Médicos do Futuro - A selecção dos alunos de Medicina em Portugal e os desafios do médico do séc. XXI
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/20251 |
Resumo: | Não tem resumo.1. Enquadramento do estudo empírico A sociedade moderna espera do médico, competências que ultrapassam largamente as do mero perito técnico (“Medical Expert”). O médico deve ser capaz de compreender o sofrimento alheio sem se deixar dominar por ele, de apaziguar o sofrimento para além da medicação, de transmitir confiança, empatia e esperança, de manter o sangue frio sob stresse, de se bater pelo seu doente e pela Saúde em geral, de utilizar responsavelmente os recursos sociais, entre muitas outras competências. A classe médica abraça, desde sempre, estes princípios e assume as exigências éticas e sociais que lhe estão subjacentes, como testemunha o juramento de Hipócrates. Esta assumpção é, em tempos mais recentes, reiterada pelo eco global com que foram acolhidos os papéis atribuídos ao Médico no projecto CanMeds: Medical expert, Communicator, Collaborator, Manager, Health advocate, Schollar, Professional (cf. http://rcpsc.medical.org/canmeds/ ). Um pouco por todo o mundo, curricula de pré- e pós-graduação em medicina vão sendo modificados para integrar objectivos claros em todas estas dimensões. |
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