Capacitação da grávida para a tomada de decisão no parto normal :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calderón, Daniela Tojal Dourado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43898
Resumo: Com a institucionalização do parto, a mulher viu o seu protagonismo ser transferido para os profissionais de saúde. No entanto, atualmente têm surgido, por parte de diversas organizações nacionais e internacionais, recomendações com vista a devolver à mulher a capacidade de tomar decisões relativas ao seu parto. Deste modo, o Enfermeiro Obstetra (EO), é considerado o profissional que se encontra numa posição privilegiada para poder, através da sua prática, capacitar a mulher para a tomada de decisão no trabalho de parto normal. Assim, com o intuito de responder à questão, “Quais são as intervenções do Enfermeiro Obstetra na promoção da capacitação da grávida para a tomada de decisão no parto normal?”, foi realizada uma Scoping Review, para mapear a evidência existente sobre este tema. Os resultados encontrados referem a partilha de informação entre enfermeiro e grávida como fator essencial para a promoção da autonomia da grávida na tomada de decisão no seu trabalho de parto. Referem ainda a importância dos Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade (CPPP) e do plano de parto, como ferramentas facilitadoras desta partilha de informação. A evidência científica encontrada foi utilizada como base para o planeamento e implementação de intervenções promotoras da capacitação da grávida para a tomada de decisão nos diversos contextos do estágio com relatório, sendo que o referencial teórico utilizado na prestação de cuidados e posterior reflexão para elaboração deste relatório de estágio, foi a Teoria das Necessidades Humanas Fundamentais de Virgínia Henderson. As grávidas às quais foram prestados cuidados durante o trabalho de parto, possuíam pouca informação obtida durante os cuidados pré-natais, quer pela não participação em CPPP devido a pandemia por SARS-CoV-2, quer por obtenção incompleta de informação apenas no final da gravidez, dificultando a implementação de intervenções promotoras da tomada de decisão no trabalho de parto.
id RCAP_df849f183b535304b7d111b1140898d3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43898
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Capacitação da grávida para a tomada de decisão no parto normal :contributo do enfermeiro obstetraEnfermagem obstétricaEducaçãoGestantesTomada de decisõesTrabalho de partoEnfermeiras obstétricasCom a institucionalização do parto, a mulher viu o seu protagonismo ser transferido para os profissionais de saúde. No entanto, atualmente têm surgido, por parte de diversas organizações nacionais e internacionais, recomendações com vista a devolver à mulher a capacidade de tomar decisões relativas ao seu parto. Deste modo, o Enfermeiro Obstetra (EO), é considerado o profissional que se encontra numa posição privilegiada para poder, através da sua prática, capacitar a mulher para a tomada de decisão no trabalho de parto normal. Assim, com o intuito de responder à questão, “Quais são as intervenções do Enfermeiro Obstetra na promoção da capacitação da grávida para a tomada de decisão no parto normal?”, foi realizada uma Scoping Review, para mapear a evidência existente sobre este tema. Os resultados encontrados referem a partilha de informação entre enfermeiro e grávida como fator essencial para a promoção da autonomia da grávida na tomada de decisão no seu trabalho de parto. Referem ainda a importância dos Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade (CPPP) e do plano de parto, como ferramentas facilitadoras desta partilha de informação. A evidência científica encontrada foi utilizada como base para o planeamento e implementação de intervenções promotoras da capacitação da grávida para a tomada de decisão nos diversos contextos do estágio com relatório, sendo que o referencial teórico utilizado na prestação de cuidados e posterior reflexão para elaboração deste relatório de estágio, foi a Teoria das Necessidades Humanas Fundamentais de Virgínia Henderson. As grávidas às quais foram prestados cuidados durante o trabalho de parto, possuíam pouca informação obtida durante os cuidados pré-natais, quer pela não participação em CPPP devido a pandemia por SARS-CoV-2, quer por obtenção incompleta de informação apenas no final da gravidez, dificultando a implementação de intervenções promotoras da tomada de decisão no trabalho de parto.Ferreira, Maria Helena Pereira GomesDelgado, Maria JoãoRepositório ComumCalderón, Daniela Tojal Dourado2023-02-16T17:23:19Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43898TID:203094921porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T07:15:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:01.937137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação da grávida para a tomada de decisão no parto normal :
contributo do enfermeiro obstetra
title Capacitação da grávida para a tomada de decisão no parto normal :
spellingShingle Capacitação da grávida para a tomada de decisão no parto normal :
Calderón, Daniela Tojal Dourado
Enfermagem obstétrica
Educação
Gestantes
Tomada de decisões
Trabalho de parto
Enfermeiras obstétricas
title_short Capacitação da grávida para a tomada de decisão no parto normal :
title_full Capacitação da grávida para a tomada de decisão no parto normal :
title_fullStr Capacitação da grávida para a tomada de decisão no parto normal :
title_full_unstemmed Capacitação da grávida para a tomada de decisão no parto normal :
title_sort Capacitação da grávida para a tomada de decisão no parto normal :
author Calderón, Daniela Tojal Dourado
author_facet Calderón, Daniela Tojal Dourado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Maria Helena Pereira Gomes
Delgado, Maria João
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Calderón, Daniela Tojal Dourado
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem obstétrica
Educação
Gestantes
Tomada de decisões
Trabalho de parto
Enfermeiras obstétricas
topic Enfermagem obstétrica
Educação
Gestantes
Tomada de decisões
Trabalho de parto
Enfermeiras obstétricas
description Com a institucionalização do parto, a mulher viu o seu protagonismo ser transferido para os profissionais de saúde. No entanto, atualmente têm surgido, por parte de diversas organizações nacionais e internacionais, recomendações com vista a devolver à mulher a capacidade de tomar decisões relativas ao seu parto. Deste modo, o Enfermeiro Obstetra (EO), é considerado o profissional que se encontra numa posição privilegiada para poder, através da sua prática, capacitar a mulher para a tomada de decisão no trabalho de parto normal. Assim, com o intuito de responder à questão, “Quais são as intervenções do Enfermeiro Obstetra na promoção da capacitação da grávida para a tomada de decisão no parto normal?”, foi realizada uma Scoping Review, para mapear a evidência existente sobre este tema. Os resultados encontrados referem a partilha de informação entre enfermeiro e grávida como fator essencial para a promoção da autonomia da grávida na tomada de decisão no seu trabalho de parto. Referem ainda a importância dos Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade (CPPP) e do plano de parto, como ferramentas facilitadoras desta partilha de informação. A evidência científica encontrada foi utilizada como base para o planeamento e implementação de intervenções promotoras da capacitação da grávida para a tomada de decisão nos diversos contextos do estágio com relatório, sendo que o referencial teórico utilizado na prestação de cuidados e posterior reflexão para elaboração deste relatório de estágio, foi a Teoria das Necessidades Humanas Fundamentais de Virgínia Henderson. As grávidas às quais foram prestados cuidados durante o trabalho de parto, possuíam pouca informação obtida durante os cuidados pré-natais, quer pela não participação em CPPP devido a pandemia por SARS-CoV-2, quer por obtenção incompleta de informação apenas no final da gravidez, dificultando a implementação de intervenções promotoras da tomada de decisão no trabalho de parto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-02-16T17:23:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43898
TID:203094921
url http://hdl.handle.net/10400.26/43898
identifier_str_mv TID:203094921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550789614239744