Ser mulher poeta no período ditatorial ibérico: estudo comparativo de textos poéticos de Natália Correia e Carmen Conde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15565 |
Resumo: | A poesia peninsular do século XX escrita por mulheres num período temporal específico (Ditaduras Ibéricas) constitui-se no motivo impulsionador do presente estudo comparatista. Este trabalho reporta-se fundamentalmente à percepção da directa ou mais discreta interferência do âmbito ditatorial, em Portugal e Espanha, no processo criativo das mulheres escritoras. Escolhemos a obra poética de Natália Correia e Carmen Conde, originárias de Portugal e Espanha, respectivamente, por considerarmos importante a análise minuciosa e atenta do conjunto de textos em poesia inclusos nos diversos livros escritos, por cada uma das autoras. Atendendo ao facto de até ao presente momento não se ter encetado a comparação entre as estéticas e envolventes político-sociais das escritoras supracitadas propomos demonstrar a relevância do papel da mulher-poeta na sociedade ibérica, entre os anos 50 e finais dos anos 70 do século XX. Estabelecemos um estudo em três décadas precisas por termos considerado as mesmas bastante relevantes para a afirmação da mulher enquanto protagonista de um processo de criação literária, mais próxima da ambicionada libertação de valores e pressupostos patriarcais. A primeira parte da dissertação apresenta a contextualização histórico-literária na abrangente do regime ditatorial instituído, como aliás já salientámos, em ambos países da Península Ibérica. Explicitamos, em síntese, a ((ingerência)) da figura feminina na sociedade opressiva, por contraste com a ousadia das mulheres portadoras de identidade literária, conscientes do perigo constante da censura e nesse sentido transgressoras da ideologia política em vigor. Relevamos no capítulo seguinte a especificidade da envolvente literária de Natália Correia e Carmen Conde, na pretensão de demonstrar a importância da questão de autoria feminina de um número específico de composições poéticas, seleccionadas no conjunto da obra de uma e outra escritoras. Perspectivou-se, em consonância, um estudo analítico tripartido pelas temáticas: Liberdade; Opressão e Outro Mundo, consideradas recorrentes na maioria dos textos poéticos referenciados para o efeito. Sob um carácter ambivalente de crítica explícita ou implícita da realidade e de uma procura de libertação em estreita relação com a referência ao «mundo paralelo)), percepcionámos as linhas orientadoras do discurso poético de Natália Correia e Carmen Conde, no intuito de precisar na parte final do estudo as condicionantes das poesias de cariz ibérico e em simultâneo a procura ainda em curso da identidade feminina. /*** Abstract - Peninsular poetry from the twentieth century written by women during a specific time period (Iberian Dictatorships) is the impulse behind the present comparative study. This work is about the direct or more discreet interference from the dictatorial sphere of action in the creative process of women writers, whether in Portugal or Spain. We chose the poetic work of Natália Correia and Carmen Conde, from Portugal and Spain respectively, because we think the detailed and thorough analysis of the poetic texts written by both these authors is important. Considering the fact that, up to this moment, there is no comparison between the aesthetics and the socio-political contexts of the mentioned writers, our purpose is to demonstrate the relevance of the woman-poet' role in the Iberian society from the 50s up to late 70s. We organized this study involving these three decades because we consider them the most important ones to the assertiveness of woman as a protagonist of a literary creation process, closer to the long desired freedom from patriarchal values and preconceptions. The first part of this dissertation presents the historical and literary contextualization in the dictatorial regime of both Iberian countries. We clarify the "intervention" of the female figure on the oppressive society, as a contrast to the boldness of the women with literary identity, since they were aware of the constant danger of censorship and, because of that, they were considered transgressors of the political ideology. In the next chapter, we present the specificity of the literary contexts of Natália Correia and Carmen Conde, while trying to show the importance of the feminine authorship question using a number of poetic writings, chosen from the entire body of work of both poets. And so, are analytical study of the following topics became imperative: Freedom, Oppression and the Other World, considered being recurrent in most poetic texts. Under the ambivalent cape of explicit or implicit criticism of reality and a search for freedom in connection to the reference to the "parallel world", we studied the guiding lines of the poetic speech of Natália Correia and Carmen Conde, hoping to clarify, at the end of this study, the precepts of Iberian poetry and the search for feminine identity (which is not over yet). |
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In the next chapter, we present the specificity of the literary contexts of Natália Correia and Carmen Conde, while trying to show the importance of the feminine authorship question using a number of poetic writings, chosen from the entire body of work of both poets. And so, are analytical study of the following topics became imperative: Freedom, Oppression and the Other World, considered being recurrent in most poetic texts. 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