As bandas civis em Portugal: um olhar multifocalizado sobre espaços de atravessamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Maria do Rosário
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34846
Resumo: Este artigo dá a conhecer resultados de um projeto de investigação sobre as bandas civis em Portugal desenvolvido na Universidade de Aveiro. Tivemos como objetivos principais indagar as coordenadas que referenciam o espaço relacional das bandas civis e perceber como a prática de música, os conhecimentos específicos da performance musical e as competências musicais habilitam os músicos a agir, a transformar ou a atravessar outros espaços. Para isso, desenvolvemos trabalho de campo, levantamos bibliografia e arquivos. O olhar multifocalizado foi a estratégia que encontramos para responder a desafios de um terreno de análise em transformação e entrecruzado com outros. De entre os enfoques explorados no projeto, destaco neste artigo aqueles que dirigimos aos nódulos que, na nossa ótica, delimitam a variância do espaço das bandas civis: (i) as escalas de agrupação humana (transnacional, nacional, local); (ii) as posições que ocupam em diferentes tempos históricos e contextos sociais (em relação ao militarismo, à emergência do espaço público, ao associativismo, à ação civilizadora operada pelas elites, à festa local do calendário litúrgico, às políticas culturais, às escolas de música, entre outros), (iii) as redes de cooperação de que fazem parte (destaco algumas malhas dessa rede, como as que foram tecidas com a indústria de construção de instrumentos, as casas editoras de música, a imprensa periódica, a cooperação de portugueses emigrados nos continentes americano e eur europeu ou, inclusive, a cooperação entre músicos, maestros e compositores no seio da própria banda).
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