Da área ao volume: quando a intuição nos desafia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunheira, Lina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15879
Resumo: Este artigo é uma espécie de sequela do artigo Valorizar o raciocínio espacial no ensino e na aprendizagem da Geometria (e não só), publicado na EM 155. Nesse artigo, discuti o conceito raciocínio espacial recorrendo a várias resoluções do problema Frascos de perfume, também publicado no mesmo número, na secção Materiais para a aula de matemática. Retomo o mesmo problema neste artigo, concentrando-me, desta vez, num aspeto diferente – a relação entre a área e o volume e o papel da intuição na compreensão desta relação.
id RCAP_decb5626ef3ec1db5688afac679288a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da área ao volume: quando a intuição nos desafiaGeometriaRaciocínio espacialEste artigo é uma espécie de sequela do artigo Valorizar o raciocínio espacial no ensino e na aprendizagem da Geometria (e não só), publicado na EM 155. Nesse artigo, discuti o conceito raciocínio espacial recorrendo a várias resoluções do problema Frascos de perfume, também publicado no mesmo número, na secção Materiais para a aula de matemática. Retomo o mesmo problema neste artigo, concentrando-me, desta vez, num aspeto diferente – a relação entre a área e o volume e o papel da intuição na compreensão desta relação.Associação de Professores de MatemáticaRCIPLBrunheira, Lina2023-04-12T13:21:27Z2035-01-01T00:00:00Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15879porBrunheira, L. (2020). Da área ao volume – quando a intuição nos desafia. Educação e Matemática, 157, 10-12.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:28.473342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da área ao volume: quando a intuição nos desafia
title Da área ao volume: quando a intuição nos desafia
spellingShingle Da área ao volume: quando a intuição nos desafia
Brunheira, Lina
Geometria
Raciocínio espacial
title_short Da área ao volume: quando a intuição nos desafia
title_full Da área ao volume: quando a intuição nos desafia
title_fullStr Da área ao volume: quando a intuição nos desafia
title_full_unstemmed Da área ao volume: quando a intuição nos desafia
title_sort Da área ao volume: quando a intuição nos desafia
author Brunheira, Lina
author_facet Brunheira, Lina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Brunheira, Lina
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Raciocínio espacial
topic Geometria
Raciocínio espacial
description Este artigo é uma espécie de sequela do artigo Valorizar o raciocínio espacial no ensino e na aprendizagem da Geometria (e não só), publicado na EM 155. Nesse artigo, discuti o conceito raciocínio espacial recorrendo a várias resoluções do problema Frascos de perfume, também publicado no mesmo número, na secção Materiais para a aula de matemática. Retomo o mesmo problema neste artigo, concentrando-me, desta vez, num aspeto diferente – a relação entre a área e o volume e o papel da intuição na compreensão desta relação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-04-12T13:21:27Z
2035-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15879
url http://hdl.handle.net/10400.21/15879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brunheira, L. (2020). Da área ao volume – quando a intuição nos desafia. Educação e Matemática, 157, 10-12.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133507744694272