Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Rita
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/5177
Resumo: O desporto faz parte de múltiplas dimensões da sociedade, o que o leva a atravessar fronteiras e a ultrapassar divergências, alcançando amplas camadas sociais. O jornalismo desportivo é uma das especialidades que mais audiência junta, porém coexiste com outras realidades, como é o caso da promoção de marca. Os canais desportivos emergiram como parte desta tendência implementada pelos grandes clubes, que acabam por assumir o papel de transmissores de conteúdos entendidos como estratégicos na sua comunicação. O presente estudo de caso debate os aspetos de apropriação dos formatos do jornalismo desportivo na promoção de marca do FC Porto no Universo Porto – Jornal. A metodologia usada permite a categorização e a análise dos conteúdos transmitidos pelo programa do Porto Canal. Procura ainda estabelecer uma relação entre os conteúdos da amostra e as características do jornalismo especializado, aferindo como os formatos identificados fazem parte das estratégias de promoção de marca.
id RCAP_dec8f1721c2a36f8647da8ec1052c69e
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/5177
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de casospecialized journalismsports journalismtelevision journalismbrand promotionUniverso Porto – Jornaljornalismo especializadojornalismo desportivojornalismo televisivopromoção de marcaUniverso Porto – JornalO desporto faz parte de múltiplas dimensões da sociedade, o que o leva a atravessar fronteiras e a ultrapassar divergências, alcançando amplas camadas sociais. O jornalismo desportivo é uma das especialidades que mais audiência junta, porém coexiste com outras realidades, como é o caso da promoção de marca. Os canais desportivos emergiram como parte desta tendência implementada pelos grandes clubes, que acabam por assumir o papel de transmissores de conteúdos entendidos como estratégicos na sua comunicação. O presente estudo de caso debate os aspetos de apropriação dos formatos do jornalismo desportivo na promoção de marca do FC Porto no Universo Porto – Jornal. A metodologia usada permite a categorização e a análise dos conteúdos transmitidos pelo programa do Porto Canal. Procura ainda estabelecer uma relação entre os conteúdos da amostra e as características do jornalismo especializado, aferindo como os formatos identificados fazem parte das estratégias de promoção de marca.Sports are part of multiple dimensions of society, which leads them to cross borders and overcome divergences so as to reach more and more people in different social dynamics. Specialized sports journalism reaches the highest audiences, but it has to coexist with other realities, such us brand promotion. Sports channels have emerged as part of this trend implemented by top clubs, which seized the role of broadcasters, and club channels became part of their strategic communication. This case-study debates the appropriation of sports journalism formats in the promotion of the branding Universo Porto – Jornal. A categorization and analysis of the content is the methodology used to tackle the Porto Canal broadcast. It aims to establish a relationship between the analyzed contents and the characteristics of specialized journalism, in order to realize how these formats are part of the brand promotion strategies.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/5177porurn:doi:10.4000/cp.5177http://journals.openedition.org/cp/5177Cerqueira, RitaLima, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-12T03:45:13Zoai:revues.org:cp/5177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:24.001887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso
title Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso
spellingShingle Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso
Cerqueira, Rita
specialized journalism
sports journalism
television journalism
brand promotion
Universo Porto – Jornal
jornalismo especializado
jornalismo desportivo
jornalismo televisivo
promoção de marca
Universo Porto – Jornal
title_short Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso
title_full Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso
title_fullStr Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso
title_full_unstemmed Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso
title_sort Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso
author Cerqueira, Rita
author_facet Cerqueira, Rita
Lima, Helena
author_role author
author2 Lima, Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Rita
Lima, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv specialized journalism
sports journalism
television journalism
brand promotion
Universo Porto – Jornal
jornalismo especializado
jornalismo desportivo
jornalismo televisivo
promoção de marca
Universo Porto – Jornal
topic specialized journalism
sports journalism
television journalism
brand promotion
Universo Porto – Jornal
jornalismo especializado
jornalismo desportivo
jornalismo televisivo
promoção de marca
Universo Porto – Jornal
description O desporto faz parte de múltiplas dimensões da sociedade, o que o leva a atravessar fronteiras e a ultrapassar divergências, alcançando amplas camadas sociais. O jornalismo desportivo é uma das especialidades que mais audiência junta, porém coexiste com outras realidades, como é o caso da promoção de marca. Os canais desportivos emergiram como parte desta tendência implementada pelos grandes clubes, que acabam por assumir o papel de transmissores de conteúdos entendidos como estratégicos na sua comunicação. O presente estudo de caso debate os aspetos de apropriação dos formatos do jornalismo desportivo na promoção de marca do FC Porto no Universo Porto – Jornal. A metodologia usada permite a categorização e a análise dos conteúdos transmitidos pelo programa do Porto Canal. Procura ainda estabelecer uma relação entre os conteúdos da amostra e as características do jornalismo especializado, aferindo como os formatos identificados fazem parte das estratégias de promoção de marca.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/5177
url http://journals.openedition.org/cp/5177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.5177
http://journals.openedition.org/cp/5177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130597890719744