Conciliar o novo turista com destinos sol e praia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael, Mário Nuno Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/14264
Resumo: Um destino de sol e praia, nos dias de hoje, trava uma luta constante para manter ou criar atributos que sejam capazes de atrair turistas às suas costas; torna-se por isso importante conhecer o que permite deixar todos esses turistas “agarrados” ao destino promovendo a volta ao mesmo, tantas vezes quantas as possíveis. Explorar os níveis de lealdade apresentados por (Oliver, 1999) num destino como o Algarve numa tentativa de perceber a persistência deste tipo de destinos, focando neste caso os turistas não residentes, pela importância que este tipo de mercados representa para a sustentabilidade do destino. Pretende-se perceber o que influencia a duração da estadia e a relação do turista com o destino – compromisso - e como se relacionam com aquelas construções teóricas, recorrendo à Análise de Equações Estruturais para a sua concretização, tentando contribuir desta forma para a compreensão das dinâmicas que continuam a promover a escolha destes destinos nos dias de hoje.
id RCAP_df3552a69fbaeb5bb2546503a30feb38
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/14264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conciliar o novo turista com destinos sol e praiaCaso do AlgarveLealdade cognitivaLealdade afetivaLealdade conativaLealdade na açãoDuração da estadiaCompromisso com o destinoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoUm destino de sol e praia, nos dias de hoje, trava uma luta constante para manter ou criar atributos que sejam capazes de atrair turistas às suas costas; torna-se por isso importante conhecer o que permite deixar todos esses turistas “agarrados” ao destino promovendo a volta ao mesmo, tantas vezes quantas as possíveis. Explorar os níveis de lealdade apresentados por (Oliver, 1999) num destino como o Algarve numa tentativa de perceber a persistência deste tipo de destinos, focando neste caso os turistas não residentes, pela importância que este tipo de mercados representa para a sustentabilidade do destino. Pretende-se perceber o que influencia a duração da estadia e a relação do turista com o destino – compromisso - e como se relacionam com aquelas construções teóricas, recorrendo à Análise de Equações Estruturais para a sua concretização, tentando contribuir desta forma para a compreensão das dinâmicas que continuam a promover a escolha destes destinos nos dias de hoje.A sun and sand destination, nowadays, struggles to keep or create attributes that should be able to attract tourists to their shores; it becomes relevant to know what allows the bound between tourist and destination to be kept, promoting the return of the visitor as many times as possible. Exploiting the loyalty levels presented by (Oliver, 1999) in a destination such as Algarve, as un attempt to understand the persistence of those destinations, focusing in non-resident visitors, by the importance that such markets have to the sustainability of Algarve seems to be a good starting point. The goal is to understand how the length of stay and the commitment to the destination are determined by those theoretical constructs, supporting those studies in Structural Equation Modeling, in such a way that could deliver a contribution to comprehend the dynamics that still promotes the choice of these destinations today and in the future.Correia, AntóniaRepositório ComumRafael, Mário Nuno Ferreira2016-07-08T13:50:44Z2016-06-062016-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14264TID:201206668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:00.200387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conciliar o novo turista com destinos sol e praia
Caso do Algarve
title Conciliar o novo turista com destinos sol e praia
spellingShingle Conciliar o novo turista com destinos sol e praia
Rafael, Mário Nuno Ferreira
Lealdade cognitiva
Lealdade afetiva
Lealdade conativa
Lealdade na ação
Duração da estadia
Compromisso com o destino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Conciliar o novo turista com destinos sol e praia
title_full Conciliar o novo turista com destinos sol e praia
title_fullStr Conciliar o novo turista com destinos sol e praia
title_full_unstemmed Conciliar o novo turista com destinos sol e praia
title_sort Conciliar o novo turista com destinos sol e praia
author Rafael, Mário Nuno Ferreira
author_facet Rafael, Mário Nuno Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Antónia
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael, Mário Nuno Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Lealdade cognitiva
Lealdade afetiva
Lealdade conativa
Lealdade na ação
Duração da estadia
Compromisso com o destino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Lealdade cognitiva
Lealdade afetiva
Lealdade conativa
Lealdade na ação
Duração da estadia
Compromisso com o destino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Um destino de sol e praia, nos dias de hoje, trava uma luta constante para manter ou criar atributos que sejam capazes de atrair turistas às suas costas; torna-se por isso importante conhecer o que permite deixar todos esses turistas “agarrados” ao destino promovendo a volta ao mesmo, tantas vezes quantas as possíveis. Explorar os níveis de lealdade apresentados por (Oliver, 1999) num destino como o Algarve numa tentativa de perceber a persistência deste tipo de destinos, focando neste caso os turistas não residentes, pela importância que este tipo de mercados representa para a sustentabilidade do destino. Pretende-se perceber o que influencia a duração da estadia e a relação do turista com o destino – compromisso - e como se relacionam com aquelas construções teóricas, recorrendo à Análise de Equações Estruturais para a sua concretização, tentando contribuir desta forma para a compreensão das dinâmicas que continuam a promover a escolha destes destinos nos dias de hoje.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-08T13:50:44Z
2016-06-06
2016-06-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/14264
TID:201206668
url http://hdl.handle.net/10400.26/14264
identifier_str_mv TID:201206668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135487181455360