Pandemia COVID-19: O Papel do Interno de Formação Específica em Anestesiologia na Educação e Segurança dos Profissionais de Saúde
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25751/rspa.20262 |
Resumo: | Introdução: Numa crise de saúde pública, como a provocada pelo vírus SARS-CoV-2, os profissionais de saúde são o epicentro da resposta do sistema de saúde devendo a sua proteção ser uma prioridade. Este trabalho tem como objetivo demonstrar o papel do médico interno de formação específica (IFE) de Anestesiologia na educação e segurança dos profissionais de saúde em contexto de pandemia COVID-19. Material e Métodos: Trabalho descritivo e retrospetivo acerca da metodologia de formação utilizada por um grupo de médicos, especialistas e IFE, de Anestesiologia com início em março de 2020, num Centro Hospitalar Universitário. Resultados: Os IFE de Anestesiologia contribuíram para a construção de recursos cognitivos e formação na utilização do equipamento de proteção individual (EPI). No total formaram-se 248 profissionais de saúde: 98 médicos anestesiologistas, 15 médicos de outras especialidade, 75 enfermeiros, 20 assistentes e 40 técnicos operacionais. Discussão: O surto da COVID-19 mudou o mundo e a realidade dos profissionais de saúde, que correm um risco significativo, de contrair a infeção. A nova realidade representa um desafio em termos de segurança biológica. Face à evidência de que o uso apropriado de EPI reduz as taxas de transmissão da doença e protege a equipa, é essencial que todos os envolventes entendam o seu papel na redução da transmissão, sendo a sua formação crucial. Conclusão: Os médicos, especialistas e IFE de Anestesiologia tiveram um papel importante na formação dos profissionais nesta pandemia, contribuindo, para a redução da infeção entre os profissionais e disseminação da doença, aumentado a segurança global. |
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Pandemia COVID-19: O Papel do Interno de Formação Específica em Anestesiologia na Educação e Segurança dos Profissionais de SaúdePandemia COVID-19: O Papel do Interno de Formação Específica em Anestesiologia na Educação e Segurança dos Profissionais de SaúdeArtigo OriginalIntrodução: Numa crise de saúde pública, como a provocada pelo vírus SARS-CoV-2, os profissionais de saúde são o epicentro da resposta do sistema de saúde devendo a sua proteção ser uma prioridade. Este trabalho tem como objetivo demonstrar o papel do médico interno de formação específica (IFE) de Anestesiologia na educação e segurança dos profissionais de saúde em contexto de pandemia COVID-19. Material e Métodos: Trabalho descritivo e retrospetivo acerca da metodologia de formação utilizada por um grupo de médicos, especialistas e IFE, de Anestesiologia com início em março de 2020, num Centro Hospitalar Universitário. Resultados: Os IFE de Anestesiologia contribuíram para a construção de recursos cognitivos e formação na utilização do equipamento de proteção individual (EPI). No total formaram-se 248 profissionais de saúde: 98 médicos anestesiologistas, 15 médicos de outras especialidade, 75 enfermeiros, 20 assistentes e 40 técnicos operacionais. Discussão: O surto da COVID-19 mudou o mundo e a realidade dos profissionais de saúde, que correm um risco significativo, de contrair a infeção. A nova realidade representa um desafio em termos de segurança biológica. Face à evidência de que o uso apropriado de EPI reduz as taxas de transmissão da doença e protege a equipa, é essencial que todos os envolventes entendam o seu papel na redução da transmissão, sendo a sua formação crucial. Conclusão: Os médicos, especialistas e IFE de Anestesiologia tiveram um papel importante na formação dos profissionais nesta pandemia, contribuindo, para a redução da infeção entre os profissionais e disseminação da doença, aumentado a segurança global.Introduction: In a public health crisis, as the one caused by SARSCoV- 2, hospital staff are the frontline in the response of healthcare system and their safety should be a priority. The purpose of this paper is to argue the role of Anaesthesiology residents in the training and overall safety of healthcare professionals during COVID-19 pandemic. Material and Methods: Descriptive retrospective study on training methodology used by a group of anesthesiologists. doctors and residents. The project started on March 16th 2020 to date in a University Hospital Center. Results: The anaesthesiologists residents collaborated in the building of cognitive resources and taught how and when to use correctly a personal protection equipment (PPE). In total 248 professionals were trained: 98 anaesthesiology doctors, 15 doctors from other departments, 75 nurses, 30 health assistants and 40 technicians. Discussion: COVID-19 outbreak changed radically the world and consequently healthcare staff reality, who are taken a significant risk of contracting the infection. This new life represents a huge challenge in terms of biological safety. Evidence shows that a correct use of PPE reduces the transmission rate and protects the team, so it is of paramount that each of those involved take their vital role to decrease the spread of the disease. Conclusion: Anaesthesiology doctors and resident had a huge involvement in the training staff process, contributing this way for the reduction of the infection and spread of the disease.Sociedade Portuguesa de Anestesiologia2020-08-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25751/rspa.20262por0871-6099Vieira, AnaInfante, CândidaMendes, EuniceCastro, MafaldaAsseiro, MarianaCamões, PedroNorte, GustavoBernardino, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-23T15:34:50Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:18.004140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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