Alfabetização e escola em Portugal no século XX: Censos Nacionais e estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, António
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Simões, Eduarda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5867
Resumo: O objectivo deste artigo é o de contribuir para a compreensão da forma como durante este século, se construíram em Portugal os processos de alfabetização e de escolarização. Na primeira parte, comparamos as taxas de alfabetização e de escolarização portuguesas com as mesmas taxas referentes a outras sociedades europeias e de seguida analisamos e discutimos os resultados forecidos pelos Censos Populacionais compreendidos entre os anos de 1900 e 1960, concluindo que até A primeira metade deste século os portugueses acederam ao mundo das letras de uma forma autónoma e informal, negligenciando em parte as formas de escolarização estandardizadas. Na segunda parte deste artigo, introduzimos um estudo de caso referente a uma freguesia rural de Ferreira do Zêzere, analisando os percursos de alfabetização e de escolarização em três gerações nascidas entre 1888 e 1969, e relacionando tais percursos com o género, estatuto social e formas de mobilidade social. Procurámos também fixar e comparar as imagens sociais relativas A escola e A sua relação com o trabalho, tempos livres e rotinas do quotidiano em duas gerações («avós» e «netos»), tentando demonstrar que questões relativas A evolução dos processos de alfabetização e de escolarização têm que necessariamente ser relacionadas com transformações sociais e económicas mais gerais e complexas.
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