De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Carla Preciosa Braga
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Magalhães, Sara, Cruz-Santos, Anabela, Cabecinhas, Rosa, Nogueira, Conceição
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33043
Resumo: (Excerto da introdução) Enquanto formadores da opinião pública, os meios de comunicação social assumem um papel fundamental na (re)construção de identidades e (inter)subjetividades, pelo que a forma como incorporam as questões relacionadas com a igualdade de género nas suas práticas organizacionais adquire suma importância. A atenção pública nos média (informativos) e na sua relação com as (des)igualdades de género não é recente. Na IV Conferência Mundial sobre a Mulher, aquando da adoção da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim (1995), destacou-se a importância reduzida que as organizações mediáticas atribuíam às questões de género (UN, 1995). No contexto europeu, a Estratégia do Conselho da Europa para a Promoção da Igualdade de Género (2014-2017) incentiva à veiculação de conteúdos jornalísticos que promovam a igualdade de género e à participação equilibrada de mulheres e homens nas organizações mediáticas, nomeadamente em posições de tomada de decisão. Em Portugal, o V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação (2014-2017) contempla os meios de comunicação social como área estratégica, apelando à capacitação das/os profissionais dos média para as questões de género, à monitorização de conteúdos jornalísticos, bem como à promoção da igualdade de género junto dos públicos mediáticos.
id RCAP_df57b18f5030053c437f4b2ecb440de1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33043
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivoEstudos de géneroOpinião públicaMédiaJornalismoCiências Sociais::Ciências da Comunicação(Excerto da introdução) Enquanto formadores da opinião pública, os meios de comunicação social assumem um papel fundamental na (re)construção de identidades e (inter)subjetividades, pelo que a forma como incorporam as questões relacionadas com a igualdade de género nas suas práticas organizacionais adquire suma importância. A atenção pública nos média (informativos) e na sua relação com as (des)igualdades de género não é recente. Na IV Conferência Mundial sobre a Mulher, aquando da adoção da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim (1995), destacou-se a importância reduzida que as organizações mediáticas atribuíam às questões de género (UN, 1995). No contexto europeu, a Estratégia do Conselho da Europa para a Promoção da Igualdade de Género (2014-2017) incentiva à veiculação de conteúdos jornalísticos que promovam a igualdade de género e à participação equilibrada de mulheres e homens nas organizações mediáticas, nomeadamente em posições de tomada de decisão. Em Portugal, o V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação (2014-2017) contempla os meios de comunicação social como área estratégica, apelando à capacitação das/os profissionais dos média para as questões de género, à monitorização de conteúdos jornalísticos, bem como à promoção da igualdade de género junto dos públicos mediáticos.Projeto de investigação “O género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista” (PTDC/CCI-COM/114182/2009), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE), e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoCerqueira, Carla Preciosa BragaMagalhães, SaraCruz-Santos, AnabelaCabecinhas, RosaNogueira, Conceição20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33043por978-989-8600-28-8http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1993/1913info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:59.628556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo
title De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo
spellingShingle De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo
Cerqueira, Carla Preciosa Braga
Estudos de género
Opinião pública
Média
Jornalismo
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo
title_full De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo
title_fullStr De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo
title_full_unstemmed De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo
title_sort De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo
author Cerqueira, Carla Preciosa Braga
author_facet Cerqueira, Carla Preciosa Braga
Magalhães, Sara
Cruz-Santos, Anabela
Cabecinhas, Rosa
Nogueira, Conceição
author_role author
author2 Magalhães, Sara
Cruz-Santos, Anabela
Cabecinhas, Rosa
Nogueira, Conceição
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Carla Preciosa Braga
Magalhães, Sara
Cruz-Santos, Anabela
Cabecinhas, Rosa
Nogueira, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de género
Opinião pública
Média
Jornalismo
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Estudos de género
Opinião pública
Média
Jornalismo
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description (Excerto da introdução) Enquanto formadores da opinião pública, os meios de comunicação social assumem um papel fundamental na (re)construção de identidades e (inter)subjetividades, pelo que a forma como incorporam as questões relacionadas com a igualdade de género nas suas práticas organizacionais adquire suma importância. A atenção pública nos média (informativos) e na sua relação com as (des)igualdades de género não é recente. Na IV Conferência Mundial sobre a Mulher, aquando da adoção da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim (1995), destacou-se a importância reduzida que as organizações mediáticas atribuíam às questões de género (UN, 1995). No contexto europeu, a Estratégia do Conselho da Europa para a Promoção da Igualdade de Género (2014-2017) incentiva à veiculação de conteúdos jornalísticos que promovam a igualdade de género e à participação equilibrada de mulheres e homens nas organizações mediáticas, nomeadamente em posições de tomada de decisão. Em Portugal, o V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação (2014-2017) contempla os meios de comunicação social como área estratégica, apelando à capacitação das/os profissionais dos média para as questões de género, à monitorização de conteúdos jornalísticos, bem como à promoção da igualdade de género junto dos públicos mediáticos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/33043
url http://hdl.handle.net/1822/33043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8600-28-8
http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1993/1913
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132500774092800