Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/15760 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é comparar a construção das imagens poéticas de Fiama Hasse Pais Brandão em Área Branca (1978) com a construção das imagens no cinema moderno através da montagem cinematográfica. Com esse intuito, a definição de imagem-tempo de Gilles Deleuze e a teoria da montagem de Sergei Eisenstein são analisadas e relacionadas com o uso de metáforas, comparações, cesuras e enjambements na criação de imagens poéticas. Este estudo procura reforçar a relação entre o cinema e a poesia e a forma como percebemos e concebemos as imagens em artes diferentes. |
id |
RCAP_de968dad51448467a5bc87010fae5358 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15760 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais BrandãoApproximations between the cinematographic image and the poetic image :construction and montage: the case of Fiama Hasse Pais Brandão’s “Área Branca”Brandão, Fiama Hasse Pais, 1938-2007MontagemPoesiaMetáforasComparaçãoEnjambementTime-ImageMontageFiama Hasse Pais Brandão PoetryMetaphorSimileODS::04:Educação de QualidadeO objetivo deste estudo é comparar a construção das imagens poéticas de Fiama Hasse Pais Brandão em Área Branca (1978) com a construção das imagens no cinema moderno através da montagem cinematográfica. Com esse intuito, a definição de imagem-tempo de Gilles Deleuze e a teoria da montagem de Sergei Eisenstein são analisadas e relacionadas com o uso de metáforas, comparações, cesuras e enjambements na criação de imagens poéticas. Este estudo procura reforçar a relação entre o cinema e a poesia e a forma como percebemos e concebemos as imagens em artes diferentes.The purpose of this study is to compare the construction of the poetic images of Fiama Hasse Pais Brandão in Área Branca (1978) with the construction of images in modern cinema through montage. To do so, the Gilles Deleuze’s definition of time-image and the Sergei Eisenstein’s theory of montage are examined and related in terms of the use of metaphors, similes, caesuras and enjambements in the making of poetic images. This study seeks to reinforce the relation between cinema and poetry and the way we perceive and conceive images in different arts.Bello, Maria do Rosário LupiRepositório AbertoAlmeida, Cátia da Palma2023-12-152024-02-162026-12-15T00:00:00Z2023-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15760TID:203547942porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T01:49:04Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:45.671796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão Approximations between the cinematographic image and the poetic image :construction and montage: the case of Fiama Hasse Pais Brandão’s “Área Branca” |
title |
Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão |
spellingShingle |
Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão Almeida, Cátia da Palma Brandão, Fiama Hasse Pais, 1938-2007 Montagem Poesia Metáforas Comparação Enjambement Time-Image Montage Fiama Hasse Pais Brandão Poetry Metaphor Simile ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão |
title_full |
Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão |
title_fullStr |
Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão |
title_full_unstemmed |
Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão |
title_sort |
Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão |
author |
Almeida, Cátia da Palma |
author_facet |
Almeida, Cátia da Palma |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bello, Maria do Rosário Lupi Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Cátia da Palma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brandão, Fiama Hasse Pais, 1938-2007 Montagem Poesia Metáforas Comparação Enjambement Time-Image Montage Fiama Hasse Pais Brandão Poetry Metaphor Simile ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Brandão, Fiama Hasse Pais, 1938-2007 Montagem Poesia Metáforas Comparação Enjambement Time-Image Montage Fiama Hasse Pais Brandão Poetry Metaphor Simile ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
O objetivo deste estudo é comparar a construção das imagens poéticas de Fiama Hasse Pais Brandão em Área Branca (1978) com a construção das imagens no cinema moderno através da montagem cinematográfica. Com esse intuito, a definição de imagem-tempo de Gilles Deleuze e a teoria da montagem de Sergei Eisenstein são analisadas e relacionadas com o uso de metáforas, comparações, cesuras e enjambements na criação de imagens poéticas. Este estudo procura reforçar a relação entre o cinema e a poesia e a forma como percebemos e concebemos as imagens em artes diferentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 2023-12-15T00:00:00Z 2024-02-16 2026-12-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/15760 TID:203547942 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/15760 |
identifier_str_mv |
TID:203547942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137438381113344 |