Interação Timbrística em Música Ubíqua: A Ecologia de Metáforas da Esfera Sonora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i5.3744 |
Resumo: | Discutimos abordagens recentes de suporte assíncrono para atividades musicais online para vários perfis de participantes, incluindo os iniciantes. O timbre é um tópico emergente da pesquisa em música ubíqua que apresenta desafios conceituais e metodológicos para a interação musical orientada a leigos. Por um lado, o timbre envolve processos perceptuais complexos que não estão contemplados nas estratégias de mapeamentos diretos ou arbitrários de parâmetros sonoros. Por outro lado, o uso de termos abstratos também pode impossibilitar o acesso aos interessados que não dominam o arcabouço conceitual musical. Desenvolvemos uma abordagem em dois níveis desde um enfoque ecológico para a ação criativa para viabilizar o suporte para interação timbrística por parte de usuários causais. Realizamos um estudo exploratório dentro do contexto das atividades curriculares de um curso introdutório em tecnologia musical. Discutimos os resultados e as implicações do uso da ecologia de metáforas vinculadas ao conceito da Esfera Sonora para o desenvolvimento do suporte à criatividade musical cotidiana. (Timbre is among the topics of ubiquitous music research featuring some of the most difficult conceptual and methodological challenges, especially when targeting lay-oriented interaction. Timbre parametrization cannot be handled by simplistic or arbitrary mapping strategies. Also, semantic abstractions may not be amenable to untrained stakeholders. To deal with casual usage of complex parametric configurations, we developed a two-tier approach to an ecology of metaphors for creative action. An exploratory study of usage of the Sound Sphere Metaphor - by undergraduate music students with no previous training on audio tools - yielded successful creative outcomes but also pointed to room for improvement in the experimental procedures.) |
id |
RCAP_de62c494fe69705bc5e6211476c43413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/3744 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interação Timbrística em Música Ubíqua: A Ecologia de Metáforas da Esfera SonoraDiscutimos abordagens recentes de suporte assíncrono para atividades musicais online para vários perfis de participantes, incluindo os iniciantes. O timbre é um tópico emergente da pesquisa em música ubíqua que apresenta desafios conceituais e metodológicos para a interação musical orientada a leigos. Por um lado, o timbre envolve processos perceptuais complexos que não estão contemplados nas estratégias de mapeamentos diretos ou arbitrários de parâmetros sonoros. Por outro lado, o uso de termos abstratos também pode impossibilitar o acesso aos interessados que não dominam o arcabouço conceitual musical. Desenvolvemos uma abordagem em dois níveis desde um enfoque ecológico para a ação criativa para viabilizar o suporte para interação timbrística por parte de usuários causais. Realizamos um estudo exploratório dentro do contexto das atividades curriculares de um curso introdutório em tecnologia musical. Discutimos os resultados e as implicações do uso da ecologia de metáforas vinculadas ao conceito da Esfera Sonora para o desenvolvimento do suporte à criatividade musical cotidiana. (Timbre is among the topics of ubiquitous music research featuring some of the most difficult conceptual and methodological challenges, especially when targeting lay-oriented interaction. Timbre parametrization cannot be handled by simplistic or arbitrary mapping strategies. Also, semantic abstractions may not be amenable to untrained stakeholders. To deal with casual usage of complex parametric configurations, we developed a two-tier approach to an ecology of metaphors for creative action. An exploratory study of usage of the Sound Sphere Metaphor - by undergraduate music students with no previous training on audio tools - yielded successful creative outcomes but also pointed to room for improvement in the experimental procedures.)DigiMedia | University of Aveiro2020-05-12T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/jdmi.v3i5.3744oai:proa.ua.pt:article/3744Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 5 (2020): Special Issue on Ubiquitous Music; 38-59Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 5 (2020): Special Issue on Ubiquitous Music; 38-592184-3120reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/3744https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i5.3744https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/3744/11225Copyright (c) 2020 Jéssica Brendah Freitas Da Silva, Damián Keller, Willian Ramon Barbosa Bessa, David Ferreira da Costa, Flávio Miranda de Fariashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jéssica Brendah Freitas DaKeller, DamiánBarbosa Bessa, Willian RamonFerreira da Costa, DavidMiranda de Farias, Flávio2022-09-08T22:15:35Zoai:proa.ua.pt:article/3744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:27:07.882360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação Timbrística em Música Ubíqua: A Ecologia de Metáforas da Esfera Sonora |
