O raciocínio geométrico de alunos do 9º ano no estudo da circunferência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Maria Mariana Alexandre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33443
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
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A análise do raciocínio geométrico dos alunos a nível da estruturação espacial e do domínio de conceitos será feita com base no trabalho desenvolvido por van Hiele, seguindo este estudo uma metodologia de carácter qualitativo e interpretativo com recurso às videogravações das aulas, às observações por mim registadas em diário de bordo e aos documentos produzidos pelos alunos da turma durante as atividades realizadas durante a subunidade. Os resultados obtidos mostram que os alunos, na sua generalidade, recorrem frequentemente e de forma natural ao reconhecimento visual de objetos geométricos, sendo muitas vezes “enganados” pela posição ou pelo aspeto geral desses mesmos objetivos. O processo de formulação de generalizações é bastante intuitivo, sendo realizado com alguma facilidade por parte dos alunos, baseando-se ainda em verificações empíricas de exemplos concretos. Os alunos mostram evolução no reconhecimento de propriedades matemáticas que vão para além dos atributos físicos dos objetos. O reconhecimento dos objetos em estudo evolui de um processo meramente visual para o recurso a definições. Já no processo de classificação, os estudantes demonstram bastantes dificuldades em hierarquizar alguns conceitos, mesmo que estes pareçam bem assimilados. Uma vez presentes os conceitos e as propriedades a utilizar, os alunos manifestam alguma dificuldade em relacionar e articular os mesmos, apresentando algumas incoerências e erros científicos.This investigation is based on the teaching of the subunit: “Angles and circumference” included on the subject of Mathematics from the 9th grade. It seeks to analyze the geometrical reasoning of the students in the study of the circumference, mainly, it is intended to understand the spatial structuring and the domain of the concepts students made in the study of the subunit and which are their main difficulties on this matter. The analyzes of the geometrical reasoning of the students in terms of spatial structuring and the domain of the concepts will be based on the results of the work developed by van Hiele. In this way, my investigation follows a qualitative and interpretative methodology, applied by using video recording of the classes, important notes registered on my research log and documents completed by the students during the activities undertaken during this subunit. The results obtained show that students, generally, often and naturally use the visual perception to make the recognition of the geometrical objects, therefore, several times they end up being wrongly deceived by the position or the general look of those objects. The process of generalization is quite intuitive and it can be easily by part of the students, even though based on empirical statements of concrete examples. Students show evolution in the recognition of mathematical properties that go beyond the physical attributes of objects. The recognition of the objects under study evolves from a merely visual process to the use of definitions. In what regards the process of classification, students demonstrate several difficulties in ranking some concepts, even if these look to be well assimilated. Although these concepts and mathematical properties seem to be well identified, students reveal some difficulty in relating and articulate them, presenting some incoherence and scientific errors.Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-Sezinando, Helena M. E., 1960-Repositório da Universidade de LisboaGuerreiro, Maria Mariana Alexandre2018-05-17T14:03:42Z20172017-10-092017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33443TID:201916703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:29.961236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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