Literatura e educação: do símbolo ao referente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boavida, Joana Micaela Barros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12162
Resumo: infantis apresentadas em situação de sala de aula, salientando a capacidade inata de imaginar ao longo do nosso processo de amadurecimento. Abordei a evolução do conceito de literatura, nas suas várias vertentes e, em particular, a importância da literatura infantil na aprendizagem que se comprova deveras fulcral no processo de amadurecimento das crianças, tanto no percurso escolar como não escolar, mas também no desenvolvimento pessoal do ser humano. A literatura na educação, partindo do símbolo ao referente, transporta-nos para um mundo do real em oposição com o imaginário, em que este dualismo é, sem dúvida, um momento/processo crucial na formação interna dos indivíduos, na formação e na educação dos valores éticos e morais e permite a abordagem de temáticas tabus.
id RCAP_df1011e0465dece5c6aa9b512f701831
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literatura e educação: do símbolo ao referenteLiteraturaLiteratura infantilEducaçãoImaginaçãoSimbolismo/simbologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãoinfantis apresentadas em situação de sala de aula, salientando a capacidade inata de imaginar ao longo do nosso processo de amadurecimento. Abordei a evolução do conceito de literatura, nas suas várias vertentes e, em particular, a importância da literatura infantil na aprendizagem que se comprova deveras fulcral no processo de amadurecimento das crianças, tanto no percurso escolar como não escolar, mas também no desenvolvimento pessoal do ser humano. A literatura na educação, partindo do símbolo ao referente, transporta-nos para um mundo do real em oposição com o imaginário, em que este dualismo é, sem dúvida, um momento/processo crucial na formação interna dos indivíduos, na formação e na educação dos valores éticos e morais e permite a abordagem de temáticas tabus.Gonçalves, Artur Henrique RibeiroSapientiaBoavida, Joana Micaela Barros2018-12-12T08:56:47Z2018-02-0120172018-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12162TID:202016056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:06Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:32.865612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e educação: do símbolo ao referente
title Literatura e educação: do símbolo ao referente
spellingShingle Literatura e educação: do símbolo ao referente
Boavida, Joana Micaela Barros
Literatura
Literatura infantil
Educação
Imaginação
Simbolismo/simbologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Literatura e educação: do símbolo ao referente
title_full Literatura e educação: do símbolo ao referente
title_fullStr Literatura e educação: do símbolo ao referente
title_full_unstemmed Literatura e educação: do símbolo ao referente
title_sort Literatura e educação: do símbolo ao referente
author Boavida, Joana Micaela Barros
author_facet Boavida, Joana Micaela Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Boavida, Joana Micaela Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Literatura infantil
Educação
Imaginação
Simbolismo/simbologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Literatura
Literatura infantil
Educação
Imaginação
Simbolismo/simbologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description infantis apresentadas em situação de sala de aula, salientando a capacidade inata de imaginar ao longo do nosso processo de amadurecimento. Abordei a evolução do conceito de literatura, nas suas várias vertentes e, em particular, a importância da literatura infantil na aprendizagem que se comprova deveras fulcral no processo de amadurecimento das crianças, tanto no percurso escolar como não escolar, mas também no desenvolvimento pessoal do ser humano. A literatura na educação, partindo do símbolo ao referente, transporta-nos para um mundo do real em oposição com o imaginário, em que este dualismo é, sem dúvida, um momento/processo crucial na formação interna dos indivíduos, na formação e na educação dos valores éticos e morais e permite a abordagem de temáticas tabus.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-12-12T08:56:47Z
2018-02-01
2018-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/12162
TID:202016056
url http://hdl.handle.net/10400.1/12162
identifier_str_mv TID:202016056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133269885714432