações e exposição de seus pensamentos e reflexões, diminuição da timidez com mais confiança em sua própria fala e ampliação da compreensão dos textos lidos. Em nossa prática docente, percebemos a ampliação dos movimentos de escuta e de diálogo com os(as) estudantes nos ambientes de ensino e de aprendizagem, abertura ao paradigma da aprendizagem, a realização de tutorias e projetos de aprendizagem, o cuidado com a acolhida aos(às) que chegam e ao cuidado connosco mesmas.
id RCAP_de218747ddf8aa54f51eeaa0165a10d7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestos de Presença e EnvolvimentoArtigosNeste relato de experiência, explicitamos as fundamentações teóricas e apresentamos a prática, o contexto e as repercussões da metodologia de estudo, diálogo e reflexão do Grupo de Estudos Transdisciplinares institucionalizado na Universidade Estadual do Ceará. Na fundamentação teórica, explicitamos sua vinculação: com a perspectiva de ser humano e de realidade da Complexidade e da Transdisciplinaridade; com a presença e a escuta da meditação e da Comunicação Não Violenta; com a reflexão ampliada e o diálogo amoroso do método integrativo biocêntrico e da educação dialógica; com o processo de formação do ser e de transformação de si e do mundo; com a integração da inteligência com afetividade e da razão com emoção. A proposta metodológica se constitui de meditação inicial, de leitura em voz alta e lenta, com o desfrute do prazer de estarmos juntos(as), do diálogo, das reflexões, das partilhas de experiências, da associação livre de ideias de todos(as) presentes. Como repercussões em duas estudantes assíduas, percebemos a fluência na leitura, a estruturação de suas argumentações e exposição de seus pensamentos e reflexões, diminuição da timidez com mais confiança em sua própria fala e ampliação da compreensão dos textos lidos. Em nossa prática docente, percebemos a ampliação dos movimentos de escuta e de diálogo com os(as) estudantes nos ambientes de ensino e de aprendizagem, abertura ao paradigma da aprendizagem, a realização de tutorias e projetos de aprendizagem, o cuidado com a acolhida aos(às) que chegam e ao cuidado connosco mesmas.In this experience report, we explain the theorical foundations and present the practice, the context and the repercussions of the study methodology, dialogues and reflections on the Grupo de Estudos Transdisciplinares, institutionalized in a Public University name. In the theorical foundation, we make its binding explicit with: the perspective of being a human and the reality of Complexity and Transdisciplinarity; with the presence and listening of meditation and Non-Violent Communication; with the expanded reflection and loving dialog of the biocentric integrative method and dialogic education; with the formation process of beings and the transformation of oneself and the world; with the integration of intelligence and affectivity, reason and emotion. The methodological proposal consists of initial meditation, aloud and slow reading, appreciation of the pleasure of being together, of dialogues, contemplations, sharing of experiences and free association of ideas from everyone present. As repercussions observed in two diligent students, we noticed their fluency in reading, the structure of their argumentation, exposition of thoughts and reflections, shyness reduction with more confidence in their own speech and the expansion of their comprehension of the texts read. In our teaching practice, we noticed the enlargement of listening and dialogue approaches while observing students within teaching and learning environments, openness to the learning paradigm, the fulfillment of tutoring and learning projects, care taking with those who arrive and with ourselves.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.25192por1646-2335de Oliveira Barbosa, Gardenia MariaPereira Scherre, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:05.284529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestos de Presença e Envolvimento
title Gestos de Presença e Envolvimento
spellingShingle Gestos de Presença e Envolvimento
de Oliveira Barbosa, Gardenia Maria
Artigos
title_short Gestos de Presença e Envolvimento
title_full Gestos de Presença e Envolvimento
title_fullStr Gestos de Presença e Envolvimento
title_full_unstemmed Gestos de Presença e Envolvimento
title_sort Gestos de Presença e Envolvimento
author de Oliveira Barbosa, Gardenia Maria
author_facet de Oliveira Barbosa, Gardenia Maria
Pereira Scherre, Paula
author_role author
author2 Pereira Scherre, Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Barbosa, Gardenia Maria
Pereira Scherre, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste relato de experiência, explicitamos as fundamentações teóricas e apresentamos a prática, o contexto e as repercussões da metodologia de estudo, diálogo e reflexão do Grupo de Estudos Transdisciplinares institucionalizado na Universidade Estadual do Ceará. Na fundamentação teórica, explicitamos sua vinculação: com a perspectiva de ser humano e de realidade da Complexidade e da Transdisciplinaridade; com a presença e a escuta da meditação e da Comunicação Não Violenta; com a reflexão ampliada e o diálogo amoroso do método integrativo biocêntrico e da educação dialógica; com o processo de formação do ser e de transformação de si e do mundo; com a integração da inteligência com afetividade e da razão com emoção. A proposta metodológica se constitui de meditação inicial, de leitura em voz alta e lenta, com o desfrute do prazer de estarmos juntos(as), do diálogo, das reflexões, das partilhas de experiências, da associação livre de ideias de todos(as) presentes. Como repercussões em duas estudantes assíduas, percebemos a fluência na leitura, a estruturação de suas argumentações e exposição de seus pensamentos e reflexões, diminuição da timidez com mais confiança em sua própria fala e ampliação da compreensão dos textos lidos. Em nossa prática docente, percebemos a ampliação dos movimentos de escuta e de diálogo com os(as) estudantes nos ambientes de ensino e de aprendizagem, abertura ao paradigma da aprendizagem, a realização de tutorias e projetos de aprendizagem, o cuidado com a acolhida aos(às) que chegam e ao cuidado connosco mesmas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.25192
url https://doi.org/10.25755/int.25192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130951947649024