A Atividade de Acompanhamento da Ação Educativa da Inspeção: Propósito Controlador ou Emancipatório?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria João de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Joana, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9714
Resumo: Este trabalho de pesquisa incide sobre a ação da inspeção da educação ao nível dos Programas de Acompanhamento, em particular sobre a atividade de Acompanhamento da Ação Educativa (AAE), que é apresentada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) como um instrumento que visa o aperfeiçoamento da qualidade do serviço prestado pelas escolas. A dicotomia que se estabelece entre controlo e emancipação, quando em causa está a atuação da inspeção junto das escolas, foi decisiva para definirmos como objetivo conhecer as representações de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e dos inspetores a respeito dos fundamentos e metodologias da inspeção no desenvolvimento da atividade AAE. A opção metodológica, de natureza qualitativa, recaiu sobre um estudo de caso, utilizado o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos de recolha de dados. A totalidade dos 21 participantes na investigação divide-se por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, com cargos e sem cargos (19), e inspetores (4). Os resultados da investigação evidenciam o grau de concordância e discordância em relação ao papel da inspeção, mais concretamente em relação à importância e eficiência do AAE. A tensão entre controlo e emancipação emerge nas representações dos sujeitos que acaba por evidenciar uma diferenciada apreensão da mais-valia do AAE.
id RCAP_de3d1737356f436abc53c49f2237a562
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9714
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Atividade de Acompanhamento da Ação Educativa da Inspeção: Propósito Controlador ou Emancipatório?EDUCAÇÃOAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃOPOLÍTICA EDUCATIVAEMANCIPAÇÃOEDUCATIONEDUCATIONAL ASSESSMENTEDUCATIONAL POLICYEMANCIPATIONEste trabalho de pesquisa incide sobre a ação da inspeção da educação ao nível dos Programas de Acompanhamento, em particular sobre a atividade de Acompanhamento da Ação Educativa (AAE), que é apresentada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) como um instrumento que visa o aperfeiçoamento da qualidade do serviço prestado pelas escolas. A dicotomia que se estabelece entre controlo e emancipação, quando em causa está a atuação da inspeção junto das escolas, foi decisiva para definirmos como objetivo conhecer as representações de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e dos inspetores a respeito dos fundamentos e metodologias da inspeção no desenvolvimento da atividade AAE. A opção metodológica, de natureza qualitativa, recaiu sobre um estudo de caso, utilizado o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos de recolha de dados. A totalidade dos 21 participantes na investigação divide-se por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, com cargos e sem cargos (19), e inspetores (4). Os resultados da investigação evidenciam o grau de concordância e discordância em relação ao papel da inspeção, mais concretamente em relação à importância e eficiência do AAE. A tensão entre controlo e emancipação emerge nas representações dos sujeitos que acaba por evidenciar uma diferenciada apreensão da mais-valia do AAE.This research focuses on the action of the General Inspection of Education and Science school inspection, in particular the activity of Monitoring of Educational Action (MEA), which is presented as an instrument to improve the quality of service provided by schools. The aim was to know the representations of Primary School teachers and of school inspectors regarding the fundaments and methodologies of the inspection in the development of the MEA activity. This aim is justified by the dichotomy between control and emancipation, that arises when considering the action of school inspection in schools.The methodological option, in its qualitative nature, fell on a case study, using a survey questionnaire and semi-structured interviews as instruments for data collection. The total of 21 participants in the research is divided between primary school teachers - with and without middle management positions (19) - and school inspectors (4). Results show the participants’ level of agreement and/or disagreement regarding the role of the inspection, more specifically regarding the importance and efficiency of the MEA. The tension between control and emancipation emerges in the participants’ representations, evidencing a different degree of apprehension in relation to the added value of the MEA.Ce travail de recherche se concentre sur l’action de l’inspection de l’éducation au niveau des Programmes d’Accompagnement, en particulier sur l’activité d’Accompagnement de l’Action Educative (AAE), qui est présentée par l’Inspection Générale de l’Éducation et Science (IGES) comme un instrument qui vise l’amélioration de la qualité du service accompli par les écoles. La dichotomie que s’établie entre contrôle et émancipation quand il s’agit de l’actuation de l’Inspection dans les écoles, fut décisive pour que nous définissions comme objectif connaître les représentations des instituteurs et de les inspecteurs à propos des fondements et méthodologies de l’Inspection dans le développement de l’activité AAE. L’option méthodologique, de nature qualitative, a été une étude de cas, on