Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Cátia da Palma
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15760
Resumo: O objetivo deste estudo é comparar a construção das imagens poéticas de Fiama Hasse Pais Brandão em Área Branca (1978) com a construção das imagens no cinema moderno através da montagem cinematográfica. Com esse intuito, a definição de imagem-tempo de Gilles Deleuze e a teoria da montagem de Sergei Eisenstein são analisadas e relacionadas com o uso de metáforas, comparações, cesuras e enjambements na criação de imagens poéticas. Este estudo procura reforçar a relação entre o cinema e a poesia e a forma como percebemos e concebemos as imagens em artes diferentes.
id RCAP_de968dad51448467a5bc87010fae5358
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15760
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais BrandãoApproximations between the cinematographic image and the poetic image :construction and montage: the case of Fiama Hasse Pais Brandão’s “Área Branca”Brandão, Fiama Hasse Pais, 1938-2007MontagemPoesiaMetáforasComparaçãoEnjambementTime-ImageMontageFiama Hasse Pais Brandão PoetryMetaphorSimileODS::04:Educação de QualidadeO objetivo deste estudo é comparar a construção das imagens poéticas de Fiama Hasse Pais Brandão em Área Branca (1978) com a construção das imagens no cinema moderno através da montagem cinematográfica. Com esse intuito, a definição de imagem-tempo de Gilles Deleuze e a teoria da montagem de Sergei Eisenstein são analisadas e relacionadas com o uso de metáforas, comparações, cesuras e enjambements na criação de imagens poéticas. Este estudo procura reforçar a relação entre o cinema e a poesia e a forma como percebemos e concebemos as imagens em artes diferentes.The purpose of this study is to compare the construction of the poetic images of Fiama Hasse Pais Brandão in Área Branca (1978) with the construction of images in modern cinema through montage. To do so, the Gilles Deleuze’s definition of time-image and the Sergei Eisenstein’s theory of montage are examined and related in terms of the use of metaphors, similes, caesuras and enjambements in the making of poetic images. This study seeks to reinforce the relation between cinema and poetry and the way we perceive and conceive images in different arts.Bello, Maria do Rosário LupiRepositório AbertoAlmeida, Cátia da Palma2023-12-152024-02-162026-12-15T00:00:00Z2023-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15760TID:203547942porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T01:49:04Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:45.671796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão
Approximations between the cinematographic image and the poetic image :construction and montage: the case of Fiama Hasse Pais Brandão’s “Área Branca”
title Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão
spellingShingle Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão
Almeida, Cátia da Palma
Brandão, Fiama Hasse Pais, 1938-2007
Montagem
Poesia
Metáforas
Comparação
Enjambement
Time-Image
Montage
Fiama Hasse Pais Brandão Poetry
Metaphor
Simile
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão
title_full Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão
title_fullStr Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão
title_full_unstemmed Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão
title_sort Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão
author Almeida, Cátia da Palma
author_facet Almeida, Cátia da Palma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bello, Maria do Rosário Lupi
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Cátia da Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Brandão, Fiama Hasse Pais, 1938-2007
Montagem
Poesia
Metáforas
Comparação
Enjambement
Time-Image
Montage
Fiama Hasse Pais Brandão Poetry
Metaphor
Simile
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Brandão, Fiama Hasse Pais, 1938-2007
Montagem
Poesia
Metáforas
Comparação
Enjambement
Time-Image
Montage
Fiama Hasse Pais Brandão Poetry
Metaphor
Simile
ODS::04:Educação de Qualidade
description O objetivo deste estudo é comparar a construção das imagens poéticas de Fiama Hasse Pais Brandão em Área Branca (1978) com a construção das imagens no cinema moderno através da montagem cinematográfica. Com esse intuito, a definição de imagem-tempo de Gilles Deleuze e a teoria da montagem de Sergei Eisenstein são analisadas e relacionadas com o uso de metáforas, comparações, cesuras e enjambements na criação de imagens poéticas. Este estudo procura reforçar a relação entre o cinema e a poesia e a forma como percebemos e concebemos as imagens em artes diferentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2023-12-15T00:00:00Z
2024-02-16
2026-12-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15760
TID:203547942
url http://hdl.handle.net/10400.2/15760
identifier_str_mv TID:203547942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137438381113344