Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, S.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Schefer, R., Blank, T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12357
Resumo: Os estudos de cinema têm vindo a construir-se em torno do filme de ficção, dentro de um paradigma predominantemente estético, autoral e nacional. Apesar de constituírem a maior parte da produção mundial, os filmes de não-ficção – uma categoria alargada, de metragem variada, que inclui diferentes géneros – têm sido marginalizados ou excluídos das várias histórias e historiografias do cinema, nacionais e internacionais. Esta introdução ao dossier “Outros Filmes”, começa por delinear o surgimento, na década de 1990, dentro e fora da academia, de perspectivas críticas que permitiram a valorização destes filmes e, por conseguinte, o seu estudo. É tendo em conta este contexto internacional que se apresenta um breve balanço do panorama português e brasileiro. O objectivo do dossier, a partir dos seus 6 artigos (a maior parte dos quais sobre o filme amador e o filme de actualidades), é lançar as bases para uma discussão mais vasta sobre o modo como os “outros filmes” podem (devem?) levar-nos a repensar os estudos de cinema e das imagens em movimento.
id RCAP_df488e17f9e7b023322f763798f52925
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12357
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”Não-ficçãoFilme amadorFilme de actualidadesPortugalBrasilOs estudos de cinema têm vindo a construir-se em torno do filme de ficção, dentro de um paradigma predominantemente estético, autoral e nacional. Apesar de constituírem a maior parte da produção mundial, os filmes de não-ficção – uma categoria alargada, de metragem variada, que inclui diferentes géneros – têm sido marginalizados ou excluídos das várias histórias e historiografias do cinema, nacionais e internacionais. Esta introdução ao dossier “Outros Filmes”, começa por delinear o surgimento, na década de 1990, dentro e fora da academia, de perspectivas críticas que permitiram a valorização destes filmes e, por conseguinte, o seu estudo. É tendo em conta este contexto internacional que se apresenta um breve balanço do panorama português e brasileiro. O objectivo do dossier, a partir dos seus 6 artigos (a maior parte dos quais sobre o filme amador e o filme de actualidades), é lançar as bases para uma discussão mais vasta sobre o modo como os “outros filmes” podem (devem?) levar-nos a repensar os estudos de cinema e das imagens em movimento.Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2017-01-16T14:22:49Z2016-01-01T00:00:00Z20162019-04-22T11:49:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/12357por2183-175010.14591/aniki.v3n2.263Sampaio, S.Schefer, R.Blank, T.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:18Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:06.688876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”
title Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”
spellingShingle Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”
Sampaio, S.
Não-ficção
Filme amador
Filme de actualidades
Portugal
Brasil
title_short Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”
title_full Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”
title_fullStr Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”
title_full_unstemmed Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”
title_sort Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”
author Sampaio, S.
author_facet Sampaio, S.
Schefer, R.
Blank, T.
author_role author
author2 Schefer, R.
Blank, T.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, S.
Schefer, R.
Blank, T.
dc.subject.por.fl_str_mv Não-ficção
Filme amador
Filme de actualidades
Portugal
Brasil
topic Não-ficção
Filme amador
Filme de actualidades
Portugal
Brasil
description Os estudos de cinema têm vindo a construir-se em torno do filme de ficção, dentro de um paradigma predominantemente estético, autoral e nacional. Apesar de constituírem a maior parte da produção mundial, os filmes de não-ficção – uma categoria alargada, de metragem variada, que inclui diferentes géneros – têm sido marginalizados ou excluídos das várias histórias e historiografias do cinema, nacionais e internacionais. Esta introdução ao dossier “Outros Filmes”, começa por delinear o surgimento, na década de 1990, dentro e fora da academia, de perspectivas críticas que permitiram a valorização destes filmes e, por conseguinte, o seu estudo. É tendo em conta este contexto internacional que se apresenta um breve balanço do panorama português e brasileiro. O objectivo do dossier, a partir dos seus 6 artigos (a maior parte dos quais sobre o filme amador e o filme de actualidades), é lançar as bases para uma discussão mais vasta sobre o modo como os “outros filmes” podem (devem?) levar-nos a repensar os estudos de cinema e das imagens em movimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-01-16T14:22:49Z
2019-04-22T11:49:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/12357
url http://hdl.handle.net/10071/12357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-1750
10.14591/aniki.v3n2.263
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
publisher.none.fl_str_mv Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134843683995648