title |
Interação Timbrística em Música Ubíqua: A Ecologia de Metáforas da Esfera Sonora |
spellingShingle |
Interação Timbrística em Música Ubíqua: A Ecologia de Metáforas da Esfera Sonora Silva, Jéssica Brendah Freitas Da |
title_short |
Interação Timbrística em Música Ubíqua: A Ecologia de Metáforas da Esfera Sonora |
title_full |
Interação Timbrística em Música Ubíqua: A Ecologia de Metáforas da Esfera Sonora |
title_fullStr |
Interação Timbrística em Música Ubíqua: A Ecologia de Metáforas da Esfera Sonora |
title_full_unstemmed |
Interação Timbrística em Música Ubíqua: A Ecologia de Metáforas da Esfera Sonora |
title_sort |
Interação Timbrística em Música Ubíqua: A Ecologia de Metáforas da Esfera Sonora |
author |
Silva, Jéssica Brendah Freitas Da |
author_facet |
Silva, Jéssica Brendah Freitas Da Keller, Damián Barbosa Bessa, Willian Ramon Ferreira da Costa, David Miranda de Farias, Flávio |
author_role |
author |
author2 |
Keller, Damián Barbosa Bessa, Willian Ramon Ferreira da Costa, David Miranda de Farias, Flávio |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jéssica Brendah Freitas Da Keller, Damián Barbosa Bessa, Willian Ramon Ferreira da Costa, David Miranda de Farias, Flávio |
description |
Discutimos abordagens recentes de suporte assíncrono para atividades musicais online para vários perfis de participantes, incluindo os iniciantes. O timbre é um tópico emergente da pesquisa em música ubíqua que apresenta desafios conceituais e metodológicos para a interação musical orientada a leigos. Por um lado, o timbre envolve processos perceptuais complexos que não estão contemplados nas estratégias de mapeamentos diretos ou arbitrários de parâmetros sonoros. Por outro lado, o uso de termos abstratos também pode impossibilitar o acesso aos interessados que não dominam o arcabouço conceitual musical. Desenvolvemos uma abordagem em dois níveis desde um enfoque ecológico para a ação criativa para viabilizar o suporte para interação timbrística por parte de usuários causais. Realizamos um estudo exploratório dentro do contexto das atividades curriculares de um curso introdutório em tecnologia musical. Discutimos os resultados e as implicações do uso da ecologia de metáforas vinculadas ao conceito da Esfera Sonora para o desenvolvimento do suporte à criatividade musical cotidiana. (Timbre is among the topics of ubiquitous music research featuring some of the most difficult conceptual and methodological challenges, especially when targeting lay-oriented interaction. Timbre parametrization cannot be handled by simplistic or arbitrary mapping strategies. Also, semantic abstractions may not be amenable to untrained stakeholders. To deal with casual usage of complex parametric configurations, we developed a two-tier approach to an ecology of metaphors for creative action. An exploratory study of usage of the Sound Sphere Metaphor - by undergraduate music students with no previous training on audio tools - yielded successful creative outcomes but also pointed to room for improvement in the experimental procedures.) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i5.3744 oai:proa.ua.pt:article/3744 |
url |
https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i5.3744 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/3744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/3744 https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i5.3744 https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/3744/11225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DigiMedia | University of Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
DigiMedia | University of Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 5 (2020): Special Issue on Ubiquitous Music; 38-59 Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 5 (2020): Special Issue on Ubiquitous Music; 38-59 2184-3120 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130137039470592 |