Narciso nas Metamorfoses de Ovídio e na pintura de J. W. Waterhouse

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severino, Carlos Mesquita
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62463
Resumo: Desde que começa a expor na Royal Academy of Arts, em 1874, até à sua morte, em 1917, J. W. Waterhouse manteve um relacionamento constante com os textos clássicos, nomeadamente com as Metamorfoses de Ovídio, com base nas quais produziu sete telas admiráveis e vários estudos. Uma dessas obras – Echo and Narcissus (1903; Walker Art Gallery, Liverpool; óleo sobre tela, 109 cm x 189 cm) – é a imagem mais reproduzida da galeria de Liverpool. De facto, ela foi pioneira na aquisição dos direitos de autor, quando a comprou ao artista na Liverpool Autumn Exhibition em 1903. Além deste trabalho, o pintor também usou a flor como motivo recorrente na sua pintura, designando Narcissus uma tela de 1912, cuja composição retrata um prado inglês florido. Propomo-nos analisar Echo and Narcissus, relacionando-o com o texto de Ovídio e, de seguida, estudar algumas das pinturas do artista que evocam a flor e a figura do mito.
id RCAP_df96014f9bc58e5d8bcf53a0553e0b32
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/62463
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narciso nas Metamorfoses de Ovídio e na pintura de J. W. WaterhouseNarcissus in Ovid’s Metamorphoses and J. W. Waterhouse’s paintingNarcisoMetamorfosesOvídioJ. W. WaterhouseRepresentaçãoIconografiaNarcissusMetamorphosesOvidRepresentationIconographyDesde que começa a expor na Royal Academy of Arts, em 1874, até à sua morte, em 1917, J. W. Waterhouse manteve um relacionamento constante com os textos clássicos, nomeadamente com as Metamorfoses de Ovídio, com base nas quais produziu sete telas admiráveis e vários estudos. Uma dessas obras – Echo and Narcissus (1903; Walker Art Gallery, Liverpool; óleo sobre tela, 109 cm x 189 cm) – é a imagem mais reproduzida da galeria de Liverpool. De facto, ela foi pioneira na aquisição dos direitos de autor, quando a comprou ao artista na Liverpool Autumn Exhibition em 1903. Além deste trabalho, o pintor também usou a flor como motivo recorrente na sua pintura, designando Narcissus uma tela de 1912, cuja composição retrata um prado inglês florido. Propomo-nos analisar Echo and Narcissus, relacionando-o com o texto de Ovídio e, de seguida, estudar algumas das pinturas do artista que evocam a flor e a figura do mito.From the time he starts exhibiting in the Royal Academy of Arts, in 1874, until his death, in 1917, J. W. Waterhouse maintained a constant relationship with the classical texts, namely Ovid’s Metamorphoses, based on which he produced seven admirable canvases and various studies. One of these works – Echo and Narcissus (1903; Walker Art Gallery, Liverpool; oil on canvas, 109 cm x 189 cm) – is so well known that it is the most reproduced image of the gallery of Liverpool. In fact, the gallery was a pioneer in the acquisition of the copyright, when acquired the canvas from the artist at the Liverpool Autumn Exhibition in 1903. In addition to this work, the painter also used the flower as a recurrent motif in his paintings, naming one of his canvas Narcissus, in 1912, whose composition depicts a flowery English meadow. We propose to analyze Echo and Narcissus, relating it with Ovid’s text and, afterword, studying other paintings that evokes the flower and the figure of the myth.Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), I.P.Universidade de Aveiro EditoraRepositório da Universidade de LisboaSeverino, Carlos Mesquita2024-02-06T17:50:38Z2021-12-212021-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62463porSeverino, C. M. "Narciso nas Metamorfoses de Ovídio e na pintura de J. W. Waterhouse", in António Manuel Ferreira (ed.). Forma Breve 17: Olhares de Narciso: egotismo e alienação. Aveiro: UA Editora, 2021, pp. 119-138.1645-927Xhttps://doi.org/10.34624/fb.v0i17.271062183-4709info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:27:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:27:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narciso nas Metamorfoses de Ovídio e na pintura de J. W. Waterhouse
Narcissus in Ovid’s Metamorphoses and J. W. Waterhouse’s painting
title Narciso nas Metamorfoses de Ovídio e na pintura de J. W. Waterhouse
spellingShingle Narciso nas Metamorfoses de Ovídio e na pintura de J. W. Waterhouse
Severino, Carlos Mesquita
Narciso
Metamorfoses
Ovídio
J. W. Waterhouse
Representação
Iconografia
Narcissus
Metamorphoses
Ovid
Representation
Iconography
title_short Narciso nas Metamorfoses de Ovídio e na pintura de J. W. Waterhouse
title_full Narciso nas Metamorfoses de Ovídio e na pintura de J. W. Waterhouse
title_fullStr Narciso nas Metamorfoses de Ovídio e na pintura de J. W. Waterhouse
title_full_unstemmed Narciso nas Metamorfoses de Ovídio e na pintura de J. W. Waterhouse
title_sort Narciso nas Metamorfoses de Ovídio e na pintura de J. W. Waterhouse
author Severino, Carlos Mesquita
author_facet Severino, Carlos Mesquita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Severino, Carlos Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Narciso
Metamorfoses
Ovídio
J. W. Waterhouse
Representação
Iconografia
Narcissus
Metamorphoses
Ovid
Representation
Iconography
topic Narciso
Metamorfoses
Ovídio
J. W. Waterhouse
Representação
Iconografia
Narcissus
Metamorphoses
Ovid
Representation
Iconography
description Desde que começa a expor na Royal Academy of Arts, em 1874, até à sua morte, em 1917, J. W. Waterhouse manteve um relacionamento constante com os textos clássicos, nomeadamente com as Metamorfoses de Ovídio, com base nas quais produziu sete telas admiráveis e vários estudos. Uma dessas obras – Echo and Narcissus (1903; Walker Art Gallery, Liverpool; óleo sobre tela, 109 cm x 189 cm) – é a imagem mais reproduzida da galeria de Liverpool. De facto, ela foi pioneira na aquisição dos direitos de autor, quando a comprou ao artista na Liverpool Autumn Exhibition em 1903. Além deste trabalho, o pintor também usou a flor como motivo recorrente na sua pintura, designando Narcissus uma tela de 1912, cuja composição retrata um prado inglês florido. Propomo-nos analisar Echo and Narcissus, relacionando-o com o texto de Ovídio e, de seguida, estudar algumas das pinturas do artista que evocam a flor e a figura do mito.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
2021-12-21T00:00:00Z
2024-02-06T17:50:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/62463
url http://hdl.handle.net/10451/62463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Severino, C. M. "Narciso nas Metamorfoses de Ovídio e na pintura de J. W. Waterhouse", in António Manuel Ferreira (ed.). Forma Breve 17: Olhares de Narciso: egotismo e alienação. Aveiro: UA Editora, 2021, pp. 119-138.
1645-927X
https://doi.org/10.34624/fb.v0i17.27106
2183-4709
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro Editora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549273180405760