Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Beatriz Pereira Martinho da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20673
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_df2f84767856b9780f5639e56f427150
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marcaFast FashionSustentabilidadeExtensões de MarcaExtensões de Marca SustentáveisImagem de MarcaCongruência PercebidaSustainabilityBrand ExtensionsSustainable Brand ExtensionsBrand ImagePerceived FitMestrado em MarketingA integração da sustentabilidade desde a produção de vestuário até ao seu fornecimento é cada vez mais valorizada pelo consumidor que está mais consciente dos impactos negativos associados à indústria da moda. Juntamente com a pressão de ONGs, designers e media, várias marcas de fast fashion começaram a adotar práticas mais sustentáveis, sendo que uma das estratégias escolhidas foi a introdução de extensões de linha sustentáveis. Como tal, torna-se relevante perceber qual o seu impacto na imagem de marca. Neste sentido, o presente estudo visa uma melhor compreensão da influência de linhas sustentáveis na imagem de marca de marcas de fast fashion. A investigação é de natureza explanatória, utiliza um tipo de estudo mono-método quantitativo e a técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram recolhidos através de um inquérito com base num questionário online, num horizonte temporal cross-sectional, sendo posteriormente analisados através de técnicas estatísticas no IBM SPSS Statistics 25. No total, obtiveram-se 619 respostas válidas. Segundo os resultados obtidos, as marcas de fast fashion, além de possuírem uma imagem de marca forte, devem introduzir linhas sustentáveis com uma imagem semelhante aos seus produtos convencionais, para que estas sejam bem-sucedidas e influenciem positivamente a imagem de marca. Ao nível académico, a dissertação contribui para o desenvolvimento teórico de um tema bastante atual, porém pouco investigado. Ao nível prático, visa auxiliar marcas de fast fashion no desenvolvimento de estratégias associadas à introdução de uma extensão de linha sustentável.The integration of sustainability from the production of clothing to its supply is increasingly valued by consumers who are more aware of the negative impacts associated with the fashion industry. Along with the pressure from NGOs, designers and the media, several fast fashion brands have started to adopt more sustainable practices, being that one of the strategies chosen was the introduction of sustainable line extensions. Hence, it becomes relevant to understand its real impact on brand image. In this sense, the present study aims at a better understanding of the influence of sustainable lines in the brand image of fast fashion brands. This explanatory research uses a quantitative mono-method study and a non-probabilistic convenience sampling technique. The data was collected through an online questionnaire on a cross-sectional time horizon and analysed with statistical techniques in IBM SPSS Statistics 25. A total of 619 valid responses were collected. According to the results obtained, in addition to having a strong brand image, fast fashion brands should introduce sustainable lines with an image similar to their conventional products in order for these lines to be successful and positively influence the brand image. At the academic level, the study contributes to the theoretical development of a topic that, although current, is little explored. At a practical level, it aims to assist fast fashion brands in developing strategies associated with the introduction of a sustainable line extension.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, AnaRepositório da Universidade de LisboaCosta, Maria Beatriz Pereira Martinho da2020-12-24T12:44:50Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20673porCosta, Maria Beatriz Pereira Martinho da (2020). "Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:21.676046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca
title Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca
spellingShingle Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca
Costa, Maria Beatriz Pereira Martinho da
Fast Fashion
Sustentabilidade
Extensões de Marca
Extensões de Marca Sustentáveis
Imagem de Marca
Congruência Percebida
Sustainability
Brand Extensions
Sustainable Brand Extensions
Brand Image
Perceived Fit
title_short Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca
title_full Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca
title_fullStr Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca
title_full_unstemmed Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca
title_sort Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca
author Costa, Maria Beatriz Pereira Martinho da
author_facet Costa, Maria Beatriz Pereira Martinho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Ana
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Beatriz Pereira Martinho da
dc.subject.por.fl_str_mv Fast Fashion
Sustentabilidade
Extensões de Marca
Extensões de Marca Sustentáveis
Imagem de Marca
Congruência Percebida
Sustainability
Brand Extensions
Sustainable Brand Extensions
Brand Image
Perceived Fit
topic Fast Fashion
Sustentabilidade
Extensões de Marca
Extensões de Marca Sustentáveis
Imagem de Marca
Congruência Percebida
Sustainability
Brand Extensions
Sustainable Brand Extensions
Brand Image
Perceived Fit
description Mestrado em Marketing
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24T12:44:50Z
2020-11
2020-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20673
url http://hdl.handle.net/10400.5/20673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Maria Beatriz Pereira Martinho da (2020). "Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marca". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131145794748416