Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20673 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_df2f84767856b9780f5639e56f427150 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20673 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marcaFast FashionSustentabilidadeExtensões de MarcaExtensões de Marca SustentáveisImagem de MarcaCongruência PercebidaSustainabilityBrand ExtensionsSustainable Brand ExtensionsBrand ImagePerceived FitMestrado em MarketingA integração da sustentabilidade desde a produção de vestuário até ao seu fornecimento é cada vez mais valorizada pelo consumidor que está mais consciente dos impactos negativos associados à indústria da moda. Juntamente com a pressão de ONGs, designers e media, várias marcas de fast fashion começaram a adotar práticas mais sustentáveis, sendo que uma das estratégias escolhidas foi a introdução de extensões de linha sustentáveis. Como tal, torna-se relevante perceber qual o seu impacto na imagem de marca. Neste sentido, o presente estudo visa uma melhor compreensão da influência de linhas sustentáveis na imagem de marca de marcas de fast fashion. A investigação é de natureza explanatória, utiliza um tipo de estudo mono-método quantitativo e a técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram recolhidos através de um inquérito com base num questionário online, num horizonte temporal cross-sectional, sendo posteriormente analisados através de técnicas estatísticas no IBM SPSS Statistics 25. No total, obtiveram-se 619 respostas válidas. Segundo os resultados obtidos, as marcas de fast fashion, além de possuírem uma imagem de marca forte, devem introduzir linhas sustentáveis com uma imagem semelhante aos seus produtos convencionais, para que estas sejam bem-sucedidas e influenciem positivamente a imagem de marca. Ao nível académico, a dissertação contribui para o desenvolvimento teórico de um tema bastante atual, porém pouco investigado. Ao nível prático, visa auxiliar marcas de fast fashion no desenvolvimento de estratégias associadas à introdução de uma extensão de linha sustentável.The integration of sustainability from the production of clothing to its supply is increasingly valued by consumers who are more aware of the negative impacts associated with the fashion industry. Along with the pressure from NGOs, designers and the media, several fast fashion brands have started to adopt more sustainable practices, being that one of the strategies chosen was the introduction of sustainable line extensions. Hence, it becomes relevant to understand its real impact on brand image. In this sense, the present study aims at a better understanding of the influence of sustainable lines in the brand image of fast fashion brands. This explanatory research uses a quantitative mono-method study and a non-probabilistic convenience sampling technique. The data was collected through an online questionnaire on a cross-sectional time horizon and analysed with statistical techniques in IBM SPSS Statistics 25. A total of 619 valid responses were collected. According to the results obtained, in addition to having a strong brand image, fast fashion brands should introduce sustainable lines with an image similar to their conventional products in order for these lines to be successful and positively influence the brand image. At the academic level, the study contributes to the theoretical development of a topic that, although current, is little explored. At a practical level, it aims to assist fast fashion brands in developing strategies associated with the introduction of a sustainable line extension.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, AnaRepositório da Universidade de LisboaCosta, Maria Beatriz Pereira Martinho da2020-12-24T12:44:50Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20673porCosta, Maria Beatriz Pereira Martinho da (2020). "Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:21.676046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca |
title |
Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca |
spellingShingle |
Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca Costa, Maria Beatriz Pereira Martinho da Fast Fashion Sustentabilidade Extensões de Marca Extensões de Marca Sustentáveis Imagem de Marca Congruência Percebida Sustainability Brand Extensions Sustainable Brand Extensions Brand Image Perceived Fit |
title_short |
Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca |
title_full |
Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca |
title_fullStr |
Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca |
title_full_unstemmed |
Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca |
title_sort |
Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca |
author |
Costa, Maria Beatriz Pereira Martinho da |
author_facet |
Costa, Maria Beatriz Pereira Martinho da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Ana Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Beatriz Pereira Martinho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fast Fashion Sustentabilidade Extensões de Marca Extensões de Marca Sustentáveis Imagem de Marca Congruência Percebida Sustainability Brand Extensions Sustainable Brand Extensions Brand Image Perceived Fit |
topic |
Fast Fashion Sustentabilidade Extensões de Marca Extensões de Marca Sustentáveis Imagem de Marca Congruência Percebida Sustainability Brand Extensions Sustainable Brand Extensions Brand Image Perceived Fit |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-24T12:44:50Z 2020-11 2020-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20673 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, Maria Beatriz Pereira Martinho da (2020). "Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131145794748416 |