Aprender ortografia: O caso das sílabas complexas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.438 |
Resumo: | Este artigo pretende avaliar o efeito de dois programas de treino ortográfico centrados sobre a aprendizagem de sílabas complexas. Os participantes foram 69 crianças do 2.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem em ortografia, os quais foram divididos em três grupos equivalentes em termos de inteligência e desempenho ortográfico. No pré e pós-teste foi ditada uma lista de 40 palavras que incluíam sílabas complexas CVC e CCV. O Grupo Experimental 1 foi submetido a uma intervenção que incluía as seguintes tarefas: treino de segmentação fonémica; preenchimento de lacunas em palavras de um texto e produção textual baseado em imagens onde a escrita da história forçava à mobilização de palavras com sílabas complexas. O Grupo Experimental 2 foi submetido a uma intervenção que incluía o ensino das correspondências grafo-fonéticas e a cópia de palavras com sílabas complexas. O Grupo de Controlo realizou desenhos. Os nossos resultados demonstraram que as crianças do Grupo Experimental 1 evoluíram significativamente mais no desempenho ortográfico do que as crianças do Grupo Experimental 2 e Grupo de Controlo. Não foram encontradas diferenças no desempenho ortográfico no pós-teste entre as crianças do Grupo Experimental 2 e do Grupo de Controlo. |
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Aprender ortografia: O caso das sílabas complexasOrtografia; consciência fonémica; dificuldades de aprendizagemEste artigo pretende avaliar o efeito de dois programas de treino ortográfico centrados sobre a aprendizagem de sílabas complexas. Os participantes foram 69 crianças do 2.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem em ortografia, os quais foram divididos em três grupos equivalentes em termos de inteligência e desempenho ortográfico. No pré e pós-teste foi ditada uma lista de 40 palavras que incluíam sílabas complexas CVC e CCV. O Grupo Experimental 1 foi submetido a uma intervenção que incluía as seguintes tarefas: treino de segmentação fonémica; preenchimento de lacunas em palavras de um texto e produção textual baseado em imagens onde a escrita da história forçava à mobilização de palavras com sílabas complexas. O Grupo Experimental 2 foi submetido a uma intervenção que incluía o ensino das correspondências grafo-fonéticas e a cópia de palavras com sílabas complexas. O Grupo de Controlo realizou desenhos. Os nossos resultados demonstraram que as crianças do Grupo Experimental 1 evoluíram significativamente mais no desempenho ortográfico do que as crianças do Grupo Experimental 2 e Grupo de Controlo. Não foram encontradas diferenças no desempenho ortográfico no pós-teste entre as crianças do Grupo Experimental 2 e do Grupo de Controlo.ISPA - Instituto Universitário2012-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.438https://doi.org/10.14417/ap.438Análise Psicológica; Vol 25, No 2 (2007); 171-182Análise Psicológica; Vol 25, No 2 (2007); 171-1821646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/438http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/438/pdfSilva, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:21:25Zoai:ojs.localhost:article/438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:34.582258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este artigo pretende avaliar o efeito de dois programas de treino ortográfico centrados sobre a aprendizagem de sílabas complexas. Os participantes foram 69 crianças do 2.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem em ortografia, os quais foram divididos em três grupos equivalentes em termos de inteligência e desempenho ortográfico. No pré e pós-teste foi ditada uma lista de 40 palavras que incluíam sílabas complexas CVC e CCV. O Grupo Experimental 1 foi submetido a uma intervenção que incluía as seguintes tarefas: treino de segmentação fonémica; preenchimento de lacunas em palavras de um texto e produção textual baseado em imagens onde a escrita da história forçava à mobilização de palavras com sílabas complexas. O Grupo Experimental 2 foi submetido a uma intervenção que incluía o ensino das correspondências grafo-fonéticas e a cópia de palavras com sílabas complexas. O Grupo de Controlo realizou desenhos. Os nossos resultados demonstraram que as crianças do Grupo Experimental 1 evoluíram significativamente mais no desempenho ortográfico do que as crianças do Grupo Experimental 2 e Grupo de Controlo. Não foram encontradas diferenças no desempenho ortográfico no pós-teste entre as crianças do Grupo Experimental 2 e do Grupo de Controlo. |
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