O impacto do ensino da auditoria no Audit expectation GAP - estudo das Instituições de Ensino Superior de Pato Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nuernberg, Vinícius Mateus
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1850
Resumo: A sociedade tem-se revelado, muitas vezes, insatisfeita com o desempenho dos profissionais de auditoria, nomeadamente, no que concerne à deteção da fraude, à apreciação da viabilidade económico-financeira da entidade auditada e, até mesmo, das suas práticas de gestão. Esta realidade levou ao surgimento do audit expectation gap (AEG), que se consubstancia na diferença entre o desempenho esperado pelos auditores no decorrer do seu trabalho e o que é esperado pelos utilizadores das informações financeiras. O AEG tem levado à diminuição da confiança que os stakeholders depositam nos auditores, sendo urgente encontrar formas de o diminuir. Face ao exposto, vários estudos têm sido elaborados com intuito de aferir os meios de redução do AEG. Uma das formas apontadas para a redução do AEG é o ensino da auditoria. Seguindo esta linha de investigação, o presente estudo visa investigar o papel do ensino da auditoria como meio de redução do AEG nas instituições de ensino superior (IES) da cidade de Pato Branco, do Brasil, nomeadamente, na Faculdade de Pato Branco (Fadep), Faculdade MaterDei (MaterDei) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para tal, aplicou-se um questionário, com intuito de aferir se o ensino da auditoria influencia a opinião dos estudantes sobre as questões relacionadas ao papel e as responsabilidades do auditor. O questionário foi aplicado a dois grupos distintos de alunos do curso de Ciências Contábeis do terceiro e quarto ano das IES referidas, sendo um grupo constituído por alunos que, ainda, não obtiveram o ensino da auditoria e outro grupo por alunos que o obtiveram. A taxa de resposta foi de 79,41%, sendo a amostra composta por 162 alunos e a população por 204 alunos. Os dados revelaram diferenças estatisticamente significativas em 8 (26,66%) das 30 questões propostas. Das questões que apresentaram diferenças estatísticas, observa-se que em 6 obtivemos uma contribuição positiva do ensino da auditoria na redução do AEG, principalmente nas questões referentes ao processo de auditoria, responsabilidades, bem como proibições e regulamentos das empresas de auditoria. Nas outras 2 questões, os resultados indicam que o ensino da auditoria contribuiu para o aumento do AEG, principalmente quanto ao papel e ao grau de sucesso dos auditores. A partir destes resultados, concluímos que o ensino da auditoria contribuiu para a alteração da perceção dos alunos quanto a profissão. O nosso estudo contribuiu para a literatura do tema no Brasil, uma vez não existem estudos semelhantes aplicados ao âmbito brasileiro.
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