Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Carla, Varadinov, Maria, Vaz, Joaquim Baltazar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5984
Resumo: Neste trabalho descreve-se a experiência pedagógica na Unidade Curricular de Estatística realizada no primeiro ano da Licenciatura em Administração Publiciadade e Markting. O objetivo deste estudo foi o de introduzir nas aulas de estatística o software Excel, por forma, a que, os alunos possam aprender fazendo, isto é, fazer a manipulação e visualização dos dados de uma forma eficaz, levando a um maior entendimento dos conceitos de estatística e á obtenção de resultados mais satisfatórios no que concerne à avaliação final desta unidade curricular. Verificamos que o impacto desta atividade aumentou o nível de motivação dos alunos e, a retenção dos alunos diminuiu, em comparação com os métodos tradicionais, pelo que, possivelmente deve ser adaptado a outras áreas do conhecimento, tais como, gestão de empresas, simulação empresarial, métodos quantitativos, matrizes, entre outros. Com o intuito de entender, na perspetiva do aluno, a importância da integração da folha de cálculo Excel e das suas mais-valias como instrumento inovador para a aprendizagem, registaram-se através de um questionário, as opiniões de alunos matriculados, no ano letivo 2015/16, na unidade curricular de Estatística, da Licenciatura em Administração Publicidade e Marketing do Instituto Politécnico de Portalegre. Apresentamos neste artigo uma análise descritiva das respostas obtidas através do questionário.
id RCAP_dec2942aade0b9b89fd1e885f8014105
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o ExcelEnsino de EstatísticaIntegração da tecnologia ExcelPedagogiaNeste trabalho descreve-se a experiência pedagógica na Unidade Curricular de Estatística realizada no primeiro ano da Licenciatura em Administração Publiciadade e Markting. O objetivo deste estudo foi o de introduzir nas aulas de estatística o software Excel, por forma, a que, os alunos possam aprender fazendo, isto é, fazer a manipulação e visualização dos dados de uma forma eficaz, levando a um maior entendimento dos conceitos de estatística e á obtenção de resultados mais satisfatórios no que concerne à avaliação final desta unidade curricular. Verificamos que o impacto desta atividade aumentou o nível de motivação dos alunos e, a retenção dos alunos diminuiu, em comparação com os métodos tradicionais, pelo que, possivelmente deve ser adaptado a outras áreas do conhecimento, tais como, gestão de empresas, simulação empresarial, métodos quantitativos, matrizes, entre outros. Com o intuito de entender, na perspetiva do aluno, a importância da integração da folha de cálculo Excel e das suas mais-valias como instrumento inovador para a aprendizagem, registaram-se através de um questionário, as opiniões de alunos matriculados, no ano letivo 2015/16, na unidade curricular de Estatística, da Licenciatura em Administração Publicidade e Marketing do Instituto Politécnico de Portalegre. Apresentamos neste artigo uma análise descritiva das respostas obtidas através do questionário.Universidade de Lisboa2023-10-31T16:50:09Z2017-03-01T00:00:00Z2017-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5984por978-989-98576-5-0Dias, CristinaSantos, CarlaVaradinov, MariaVaz, Joaquim Baltazarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-14T09:58:24Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:30.970167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excel
title Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excel
spellingShingle Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excel
Dias, Cristina
Ensino de Estatística
Integração da tecnologia Excel
Pedagogia
title_short Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excel
title_full Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excel
title_fullStr Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excel
title_full_unstemmed Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excel
title_sort Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excel
author Dias, Cristina
author_facet Dias, Cristina
Santos, Carla
Varadinov, Maria
Vaz, Joaquim Baltazar
author_role author
author2 Santos, Carla
Varadinov, Maria
Vaz, Joaquim Baltazar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Cristina
Santos, Carla
Varadinov, Maria
Vaz, Joaquim Baltazar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Estatística
Integração da tecnologia Excel
Pedagogia
topic Ensino de Estatística
Integração da tecnologia Excel
Pedagogia
description Neste trabalho descreve-se a experiência pedagógica na Unidade Curricular de Estatística realizada no primeiro ano da Licenciatura em Administração Publiciadade e Markting. O objetivo deste estudo foi o de introduzir nas aulas de estatística o software Excel, por forma, a que, os alunos possam aprender fazendo, isto é, fazer a manipulação e visualização dos dados de uma forma eficaz, levando a um maior entendimento dos conceitos de estatística e á obtenção de resultados mais satisfatórios no que concerne à avaliação final desta unidade curricular. Verificamos que o impacto desta atividade aumentou o nível de motivação dos alunos e, a retenção dos alunos diminuiu, em comparação com os métodos tradicionais, pelo que, possivelmente deve ser adaptado a outras áreas do conhecimento, tais como, gestão de empresas, simulação empresarial, métodos quantitativos, matrizes, entre outros. Com o intuito de entender, na perspetiva do aluno, a importância da integração da folha de cálculo Excel e das suas mais-valias como instrumento inovador para a aprendizagem, registaram-se através de um questionário, as opiniões de alunos matriculados, no ano letivo 2015/16, na unidade curricular de Estatística, da Licenciatura em Administração Publicidade e Marketing do Instituto Politécnico de Portalegre. Apresentamos neste artigo uma análise descritiva das respostas obtidas através do questionário.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01T00:00:00Z
2017-03
2023-10-31T16:50:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12207/5984
url https://hdl.handle.net/20.500.12207/5984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-98576-5-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134146772074496