Reflexões acerca da definição estética de arte de Monroe Beardsley
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/44743 |
Resumo: | Monroe Beardsley apresenta uma definição estética de arte em “An Aesthetic Definition of Art” (1983), defendendo a ligação necessária entre arte e estética. Beardsley propõe que uma obra de arte é algo feito com a intenção de ter a capacidade de satisfazer um interesse estético. Noël Carroll alega que existem obras de arte criadas sem intenções estéticas e que algumas obras não possuem a capacidade de proporcionar experiências estéticas. Além disso, Carroll argumenta que existem obras cujo estatuto de arte é anterior à apreciação destas obras como arte. Este artigo pretende apresentar a definição estética de arte de Beardsley e analisar como as objeções a ela podem ser respondidas. |
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Reflexões acerca da definição estética de arte de Monroe BeardsleyEstéticaBeardsley, Monroe Curtis, 1915-1985Definição de arteExperiência estéticaCarroll, Noël, 1947-Monroe Beardsley apresenta uma definição estética de arte em “An Aesthetic Definition of Art” (1983), defendendo a ligação necessária entre arte e estética. Beardsley propõe que uma obra de arte é algo feito com a intenção de ter a capacidade de satisfazer um interesse estético. Noël Carroll alega que existem obras de arte criadas sem intenções estéticas e que algumas obras não possuem a capacidade de proporcionar experiências estéticas. Além disso, Carroll argumenta que existem obras cujo estatuto de arte é anterior à apreciação destas obras como arte. Este artigo pretende apresentar a definição estética de arte de Beardsley e analisar como as objeções a ela podem ser respondidas.Monroe Beardsley presents an aesthetic definition of art in “An Aesthetic Definition of Art” (1983), in which he claims that there is a necessary connection between art and aesthetics. Beardsley proposes that a work of art is something made with the intention of having the capacity to satisfy an aesthetic interest. Noël Carroll claims that there are artworks created without aesthetic intentions and that some artworks do not have the capacity to provide aesthetic experiences. In addition, Carroll argues that there are artworks whose status of art is prior to the appreciation of these works as art. The aim of this paper is to present Beardsley’s aesthetic definition of art and analyze how objections to it can be answered.Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa / Departamento de Filosofia da ULRepositório da Universidade de LisboaMorokawa, Rosi Leny2020-11-02T15:05:00Z2019-042019-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44743por0872-4784info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:45:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:14.366464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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