O posicionamento estratégico de uma escola de ensino complementar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, José João Coelho Rodrigues
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15437
Resumo: Mestrado em Gestão Agrícola Industrial
id RCAP_def93c590b80a85602968acde6b10678
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O posicionamento estratégico de uma escola de ensino complementarPosicionamentoMarketingEstratégiaEnsinoGlobalizaçãoConhecimentoPositioningMarketingStrategyEducationGlobalisationKnowledgeMestrado em Gestão Agrícola IndustrialCada vez mais, o conhecimento desempenha um papel determinante na capacidade de desenvolvimento de vantagens concorrenciais duradoiras para as empresas e na afirmação das economias e das sociedades perante o novo paradigma da globalização. Caminhar no sentido de evoluir para urna sociedade baseada no conhecimento, não é mais do que falar em educação e formação de todos os recursos humanos ao longo da vida. As mudanças derivadas· das permanentes rupturas tecnológicas e avanços científicos verificados têm vindo, progressivamente, a encurtar o prazo de validade e de aplicação do conhecimento. Para que se possa renovar e actualizar o conhecimento, é necessário que cada indivíduo possua um conjunto de competências básicas ou, também designado, "núcleo duro" do conhecimento, que irá constitUir o sustentáculo indispensável para a aquisição de novas competências distintivas. Nesta dissertação, iremos preocupar-nos em analisar duas dessas competências básicas: as tecnologias de informação e comunicação que têm constituído o sustentáculo do progresso científico e humano verificado nas últimas décadas e que transportam em si a força motriz da mudança e a capacidade de facilmente a disseminar; a língua inglesa, como forma de comunicação universal, associada à inovação e à difusão da informação por excelência. O nosso objectivo é procurar apresentar linhas de actuação estratégica que auxiliem as instituições de ensino a encontrar respostas mais cabais e ajustadas às necessidades de mercado e a definir estratégias baseadas em vantagens concorrenciais sustentadas que permitam enfrentar os desígnios de um sector cada vez mais competitivo. Aos desafios colocados por um quadro sistémico em permanente evolução, cremos que só uma resposta baseada na aplicação dos conhecimentos da Teoria da Gestão Estratégica e do Marketing, traduzidos numa orientação de mercado, pode conduzir as escolas a pensar melhor e, consequentemente, a agir mais rapidamente.Knowledge is becoming an increasingfy important factor for the development of long lasting competitive advantages not only for companies but also for the assertion of economies and societies while faced with the new baffling paradigm of globalisation. fu order to evolve towards a society based on knowledge we need to concentrate on education and training of ali human resources throughout life. Knowledge while put into practice has increasingly reduced its life span dueto changes which have sprung from permanent technological breakthroughs and constant scientific advances. ln order to renew and update knowledge we must possess a pattem of essential abilities also known as 'the raw core' of knowledge which will provide the backbone for the acquisition of new abilities. ln this essay, we will focus on analysing two of those basic abilities: fuformation and communication technology which have been the foundation for scientific and human development during the last decades, and which not only carry the thrusting power of change but also enables it to easily spread; and the English language as a means of worldwide communication together with the innovation and distribution of information as such. Our goal is to present strategic plans of action which will help educational institutions find a better solution to market needs, and define strategies based on sustained competitive advantages which will allow them to face up to a sector which has become more and more competitive. We believe that in order to come to terms with this challenge of permanent evolution, we need to apply the idea of market orientation based on the concept of Strategic Management Theory and Marketing thus, allowing schools to think better and, as a result act in a more rapid way.Repositório da Universidade de LisboaAntunes, José João Coelho Rodrigues2018-05-17T14:51:54Z2002-012002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15437porAntunes, José João Coelho Rodrigues, (2002). " O posicionamento estratégico de uma escola de ensino complementar". Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:06.099992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O posicionamento estratégico de uma escola de ensino complementar
title O posicionamento estratégico de uma escola de ensino complementar
spellingShingle O posicionamento estratégico de uma escola de ensino complementar
Antunes, José João Coelho Rodrigues
Posicionamento
Marketing
Estratégia
Ensino
Globalização
Conhecimento
Positioning
Marketing
Strategy
Education
Globalisation
Knowledge
title_short O posicionamento estratégico de uma escola de ensino complementar
title_full O posicionamento estratégico de uma escola de ensino complementar
title_fullStr O posicionamento estratégico de uma escola de ensino complementar
title_full_unstemmed O posicionamento estratégico de uma escola de ensino complementar
title_sort O posicionamento estratégico de uma escola de ensino complementar
author Antunes, José João Coelho Rodrigues
author_facet Antunes, José João Coelho Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, José João Coelho Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Posicionamento
Marketing
Estratégia
Ensino
Globalização
Conhecimento
Positioning
Marketing
Strategy
Education
Globalisation
Knowledge
topic Posicionamento
Marketing
Estratégia
Ensino
Globalização
Conhecimento
Positioning
Marketing
Strategy
Education
Globalisation
Knowledge
description Mestrado em Gestão Agrícola Industrial
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01
2002-01-01T00:00:00Z
2018-05-17T14:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15437
url http://hdl.handle.net/10400.5/15437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Antunes, José João Coelho Rodrigues, (2002). " O posicionamento estratégico de uma escola de ensino complementar". Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131099762262016