Da área ao volume: quando a intuição nos desafia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15879 |
Resumo: | Este artigo é uma espécie de sequela do artigo Valorizar o raciocínio espacial no ensino e na aprendizagem da Geometria (e não só), publicado na EM 155. Nesse artigo, discuti o conceito raciocínio espacial recorrendo a várias resoluções do problema Frascos de perfume, também publicado no mesmo número, na secção Materiais para a aula de matemática. Retomo o mesmo problema neste artigo, concentrando-me, desta vez, num aspeto diferente – a relação entre a área e o volume e o papel da intuição na compreensão desta relação. |
id |
RCAP_decb5626ef3ec1db5688afac679288a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15879 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da área ao volume: quando a intuição nos desafiaGeometriaRaciocínio espacialEste artigo é uma espécie de sequela do artigo Valorizar o raciocínio espacial no ensino e na aprendizagem da Geometria (e não só), publicado na EM 155. Nesse artigo, discuti o conceito raciocínio espacial recorrendo a várias resoluções do problema Frascos de perfume, também publicado no mesmo número, na secção Materiais para a aula de matemática. Retomo o mesmo problema neste artigo, concentrando-me, desta vez, num aspeto diferente – a relação entre a área e o volume e o papel da intuição na compreensão desta relação.Associação de Professores de MatemáticaRCIPLBrunheira, Lina2023-04-12T13:21:27Z2035-01-01T00:00:00Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15879porBrunheira, L. (2020). Da área ao volume – quando a intuição nos desafia. Educação e Matemática, 157, 10-12.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:28.473342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da área ao volume: quando a intuição nos desafia |
title |
Da área ao volume: quando a intuição nos desafia |
spellingShingle |
Da área ao volume: quando a intuição nos desafia Brunheira, Lina Geometria Raciocínio espacial |
title_short |
Da área ao volume: quando a intuição nos desafia |
title_full |
Da área ao volume: quando a intuição nos desafia |
title_fullStr |
Da área ao volume: quando a intuição nos desafia |
title_full_unstemmed |
Da área ao volume: quando a intuição nos desafia |
title_sort |
Da área ao volume: quando a intuição nos desafia |
author |
Brunheira, Lina |
author_facet |
Brunheira, Lina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brunheira, Lina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Raciocínio espacial |
topic |
Geometria Raciocínio espacial |
description |
Este artigo é uma espécie de sequela do artigo Valorizar o raciocínio espacial no ensino e na aprendizagem da Geometria (e não só), publicado na EM 155. Nesse artigo, discuti o conceito raciocínio espacial recorrendo a várias resoluções do problema Frascos de perfume, também publicado no mesmo número, na secção Materiais para a aula de matemática. Retomo o mesmo problema neste artigo, concentrando-me, desta vez, num aspeto diferente – a relação entre a área e o volume e o papel da intuição na compreensão desta relação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2023-04-12T13:21:27Z 2035-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15879 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Brunheira, L. (2020). Da área ao volume – quando a intuição nos desafia. Educação e Matemática, 157, 10-12. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133507744694272 |