Alfabetização e escola em Portugal no século XX: Censos Nacionais e estudos de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5867 |
Resumo: | O objectivo deste artigo é o de contribuir para a compreensão da forma como durante este século, se construíram em Portugal os processos de alfabetização e de escolarização. Na primeira parte, comparamos as taxas de alfabetização e de escolarização portuguesas com as mesmas taxas referentes a outras sociedades europeias e de seguida analisamos e discutimos os resultados forecidos pelos Censos Populacionais compreendidos entre os anos de 1900 e 1960, concluindo que até A primeira metade deste século os portugueses acederam ao mundo das letras de uma forma autónoma e informal, negligenciando em parte as formas de escolarização estandardizadas. Na segunda parte deste artigo, introduzimos um estudo de caso referente a uma freguesia rural de Ferreira do Zêzere, analisando os percursos de alfabetização e de escolarização em três gerações nascidas entre 1888 e 1969, e relacionando tais percursos com o género, estatuto social e formas de mobilidade social. Procurámos também fixar e comparar as imagens sociais relativas A escola e A sua relação com o trabalho, tempos livres e rotinas do quotidiano em duas gerações («avós» e «netos»), tentando demonstrar que questões relativas A evolução dos processos de alfabetização e de escolarização têm que necessariamente ser relacionadas com transformações sociais e económicas mais gerais e complexas. |
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Alfabetização e escola em Portugal no século XX: Censos Nacionais e estudos de casoHistória da educaçãoEscolarizaçãoAlfabetizaçãoHistory of educationLiteracySchoolingO objectivo deste artigo é o de contribuir para a compreensão da forma como durante este século, se construíram em Portugal os processos de alfabetização e de escolarização. Na primeira parte, comparamos as taxas de alfabetização e de escolarização portuguesas com as mesmas taxas referentes a outras sociedades europeias e de seguida analisamos e discutimos os resultados forecidos pelos Censos Populacionais compreendidos entre os anos de 1900 e 1960, concluindo que até A primeira metade deste século os portugueses acederam ao mundo das letras de uma forma autónoma e informal, negligenciando em parte as formas de escolarização estandardizadas. Na segunda parte deste artigo, introduzimos um estudo de caso referente a uma freguesia rural de Ferreira do Zêzere, analisando os percursos de alfabetização e de escolarização em três gerações nascidas entre 1888 e 1969, e relacionando tais percursos com o género, estatuto social e formas de mobilidade social. Procurámos também fixar e comparar as imagens sociais relativas A escola e A sua relação com o trabalho, tempos livres e rotinas do quotidiano em duas gerações («avós» e «netos»), tentando demonstrar que questões relativas A evolução dos processos de alfabetização e de escolarização têm que necessariamente ser relacionadas com transformações sociais e económicas mais gerais e complexas.The purpose of this paper is to understand and analyse the ways literacy and schooling were implemented in the Portuguese society during the twentieth century. In the first part of it. we compared the Portuguese literacy and schooling rates whit other European countries and societies, and then analysed and discussed the data given by the Portuguese population Census from 1900 to 1960, concluding that until the fourth decade of this Century an important part of Portuguese people became literate autonomously, i.e. not using compulsory school in a standard way. In the second part of this paper we studied population samples of three generations of a rural village of Portugal, the freguesia do Beco in Ferreira do Zêzere, that were bom between 1888 and 1969, reconstructing the evolution of their literacy and schooling levels and relating it with professional mobility, gender and social status. We also tried to establish the social images of literacy, school and their relationship with child's work, leisure and daily routines in two generations (grand parents and grand sons) and analyse the changes that occurred in this period of time, showing that the process of schooling and literacy has to be understood under a broader social and historic perspective in which literacy rates and their evolution are only one of the aspects to be considered.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPACandeias, AntónioSimões, Eduarda2017-10-21T14:46:22Z1999-01-01T00:00:00Z1999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5867porAnálise Psicológica, 1(17), 163-194.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:35Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:42.454726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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