Formas de interação entre escrita e oralidade no ensino de géneros de texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Aurora Maria Barradas Teles
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19592
Resumo: Anexos para consulta (DVD) - TCD 3432
id RCAP_df547df0c32ab3beeeff617ef465bd66
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formas de interação entre escrita e oralidade no ensino de géneros de textogéneros de textoTextual genresensinoeducationportuguêsPortugueseespanholSpanishescritawritten skillsoralidadeoral skillssequência didáticadidactic sequenceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAnexos para consulta (DVD) - TCD 3432O presente relatório divide-se em duas partes essenciais. Na primeira parte, é apresentado o enquadramento teórico que subjaz à didática de géneros de texto no ensino da língua materna e estrangeira, atendendo à sua dimensão pragmática e comunicacional. Neste contexto, é dada relevância a atividades pedagógicas estruturadas – designadas como sequências didáticas – e às vantagens decorrentes do recurso a géneros textuais escritos, orais e mistos para o desenvolvimento de competências associadas à escrita e à oralidade, duas dimensões linguísticas cuja importância é defendida. Na segunda parte deste relatório, procede-se à descrição e análise reflexiva da implementação de sequências didáticas relativas a géneros escritos, orais e mistos numa turma de 8.º ano e noutra de 10.º ano, no âmbito das disciplinas de Português e Espanhol. No caso do Português, é evidenciada a eficácia pedagógica de processos de retextualização do registo oral para o escrito em relação a um género textual misto – a entrevista. No caso do Espanhol, é avaliada sobretudo a eficácia da passagem de um género escrito para um género oral, através da exposição oral de cartazes informativos.This report is made out of two main parts. First, the theoretical background behind the teaching of textual genres in native and foreign language education is brought forth, bearing in mind the pragmatic and communicational aspects of language. A special kind of structured teaching activities – the so-called didactic sequences – is then highlighted alongside the usage of oral, written and mixed textual genres as they promote the development of written and oral skills, which are assumed to be extremely important from an educational point of view. In the second part of this report, the practical implementation of didactic sequences concerning oral, written and mixed textual genres is described and reflected upon, in the learning context of an 8th grade and a 10th grade of Portuguese and Spanish language classes. As far as the Portuguese language is concerned, the effectiveness of using retextualization processes in a mixed genre – the interview – is shown. With the Spanish language, the efficiency of converting a written genre to an oral genre, through the oral presentation of informative posters, is also assessed.Coutinho, Maria Antónia Diniz CaetanoFernández, Alberto MadronaRUNAntunes, Aurora Maria Barradas Teles2016-12-16T11:35:25Z2015-12-142015-09-162015-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19592TID:201002930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:19Zoai:run.unl.pt:10362/19592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:33.379196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formas de interação entre escrita e oralidade no ensino de géneros de texto
title Formas de interação entre escrita e oralidade no ensino de géneros de texto
spellingShingle Formas de interação entre escrita e oralidade no ensino de géneros de texto
Antunes, Aurora Maria Barradas Teles
géneros de texto
Textual genres
ensino
education
português
Portuguese
espanhol
Spanish
escrita
written skills
oralidade
oral skills
sequência didática
didactic sequence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Formas de interação entre escrita e oralidade no ensino de géneros de texto
title_full Formas de interação entre escrita e oralidade no ensino de géneros de texto
title_fullStr Formas de interação entre escrita e oralidade no ensino de géneros de texto
title_full_unstemmed Formas de interação entre escrita e oralidade no ensino de géneros de texto
title_sort Formas de interação entre escrita e oralidade no ensino de géneros de texto
author Antunes, Aurora Maria Barradas Teles
author_facet Antunes, Aurora Maria Barradas Teles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Maria Antónia Diniz Caetano
Fernández, Alberto Madrona
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Aurora Maria Barradas Teles
dc.subject.por.fl_str_mv géneros de texto
Textual genres
ensino
education
português
Portuguese
espanhol
Spanish
escrita
written skills
oralidade
oral skills
sequência didática
didactic sequence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic géneros de texto
Textual genres
ensino
education
português
Portuguese
espanhol
Spanish
escrita
written skills
oralidade
oral skills
sequência didática
didactic sequence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Anexos para consulta (DVD) - TCD 3432
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
2015-09-16
2015-12-14T00:00:00Z
2016-12-16T11:35:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19592
TID:201002930
url http://hdl.handle.net/10362/19592
identifier_str_mv TID:201002930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137887243993088