Literatura e educação: do símbolo ao referente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/12162 |
Resumo: | infantis apresentadas em situação de sala de aula, salientando a capacidade inata de imaginar ao longo do nosso processo de amadurecimento. Abordei a evolução do conceito de literatura, nas suas várias vertentes e, em particular, a importância da literatura infantil na aprendizagem que se comprova deveras fulcral no processo de amadurecimento das crianças, tanto no percurso escolar como não escolar, mas também no desenvolvimento pessoal do ser humano. A literatura na educação, partindo do símbolo ao referente, transporta-nos para um mundo do real em oposição com o imaginário, em que este dualismo é, sem dúvida, um momento/processo crucial na formação interna dos indivíduos, na formação e na educação dos valores éticos e morais e permite a abordagem de temáticas tabus. |
id |
RCAP_df1011e0465dece5c6aa9b512f701831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12162 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literatura e educação: do símbolo ao referenteLiteraturaLiteratura infantilEducaçãoImaginaçãoSimbolismo/simbologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãoinfantis apresentadas em situação de sala de aula, salientando a capacidade inata de imaginar ao longo do nosso processo de amadurecimento. Abordei a evolução do conceito de literatura, nas suas várias vertentes e, em particular, a importância da literatura infantil na aprendizagem que se comprova deveras fulcral no processo de amadurecimento das crianças, tanto no percurso escolar como não escolar, mas também no desenvolvimento pessoal do ser humano. A literatura na educação, partindo do símbolo ao referente, transporta-nos para um mundo do real em oposição com o imaginário, em que este dualismo é, sem dúvida, um momento/processo crucial na formação interna dos indivíduos, na formação e na educação dos valores éticos e morais e permite a abordagem de temáticas tabus.Gonçalves, Artur Henrique RibeiroSapientiaBoavida, Joana Micaela Barros2018-12-12T08:56:47Z2018-02-0120172018-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12162TID:202016056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:06Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:32.865612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura e educação: do símbolo ao referente |
title |
Literatura e educação: do símbolo ao referente |
spellingShingle |
Literatura e educação: do símbolo ao referente Boavida, Joana Micaela Barros Literatura Literatura infantil Educação Imaginação Simbolismo/simbologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Literatura e educação: do símbolo ao referente |
title_full |
Literatura e educação: do símbolo ao referente |
title_fullStr |
Literatura e educação: do símbolo ao referente |
title_full_unstemmed |
Literatura e educação: do símbolo ao referente |
title_sort |
Literatura e educação: do símbolo ao referente |
author |
Boavida, Joana Micaela Barros |
author_facet |
Boavida, Joana Micaela Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boavida, Joana Micaela Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Literatura infantil Educação Imaginação Simbolismo/simbologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Literatura Literatura infantil Educação Imaginação Simbolismo/simbologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
infantis apresentadas em situação de sala de aula, salientando a capacidade inata de imaginar ao longo do nosso processo de amadurecimento. Abordei a evolução do conceito de literatura, nas suas várias vertentes e, em particular, a importância da literatura infantil na aprendizagem que se comprova deveras fulcral no processo de amadurecimento das crianças, tanto no percurso escolar como não escolar, mas também no desenvolvimento pessoal do ser humano. A literatura na educação, partindo do símbolo ao referente, transporta-nos para um mundo do real em oposição com o imaginário, em que este dualismo é, sem dúvida, um momento/processo crucial na formação interna dos indivíduos, na formação e na educação dos valores éticos e morais e permite a abordagem de temáticas tabus. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-12-12T08:56:47Z 2018-02-01 2018-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/12162 TID:202016056 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/12162 |
identifier_str_mv |
TID:202016056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133269885714432 |