Formação e qualidade: discutindo pressupostos e analisando dispositivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44280 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
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Formação e qualidade: discutindo pressupostos e analisando dispositivosTraining and quality: discussing assumptions and analyzing devicesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)O presente relatório tem como temática central a Formação e a Qualidade, no entanto a complexidade e abrangência destes dois conceitos exigiu uma análise que cuidasse da sua relação tendo em conta várias dimensões. Ao longo deste trabalho aborda-se o “Paradigma da Emergência da Qualidade e da Educação Contábil”, com apoio nos autores Licínio Lima e Almerindo Janela Afonso, dando conta da existência de uma educação orientada para os resultados provenientes de uma avaliação meramente quantificável, sem ter em conta os diversos fatores externos que podem intervir no processo educativo, tais como os diferentes contextos de proveniência dos alunos. De seguida, com base em diversas perspetivas, são abordadas questões relacionadas com a instabilidade no setor educativo e a descontinuidade nas políticas educativas, bem como a promoção de uma formação mais tecnicista em detrimento da educação popular e de base. Seguidamente, suportada em alguns estudos científicos analisa-se a relação entre formação no seio da organização e a cultura organizacional, bem como a necessidade de existir uma formação de natureza mais técnica e especializada em articulação com uma formação que promova o desenvolvimento humano e social. Num último ponto discute-se o que é uma educação de qualidade e quais as dimensões que esta comporta. Na investigação empírica recorreu-se ao método do estudo de caso, uma vez que se pretende estudar um fenómeno específico da instituição de estágio, ou seja, o impacto que as metodologias de ensino dos formadores podem ter na aprendizagem dos formandos e de que forma os formadores procuram adaptar as suas metodologias de ensino, tendo em consideração os diferentes públicos-alvo. A técnica de recolha de dados escolhida foi o inquérito por questionário, ao qual responderam 52 formandos e 50 formadores. Como resultado do estudo, um dos aspetos a salientar foi a preocupação demonstrada pelos formadores em adequar a sua formação em função das especificidades de cada formando e o interesse pela dinamização das sessões de formação, de modo a que os formandos se sintam mais integrados e troquem experiências e ideia em si. Por sua vez os formandos valorizam e reconhecem o interesse que o formador expressa pelas suas dificuldades.This report has as its central theme Training and Quality, however the complexity and the extent of these two concepts demand an analysis that takes care of their relationship taking into account various dimensions. Throughout this paper approaches the "Quality Emergency Paradigm and Accounting Education", supported by Licinio Lima and Almerindo Afonso Janela, realizing the existence of a program of education for results from a purely quantifiable assessment, without take into account the various external factors that can intervene in the educational process, such as the different contexts of origin of students. Then, based on various perspectives, issues are addressed related to the instability in the education sector and the discontinuity in educational policies as well as the promotion of a more technical training over popular education and basis eduction. Then, supported by some scientific studies analyzing the relationship between training within the organization and the organizational culture as well as the need to be a training more technical and specialized in conjunction with a formation that promotes human and social development. At last point we discuss what quality education is and what dimensions it brings. In the empirical research done using the case study method, as it aims to study a specific phenomenon of internship institution, in other words, the impact that teaching methodologies trainers can have on trainees knowledge and how the trainers seek to adapt their teaching methods, taking into account different target population. The chosen data collection technique was the survey, which accounted 52 trainees and 50 trainers. As a result of the study, one of the aspects to note was the concern shown by the trainers adjust their training to the specific characteristics of each trainee and interest in boosting the training sessions, so that students feel more integrated and exchange experiences and idea itself. In turn the students value and recognize the interest that the trainer expressed by their difficulties.Torres, Leonor LimaUniversidade do MinhoBarros, Carla Sofia da Fonte20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44280por201338912info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:05:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:05Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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