A tributação automóvel numa perspetiva ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paço, Ana Margarida Alves Leal do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1348
Resumo: As questões ambientais ocupam um lugar central na agenda de Estados e Organizações Internacionais. O direito do ambiente utiliza os impostos como instrumentos da política do ambiente, transmitindo sinais adequados aos mercados no sentido de eliminar ou reduzir distorções ambientais. O crescimento económico tem resultado num desenvolvimento mais do que proporcional do setor automóvel e, consequentemente um aumento nas emissões de gases com efeito de estufa, danificando, progressivamente, o meio ambiente. Com o intuito de reduzir estes efeitos, diversas medidas têm sido adotadas pelo governo português e pelos governos de diferentes países, de entre os quais se destaca o incentivo à aquisição de veículos com emissões reduzidas. Numa era de total dependência dos automóveis, a necessidade de alternativas aos combustíveis fósseis através da aplicação de medidas, quer ambientais, quer fiscais internas de cada país, têm resultado em esforços cujo objetivo é tornar os automóveis um meio mais ecológico. A reforma da tributação automóvel implementada através da Lei 22-A/2007 de 29 de junho introduziu o Código do Imposto sobre Veículos (CISV) e o Código do Imposto Único de Circulação (CIUC) sendo inserido na base de tributação, destes, a componente ambiental. Deste modo, são anualmente aplicados, agravamentos às taxas relativamente ao cálculo destes impostos, com o intuito de reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) expelidas para a atmosfera. O caso Volkswagen, relativamente à manipulação das emissões de dióxido de carbono (CO2), veio aumentar o nível de emissões, suscitando várias questões jurídicas em matéria fiscal. Conclui-se com a menção aos carros elétricos como alternativa ao combate das emissões de dióxido de Carbono (CO2) com o objetivo de incentivar as pessoas a adquirir veículos mais ecológicos, em particular os veículos elétricos, tendo para isso, benefícios fiscais, atrativos, em matéria ambiental.
id RCAP_df7772d5428018f5e8cf8facd9bf7731
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1348
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tributação automóvel numa perspetiva ambientalDireito do ambientereforma da tributação automóvelimposto sobre veículosimposto único de circulaçãoreceita fiscalimpostos ambientaisemissões poluentesautomóveisAs questões ambientais ocupam um lugar central na agenda de Estados e Organizações Internacionais. O direito do ambiente utiliza os impostos como instrumentos da política do ambiente, transmitindo sinais adequados aos mercados no sentido de eliminar ou reduzir distorções ambientais. O crescimento económico tem resultado num desenvolvimento mais do que proporcional do setor automóvel e, consequentemente um aumento nas emissões de gases com efeito de estufa, danificando, progressivamente, o meio ambiente. Com o intuito de reduzir estes efeitos, diversas medidas têm sido adotadas pelo governo português e pelos governos de diferentes países, de entre os quais se destaca o incentivo à aquisição de veículos com emissões reduzidas. Numa era de total dependência dos automóveis, a necessidade de alternativas aos combustíveis fósseis através da aplicação de medidas, quer ambientais, quer fiscais internas de cada país, têm resultado em esforços cujo objetivo é tornar os automóveis um meio mais ecológico. A reforma da tributação automóvel implementada através da Lei 22-A/2007 de 29 de junho introduziu o Código do Imposto sobre Veículos (CISV) e o Código do Imposto Único de Circulação (CIUC) sendo inserido na base de tributação, destes, a componente ambiental. Deste modo, são anualmente aplicados, agravamentos às taxas relativamente ao cálculo destes impostos, com o intuito de reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) expelidas para a atmosfera. O caso Volkswagen, relativamente à manipulação das emissões de dióxido de carbono (CO2), veio aumentar o nível de emissões, suscitando várias questões jurídicas em matéria fiscal. Conclui-se com a menção aos carros elétricos como alternativa ao combate das emissões de dióxido de Carbono (CO2) com o objetivo de incentivar as pessoas a adquirir veículos mais ecológicos, em particular os veículos elétricos, tendo para isso, benefícios fiscais, atrativos, em matéria ambiental.2018-01-03T15:31:48Z2018-01-03T15:31:48Z2018-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1348oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1348porhttp://hdl.handle.net/11110/1348201752298Paço, Ana Margarida Alves Leal doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:52:47Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:01:43.972281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tributação automóvel numa perspetiva ambiental
title A tributação automóvel numa perspetiva ambiental
spellingShingle A tributação automóvel numa perspetiva ambiental
Paço, Ana Margarida Alves Leal do
Direito do ambiente
reforma da tributação automóvel
imposto sobre veículos
imposto único de circulação
receita fiscal
impostos ambientais
emissões poluentes
automóveis
title_short A tributação automóvel numa perspetiva ambiental
title_full A tributação automóvel numa perspetiva ambiental
title_fullStr A tributação automóvel numa perspetiva ambiental
title_full_unstemmed A tributação automóvel numa perspetiva ambiental
title_sort A tributação automóvel numa perspetiva ambiental
author Paço, Ana Margarida Alves Leal do
author_facet Paço, Ana Margarida Alves Leal do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paço, Ana Margarida Alves Leal do
dc.subject.por.fl_str_mv Direito do ambiente
reforma da tributação automóvel
imposto sobre veículos
imposto único de circulação
receita fiscal
impostos ambientais
emissões poluentes
automóveis
topic Direito do ambiente
reforma da tributação automóvel
imposto sobre veículos
imposto único de circulação
receita fiscal
impostos ambientais
emissões poluentes
automóveis
description As questões ambientais ocupam um lugar central na agenda de Estados e Organizações Internacionais. O direito do ambiente utiliza os impostos como instrumentos da política do ambiente, transmitindo sinais adequados aos mercados no sentido de eliminar ou reduzir distorções ambientais. O crescimento económico tem resultado num desenvolvimento mais do que proporcional do setor automóvel e, consequentemente um aumento nas emissões de gases com efeito de estufa, danificando, progressivamente, o meio ambiente. Com o intuito de reduzir estes efeitos, diversas medidas têm sido adotadas pelo governo português e pelos governos de diferentes países, de entre os quais se destaca o incentivo à aquisição de veículos com emissões reduzidas. Numa era de total dependência dos automóveis, a necessidade de alternativas aos combustíveis fósseis através da aplicação de medidas, quer ambientais, quer fiscais internas de cada país, têm resultado em esforços cujo objetivo é tornar os automóveis um meio mais ecológico. A reforma da tributação automóvel implementada através da Lei 22-A/2007 de 29 de junho introduziu o Código do Imposto sobre Veículos (CISV) e o Código do Imposto Único de Circulação (CIUC) sendo inserido na base de tributação, destes, a componente ambiental. Deste modo, são anualmente aplicados, agravamentos às taxas relativamente ao cálculo destes impostos, com o intuito de reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) expelidas para a atmosfera. O caso Volkswagen, relativamente à manipulação das emissões de dióxido de carbono (CO2), veio aumentar o nível de emissões, suscitando várias questões jurídicas em matéria fiscal. Conclui-se com a menção aos carros elétricos como alternativa ao combate das emissões de dióxido de Carbono (CO2) com o objetivo de incentivar as pessoas a adquirir veículos mais ecológicos, em particular os veículos elétricos, tendo para isso, benefícios fiscais, atrativos, em matéria ambiental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-03T15:31:48Z
2018-01-03T15:31:48Z
2018-01-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1348
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1348
url http://hdl.handle.net/11110/1348
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1348
201752298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129887376670720