Percepção de riscos dos tripulantes de cabina da SATA Air Açores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/1539 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança. |
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Percepção de riscos dos tripulantes de cabina da SATA Air AçoresSATA Air AçoresAviação CivilPercepção de RiscoSaúdeSegurança AéreaTripulante de CabinaCabin CrewCivil AviationRisk PerceptionDissertação de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança.Os tripulantes de cabina exercem a sua profissão a bordo de aeronaves da aviação civil comercial, onde se encontram expostos aos mais variados tipos de riscos ocupacionais. O aparecimento dos diversos riscos está profundamente ligado à necessidade do homem criar melhores condições de vida e está presente em toda a actividade humana. Porém, nem sempre existe uma ligação entre o risco percebido e o risco real. Este estudo analisa os riscos ocupacionais perspectivados pelos Tripulantes de Cabina da SATA Air Açores, nas diversas dimensões do risco ocupacional como o seu perfil, a severidade, a controlabilidade e a vulnerabilidade. Pretende, também, averiguar o comportamento dos Tripulantes de Cabina no que respeita a situações de risco ocupacional e a sua posição relativamente à profissão que desempenham. Os resultados revelam que a maioria dos tripulantes de Cabina da SATA Air Açores, possui um bom conhecimento acerca dos riscos ocupacionais e que a sua profissão é de risco elevado, particularmente, quando comparada a outras profissões. No geral, são os riscos de natureza física e psicológica que mais afectam os Tripulantes em estudo. O ruído e as vibrações são apontados como geradores de fadiga acrescida e de stress. Efectuar mais de 6 aterragens foi a situação mais referida ao longo deste estudo, não só como geradora de fadiga e stress a vários níveis, mas também como causador de lesões músculo-esqueléticas e dores generalizadas. De uma forma geral os tripulantes de Cabina mostraram uma certa homogeneidade na percepção dos riscos ocupacionais associados à sua profissão.ABSTRACT: Cabin crew members exercise their profession on board commercial aircraft for civil aviation, where they are exposed to a large range of occupational hazards. The emergences of the various risks are intimately related to man's need to create better living conditions and is present in every human activity. However, there is not always a link between perceived risk and actual risk. This study examines the perceived occupational risks by SATA Air Azores, Cabin Crew Members in its various dimensions of risk as the occupational profile, severity, controllability and vulnerability. It also intends to analyze the behavior of the cabin crew members with regard to occupational risk situations and their position on the profession to play. The results reveal that most of the SATA Air Azores crew cabin members , has a good knowledge of occupational hazards and that their profession is high risk, particularly when compared to other professions. Overall, the risks of physical and psychological nature are the ones that most affect the Crew in the study. The noise and vibrations are said to generate increased fatigue and stress. Making more than 6 landings was the situation that was repeated more often throughout this study, not only as a generator of fatigue and stress at various levels, but also as a cause of muscular-skeletal injuries and aches. Overall the cabin crew showed certain homogeneity in the perception of occupational hazards associated with their profession.Rego, Isabel EstrelaSilva, Luís Filipe DiasRepositório da Universidade dos AçoresTavares, Crisálida Marília Correia2012-11-21T15:20:13Z2011-10-202011-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1539porTavares, Crisálida Marília Correia – "Percepção de riscos dos tripulantes de cabina da SATA Air Açores". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2011. 139 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:18Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:25.559150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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