A Importância da perceção comunicacional nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camilo-Alves, António
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pinto, João Carlos Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/2696
Resumo: No presente trabalho, assente em pesquisa bibliográfica, tivemos como objetivo geral compreender a importância da comunicação em termos globais e, mais especificamente, na componente percetiva dentro das organizações. A comunicação dentro de uma organização desempenha um papel crucial e a sua eficácia depende não só de diversos conhecimentos e habilidades, como também da compreensão da emoção por detrás da mensagem. Neste contexto, importa aprofundar os conceitos de comunicação no âmbito das organizações e em que medida se interligam e determinam a forma como uma mensagem é emitida e como é recebida. Podemos concluir que a perceção que um indivíduo tem de si mesmo e como perceciona os outros influencia substancialmente a comunicação interna em sede organizacional. A linguagem escrita e oral é uma ferramenta importante na partilha de ideias e sentimentos e para o sentido de pertença dentro das organizações. É com base na comunicação que um indivíduo compreende e participa na dinâmica da sua organização.
id RCAP_df572222e75151881151a019f8ceda56
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/2696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Importância da perceção comunicacional nas organizaçõescomunicaçãocomunicação internaorganizaçõesperceçãocommunicationintercommunicationorganizationsperceptionNo presente trabalho, assente em pesquisa bibliográfica, tivemos como objetivo geral compreender a importância da comunicação em termos globais e, mais especificamente, na componente percetiva dentro das organizações. A comunicação dentro de uma organização desempenha um papel crucial e a sua eficácia depende não só de diversos conhecimentos e habilidades, como também da compreensão da emoção por detrás da mensagem. Neste contexto, importa aprofundar os conceitos de comunicação no âmbito das organizações e em que medida se interligam e determinam a forma como uma mensagem é emitida e como é recebida. Podemos concluir que a perceção que um indivíduo tem de si mesmo e como perceciona os outros influencia substancialmente a comunicação interna em sede organizacional. A linguagem escrita e oral é uma ferramenta importante na partilha de ideias e sentimentos e para o sentido de pertença dentro das organizações. É com base na comunicação que um indivíduo compreende e participa na dinâmica da sua organização.In the present work, based on bibliographical research, our main objective was to understand the importance of communication in general terms and, more specifically, as a perspective component within organizations. Communication within an organization plays a crucial role and its efficacy depends not only on diverse knowledge and skills, but also on the comprehension of the emotion behind the message. In this context, it is important to further explore the concepts of communication and to grasp to what extent they are interconnected and to determine how a message is issued and how it is received. We can conclude that the perception that an individual has of himself/herself and how he/she perceives others substantially influences internal communication within an organization. Written and oral language is an important tool for sharing ideas, feelings and a sense of belonging. It is based on communication that an individual understands and participates in the dynamics of an organization.Ediual2016-09-19T15:49:22Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/2696por1647-2284Camilo-Alves, AntónioPinto, João Carlos Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:09:05Zoai:repositorio.ual.pt:11144/2696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:40.124803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da perceção comunicacional nas organizações
title A Importância da perceção comunicacional nas organizações
spellingShingle A Importância da perceção comunicacional nas organizações
Camilo-Alves, António
comunicação
comunicação interna
organizações
perceção
communication
intercommunication
organizations
perception
title_short A Importância da perceção comunicacional nas organizações
title_full A Importância da perceção comunicacional nas organizações
title_fullStr A Importância da perceção comunicacional nas organizações
title_full_unstemmed A Importância da perceção comunicacional nas organizações
title_sort A Importância da perceção comunicacional nas organizações
author Camilo-Alves, António
author_facet Camilo-Alves, António
Pinto, João Carlos Araújo
author_role author
author2 Pinto, João Carlos Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camilo-Alves, António
Pinto, João Carlos Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
comunicação interna
organizações
perceção
communication
intercommunication
organizations
perception
topic comunicação
comunicação interna
organizações
perceção
communication
intercommunication
organizations
perception
description No presente trabalho, assente em pesquisa bibliográfica, tivemos como objetivo geral compreender a importância da comunicação em termos globais e, mais especificamente, na componente percetiva dentro das organizações. A comunicação dentro de uma organização desempenha um papel crucial e a sua eficácia depende não só de diversos conhecimentos e habilidades, como também da compreensão da emoção por detrás da mensagem. Neste contexto, importa aprofundar os conceitos de comunicação no âmbito das organizações e em que medida se interligam e determinam a forma como uma mensagem é emitida e como é recebida. Podemos concluir que a perceção que um indivíduo tem de si mesmo e como perceciona os outros influencia substancialmente a comunicação interna em sede organizacional. A linguagem escrita e oral é uma ferramenta importante na partilha de ideias e sentimentos e para o sentido de pertença dentro das organizações. É com base na comunicação que um indivíduo compreende e participa na dinâmica da sua organização.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-09-19T15:49:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/2696
url http://hdl.handle.net/11144/2696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-2284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ediual
publisher.none.fl_str_mv Ediual
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136797992681472