Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/5177 |
Resumo: | O desporto faz parte de múltiplas dimensões da sociedade, o que o leva a atravessar fronteiras e a ultrapassar divergências, alcançando amplas camadas sociais. O jornalismo desportivo é uma das especialidades que mais audiência junta, porém coexiste com outras realidades, como é o caso da promoção de marca. Os canais desportivos emergiram como parte desta tendência implementada pelos grandes clubes, que acabam por assumir o papel de transmissores de conteúdos entendidos como estratégicos na sua comunicação. O presente estudo de caso debate os aspetos de apropriação dos formatos do jornalismo desportivo na promoção de marca do FC Porto no Universo Porto – Jornal. A metodologia usada permite a categorização e a análise dos conteúdos transmitidos pelo programa do Porto Canal. Procura ainda estabelecer uma relação entre os conteúdos da amostra e as características do jornalismo especializado, aferindo como os formatos identificados fazem parte das estratégias de promoção de marca. |
id |
RCAP_dec8f1721c2a36f8647da8ec1052c69e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revues.org:cp/5177 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de casospecialized journalismsports journalismtelevision journalismbrand promotionUniverso Porto – Jornaljornalismo especializadojornalismo desportivojornalismo televisivopromoção de marcaUniverso Porto – JornalO desporto faz parte de múltiplas dimensões da sociedade, o que o leva a atravessar fronteiras e a ultrapassar divergências, alcançando amplas camadas sociais. O jornalismo desportivo é uma das especialidades que mais audiência junta, porém coexiste com outras realidades, como é o caso da promoção de marca. Os canais desportivos emergiram como parte desta tendência implementada pelos grandes clubes, que acabam por assumir o papel de transmissores de conteúdos entendidos como estratégicos na sua comunicação. O presente estudo de caso debate os aspetos de apropriação dos formatos do jornalismo desportivo na promoção de marca do FC Porto no Universo Porto – Jornal. A metodologia usada permite a categorização e a análise dos conteúdos transmitidos pelo programa do Porto Canal. Procura ainda estabelecer uma relação entre os conteúdos da amostra e as características do jornalismo especializado, aferindo como os formatos identificados fazem parte das estratégias de promoção de marca.Sports are part of multiple dimensions of society, which leads them to cross borders and overcome divergences so as to reach more and more people in different social dynamics. Specialized sports journalism reaches the highest audiences, but it has to coexist with other realities, such us brand promotion. Sports channels have emerged as part of this trend implemented by top clubs, which seized the role of broadcasters, and club channels became part of their strategic communication. This case-study debates the appropriation of sports journalism formats in the promotion of the branding Universo Porto – Jornal. A categorization and analysis of the content is the methodology used to tackle the Porto Canal broadcast. It aims to establish a relationship between the analyzed contents and the characteristics of specialized journalism, in order to realize how these formats are part of the brand promotion strategies.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/5177porurn:doi:10.4000/cp.5177http://journals.openedition.org/cp/5177Cerqueira, RitaLima, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-12T03:45:13Zoai:revues.org:cp/5177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:24.001887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso |
title |
Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso |
spellingShingle |
Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso Cerqueira, Rita specialized journalism sports journalism television journalism brand promotion Universo Porto – Jornal jornalismo especializado jornalismo desportivo jornalismo televisivo promoção de marca Universo Porto – Jornal |
title_short |
Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso |
title_full |
Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso |
title_fullStr |
Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso |
title_sort |
Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso |
author |
Cerqueira, Rita |
author_facet |
Cerqueira, Rita Lima, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira, Rita Lima, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
specialized journalism sports journalism television journalism brand promotion Universo Porto – Jornal jornalismo especializado jornalismo desportivo jornalismo televisivo promoção de marca Universo Porto – Jornal |
topic |
specialized journalism sports journalism television journalism brand promotion Universo Porto – Jornal jornalismo especializado jornalismo desportivo jornalismo televisivo promoção de marca Universo Porto – Jornal |
description |
O desporto faz parte de múltiplas dimensões da sociedade, o que o leva a atravessar fronteiras e a ultrapassar divergências, alcançando amplas camadas sociais. O jornalismo desportivo é uma das especialidades que mais audiência junta, porém coexiste com outras realidades, como é o caso da promoção de marca. Os canais desportivos emergiram como parte desta tendência implementada pelos grandes clubes, que acabam por assumir o papel de transmissores de conteúdos entendidos como estratégicos na sua comunicação. O presente estudo de caso debate os aspetos de apropriação dos formatos do jornalismo desportivo na promoção de marca do FC Porto no Universo Porto – Jornal. A metodologia usada permite a categorização e a análise dos conteúdos transmitidos pelo programa do Porto Canal. Procura ainda estabelecer uma relação entre os conteúdos da amostra e as características do jornalismo especializado, aferindo como os formatos identificados fazem parte das estratégias de promoção de marca. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://journals.openedition.org/cp/5177 |
url |
http://journals.openedition.org/cp/5177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
urn:doi:10.4000/cp.5177 http://journals.openedition.org/cp/5177 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130597890719744 |