a utilisé le questionnaire et l’entretien semi-structuré comme instruments de collecte de données. La totalité des 21 participants dans la recherche est constituée par instituteurs, avec des tâches et sans tâches (19), et inspecteurs (4).Lés résultats de l’investigation prouvent le degré d’accord et désaccord concernant le rôle de l’Inspection, plus concrètement en rapport à l’importance et l’efficacité du AAE. La tension entre contrôle et émancipation émerge dans les représentations des sujets qui met en évidence une appréhension différenciée de l’atout du AAE.Este trabajo de investigación se centra en la acción de la inspección de la educación en el contexto particular de los Programas de Acompañamiento, en particular sobre la actividad de Acompañamiento de la Acción Educativa (AAE), que es presentada por la Inspección General de Educación y Ciencia (IGEC) como un instrumento que se refiere al perfeccionamiento de la calidad del servicio prestado por las escuelas. La dicotomía que se establece entre control y emancipación, cuando se trata de una aplicación de la inspección junto a las escuelas, fue decisiva para definir como objetivo conocer las representaciones de maestros de educación primaria y de inspectores de educación acerca de los fundamentos y metodologías de la inspección en el desarrollo de la actividad AAE. La opción metodológica, de naturaleza cualitativa, recayó sobre un estudio de caso, utilizando el cuestionario y la entrevista semiestructurada como instrumentos de recogida de datos. La totalidad de los 21 participantes en la investigación se divide en maestros de educación primaria con o sin cargos (19) e inspectores de educación (4).Los resultados de la investigación evidencian el grado de concordancia y discordancia en relación al papel de la inspección, más concretamente en relación a la importancia y eficiencia del AAE. La tensión entre control y emancipación surge en las representaciones de los sujetos que acaba por evidenciar un grado de aprendizaje diferente en relación al valor añadido del AAE.Edições Universitárias Lusófonas2019-07-30T14:42:22Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9714por1646-401XCarvalho, Maria João deJoana, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-23T01:33:37Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:01.270548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Atividade de Acompanhamento da Ação Educativa da Inspeção: Propósito Controlador ou Emancipatório?
title A Atividade de Acompanhamento da Ação Educativa da Inspeção: Propósito Controlador ou Emancipatório?
spellingShingle A Atividade de Acompanhamento da Ação Educativa da Inspeção: Propósito Controlador ou Emancipatório?
Carvalho, Maria João de
EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCATIVA
EMANCIPAÇÃO
EDUCATION
EDUCATIONAL ASSESSMENT
EDUCATIONAL POLICY
EMANCIPATION
title_short A Atividade de Acompanhamento da Ação Educativa da Inspeção: Propósito Controlador ou Emancipatório?
title_full A Atividade de Acompanhamento da Ação Educativa da Inspeção: Propósito Controlador ou Emancipatório?
title_fullStr A Atividade de Acompanhamento da Ação Educativa da Inspeção: Propósito Controlador ou Emancipatório?
title_full_unstemmed A Atividade de Acompanhamento da Ação Educativa da Inspeção: Propósito Controlador ou Emancipatório?
title_sort A Atividade de Acompanhamento da Ação Educativa da Inspeção: Propósito Controlador ou Emancipatório?
author Carvalho, Maria João de
author_facet Carvalho, Maria João de
Joana, Luciana
author_role author
author2 Joana, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria João de
Joana, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCATIVA
EMANCIPAÇÃO
EDUCATION
EDUCATIONAL ASSESSMENT
EDUCATIONAL POLICY
EMANCIPATION
topic EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCATIVA
EMANCIPAÇÃO
EDUCATION
EDUCATIONAL ASSESSMENT
EDUCATIONAL POLICY
EMANCIPATION
description Este trabalho de pesquisa incide sobre a ação da inspeção da educação ao nível dos Programas de Acompanhamento, em particular sobre a atividade de Acompanhamento da Ação Educativa (AAE), que é apresentada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) como um instrumento que visa o aperfeiçoamento da qualidade do serviço prestado pelas escolas. A dicotomia que se estabelece entre controlo e emancipação, quando em causa está a atuação da inspeção junto das escolas, foi decisiva para definirmos como objetivo conhecer as representações de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e dos inspetores a respeito dos fundamentos e metodologias da inspeção no desenvolvimento da atividade AAE. A opção metodológica, de natureza qualitativa, recaiu sobre um estudo de caso, utilizado o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos de recolha de dados. A totalidade dos 21 participantes na investigação divide-se por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, com cargos e sem cargos (19), e inspetores (4). Os resultados da investigação evidenciam o grau de concordância e discordância em relação ao papel da inspeção, mais concretamente em relação à importância e eficiência do AAE. A tensão entre controlo e emancipação emerge nas representações dos sujeitos que acaba por evidenciar uma diferenciada apreensão da mais-valia do AAE.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30T14:42:22Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9714
url http://hdl.handle.net/10437/9714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137759806357504