Materiais didáticos de português na educação pré-escolar: consciência fonológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Andreia Sofia Peres
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32939
Resumo: Ao longo do estágio em contexto de Educação Pré-Escolar, num grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, foi possível constatar que o grupo tinha algumas dificuldades na linguagem, na consciência fonológica e na capacidade de comunicar e cooperar com os outros em contexto de trabalho de grupo. Como tal, com este trabalho, foi pretendido realizar um estudo acerca do impacto que os materiais didáticos relacionados com a consciência fonológica poderiam ter neste grupo de crianças. Para isso, foram construídos diversos materiais para concretizar atividades de consciência fonológica, de maneira a torná-las lúdicas e motivadoras. No total foram implementadas cinco atividades. Para colocar em prática esta investigação, a metodologia utilizada foi a metodologia de investigação ação. Ao longo das atividades, as crianças mostraram-se bastante recetivas e motivadas, demonstrando interesse pelos materiais que lhes foram disponibilizados. Relativamente aos resultados, foi possível constatar que houve claramente uma evolução na linguagem, nomeadamente no desenvolvimento da consciência fonológica, na oralidade e na cooperação no trabalho de grupo. É de referir que todos os materiais propostos ao grupo e fotografias da implementação das atividades se encontram em anexo neste relatório.
id RCAP_de96a81ae7ffd0816f4067070303a8cc
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32939
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Materiais didáticos de português na educação pré-escolar: consciência fonológicaConsciência FonológicaLinguagemMateriais DidáticosEducação Pré-EscolarAo longo do estágio em contexto de Educação Pré-Escolar, num grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, foi possível constatar que o grupo tinha algumas dificuldades na linguagem, na consciência fonológica e na capacidade de comunicar e cooperar com os outros em contexto de trabalho de grupo. Como tal, com este trabalho, foi pretendido realizar um estudo acerca do impacto que os materiais didáticos relacionados com a consciência fonológica poderiam ter neste grupo de crianças. Para isso, foram construídos diversos materiais para concretizar atividades de consciência fonológica, de maneira a torná-las lúdicas e motivadoras. No total foram implementadas cinco atividades. Para colocar em prática esta investigação, a metodologia utilizada foi a metodologia de investigação ação. Ao longo das atividades, as crianças mostraram-se bastante recetivas e motivadas, demonstrando interesse pelos materiais que lhes foram disponibilizados. Relativamente aos resultados, foi possível constatar que houve claramente uma evolução na linguagem, nomeadamente no desenvolvimento da consciência fonológica, na oralidade e na cooperação no trabalho de grupo. É de referir que todos os materiais propostos ao grupo e fotografias da implementação das atividades se encontram em anexo neste relatório.Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-Repositório ComumDomingos, Andreia Sofia Peres2020-07-20T13:22:31Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32939202485331porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:56.736463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Materiais didáticos de português na educação pré-escolar: consciência fonológica
title Materiais didáticos de português na educação pré-escolar: consciência fonológica
spellingShingle Materiais didáticos de português na educação pré-escolar: consciência fonológica
Domingos, Andreia Sofia Peres
Consciência Fonológica
Linguagem
Materiais Didáticos
Educação Pré-Escolar
title_short Materiais didáticos de português na educação pré-escolar: consciência fonológica
title_full Materiais didáticos de português na educação pré-escolar: consciência fonológica
title_fullStr Materiais didáticos de português na educação pré-escolar: consciência fonológica
title_full_unstemmed Materiais didáticos de português na educação pré-escolar: consciência fonológica
title_sort Materiais didáticos de português na educação pré-escolar: consciência fonológica
author Domingos, Andreia Sofia Peres
author_facet Domingos, Andreia Sofia Peres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Andreia Sofia Peres
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência Fonológica
Linguagem
Materiais Didáticos
Educação Pré-Escolar
topic Consciência Fonológica
Linguagem
Materiais Didáticos
Educação Pré-Escolar
description Ao longo do estágio em contexto de Educação Pré-Escolar, num grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, foi possível constatar que o grupo tinha algumas dificuldades na linguagem, na consciência fonológica e na capacidade de comunicar e cooperar com os outros em contexto de trabalho de grupo. Como tal, com este trabalho, foi pretendido realizar um estudo acerca do impacto que os materiais didáticos relacionados com a consciência fonológica poderiam ter neste grupo de crianças. Para isso, foram construídos diversos materiais para concretizar atividades de consciência fonológica, de maneira a torná-las lúdicas e motivadoras. No total foram implementadas cinco atividades. Para colocar em prática esta investigação, a metodologia utilizada foi a metodologia de investigação ação. Ao longo das atividades, as crianças mostraram-se bastante recetivas e motivadas, demonstrando interesse pelos materiais que lhes foram disponibilizados. Relativamente aos resultados, foi possível constatar que houve claramente uma evolução na linguagem, nomeadamente no desenvolvimento da consciência fonológica, na oralidade e na cooperação no trabalho de grupo. É de referir que todos os materiais propostos ao grupo e fotografias da implementação das atividades se encontram em anexo neste relatório.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
2020-07-20T13:22:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/32939
202485331
url http://hdl.handle.net/10400.26/32939
identifier_str_mv 202485331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130032799481856