Psicopedagogia e escola : elementos do ontem e reflexões sobre o hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Léa Barbosa de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8974
Resumo: Este artigo discute a atuação do psicopedagogogo na escola municipal de Sobral, aponta questionamentos sobre a psicopedagogia e escola. A partir do baixo desempenho escolar dos alunos matriculados na escola básica apresentados nos exames de avaliação institucional, assim como, considerando a necessidade que se tem de trabalhar as dificuldades de aprendizagem escolar dos alunos das escolas públicas, surgiu a curiosidade de conhecer como estaria a aceitação do especialista em psicopedagogia, qualificado para atender e contribuir com a criança que não consegue aprender, na escola pública, tendo como referencial a rede de ensino municipal. Desse modo, surgiu a curiosidade em saber se a implementação e avanço dos cursos de pós-graduação em psicopedagogia, oferecidos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, era correspondido com a ampliação do mercado de trabalho para a incorporação e reconhecimento social deste novo especialista. Desejava vislumbrar o campo de atuação, a contribuição do psicopedagogo nas escolas frente às dificuldades de aprendizagem de crianças e adolescentes. Realizei uma pesquisa empírica, de cunho qualitativo, em escolas municipais da localidade. Utilizei-me da aplicação de entrevistas com professores e coordenadores pedagógicos, especialistas em psicopedagogia institucional, com a finalidade de ouvir os atores da escola acerca do objeto de estudo na medida em que lhes dava oportunidade de emitir suas opiniões referentes à atuação de psicopedagogos na escola em que trabalhavam. A pesquisa de campo mostrou que não há profissionais da psicopedagogia atuando como psicopedagogo institucional, o que deixa professores e os coordenadores aflitos, pois sabem da importância e da relevância do trabalho psicopedagógico na escola, acompanhamos nos dias atuais que as dificuldades de aprendizagem ainda é crescente no Brasil, e em Sobral não é diferente.
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