Iniciativa de Crescimento Pessoal e Satisfação com a Vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Malaia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11015
Resumo: Este estudo insere-se no projeto “Violência 360º- Projeto V360°- Violência interpessoal, voluntariado e bem-estar psicológico em jovens” e pretende estudar a iniciativa de crescimento pessoal e a satisfação com a vida numa amostra de estudantes portugueses e espanhóis. A iniciativa de crescimento pessoal pressupõe que os indivíduos possam ter um papel ativo na mudança para que sejam capazes de atingir os seus objetivos. Por sua vez, a satisfação com a vida é um constructo totalmente subjetivo uma vez que depende da avaliação pessoal que cada sujeito faz acerca da sua vida, tendo em conta vários aspetos como as suas condições de vida, as crenças que segue, entre outras. Para a recolha dos dados foi partilhado via online um protocolo com os instrumentos utilizados, nomeadamente a Escala de Iniciativa de Crescimento Pessoal II (Robitschek et al., 2012), a Escala de Satisfação com a Vida (Diener et al., 1985) e um questionário sociodemográfico. Neste estudo foi possível contar com um grupo de 465 participantes. Os resultados obtidos apontam para a existência de diferenças entre os estudantes portugueses e os estudantes espanhóis nos níveis de iniciativa de crescimento pessoal, sendo demonstrado que os estudantes portugueses revelam um maior índice de iniciativa de crescimento pessoal. Também ao nível de diferenças entre os estudantes do sexo masculino e do sexo feminino nos níveis de iniciativa de crescimento pessoal não foram encontradas diferenças significativas, no entanto, os estudantes do sexo masculino revelam uma média mais alta. O estatuto socioeconómico também não demonstra diferenças no nível de iniciativa de crescimento pessoal nem no nível de satisfação com a vida. Relativamente à idade não se observaram diferenças na iniciativa de crescimento pessoal, no entanto os estudantes mais velhos revelaram uma pontuação mais alta. Paralelamente pretendeu-se analisar a relação entre a satisfação com a vida e a iniciativa de crescimento pessoal na qual se identificou uma correlação positiva, que permite observar que, quanto mais elevado for o nível de satisfação com a vida maior será o nível de iniciativa de crescimento pessoal.
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Para a recolha dos dados foi partilhado via online um protocolo com os instrumentos utilizados, nomeadamente a Escala de Iniciativa de Crescimento Pessoal II (Robitschek et al., 2012), a Escala de Satisfação com a Vida (Diener et al., 1985) e um questionário sociodemográfico. Neste estudo foi possível contar com um grupo de 465 participantes. Os resultados obtidos apontam para a existência de diferenças entre os estudantes portugueses e os estudantes espanhóis nos níveis de iniciativa de crescimento pessoal, sendo demonstrado que os estudantes portugueses revelam um maior índice de iniciativa de crescimento pessoal. Também ao nível de diferenças entre os estudantes do sexo masculino e do sexo feminino nos níveis de iniciativa de crescimento pessoal não foram encontradas diferenças significativas, no entanto, os estudantes do sexo masculino revelam uma média mais alta. O estatuto socioeconómico também não demonstra diferenças no nível de iniciativa de crescimento pessoal nem no nível de satisfação com a vida. Relativamente à idade não se observaram diferenças na iniciativa de crescimento pessoal, no entanto os estudantes mais velhos revelaram uma pontuação mais alta. Paralelamente pretendeu-se analisar a relação entre a satisfação com a vida e a iniciativa de crescimento pessoal na qual se identificou uma correlação positiva, que permite observar que, quanto mais elevado for o nível de satisfação com a vida maior será o nível de iniciativa de crescimento pessoal.This study refers to the project “Violence 360º - Project V360 ° - Interpersonal violence, volunteering and psychological well-being in young people” and aims to study the initiative of personal growth and satisfaction with life in a sample of Portuguese and Spanish students. The personal growth initiative assumes that individuals may have an active role in change so that they are able to achieve their goals. On the other hand, satisfaction with life is a totally subjective construct since it depends on the personal assessment that each subject makes about their life, taking into account various aspects such as their living conditions, the beliefs they follow, among others. For data collection, a protocol was shared online with the instruments used, namely the Personal Growth Initiative Scale II (Robitschek et al., 2012), the Life Satisfaction Scale (Diener et al., 1985) and a sociodemographic questionnaire. In this study it was possible to count on a group of 465 participants. The results obtained point to the existence of differences between Portuguese students and Spanish students in the levels of personal growth initiative. showing that Portuguese students show a higher rate of personal growth initiative. Also, in terms of differences between male and female students in the levels of personal growth initiative, no significant differences were found, however, male students show a higher average. The socioeconomic status also does not show differences in the level of personal growth initiative or in the level of satisfaction with life. Regarding age, there were no differences in the personal growth initiative, however older students showed a higher score. In parallel, it was intended to analyze the relationship between satisfaction with life and the personal growth initiative where a positive correlation was identified in which the higher the level of satisfaction with life, the higher the level of personal growth initiative.Loureiro, Manuel Joaquim da SilvauBibliorumMarques, Ana Malaia2021-01-18T14:19:43Z2020-07-162020-07-012020-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11015TID:202577899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:53.271089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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