Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Reginaldo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Reis, Pedro, Cruz Oliveira, Iuri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45724
Resumo: Este trabalho objetivou compreender como os problemas ambientais podem ser trabalhados na educação em ciências nas escolas indígenas, por meio de uma reflexão dos próprios indígenas. Foram aplicados questionários compostos por nove questões abertas, envolvendo dados sobre os problemas ambientais e o ensino de ciências nas escolas indígenas. Participaram da pesquisa cento e doze estudantes indígenas em formação do curso de Licenciatura em Educação Intercultural, da Universidade Federal de Rondônia. Os resultados indicam que a perda da floresta é fator marcante em relação aos fatores ambientais, envolvendo queimadas, extração ilegal de madeiras e o desmatamento. Esses fatores são motivados pela ambição e ganância do homem. Em relação aos problemas ambientais, 84,8% acreditam que podem ser trabalhados no currículo da escola, especificamente nas disciplinas de ciências e biologia (29,8%). As temáticas abordadas na escola se referem aos fatores que afetam o meio ambiente e quando foram trabalhadas envolveram diferentes estratégias de ensino. Considera-se que é possível, por meio de planejamento e da formação de novos professores indígenas, que essas visões sobre os problemas ambientais possam refletir no currículo de ciências das escolas indígenas, tornando-se fatores essenciais na busca da autonomia e afirmação da identidade cultural.
id RCAP_df988b0b99f63d58cc381193ef848993
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/45724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da AmazôniaEnvironmental issues and the importance of science education for the empowerment of indigenous people in the AmazonIndígenasEducação em CiênciasQuestões ambientaisQuestões socio-ambientaisAtivismoEste trabalho objetivou compreender como os problemas ambientais podem ser trabalhados na educação em ciências nas escolas indígenas, por meio de uma reflexão dos próprios indígenas. Foram aplicados questionários compostos por nove questões abertas, envolvendo dados sobre os problemas ambientais e o ensino de ciências nas escolas indígenas. Participaram da pesquisa cento e doze estudantes indígenas em formação do curso de Licenciatura em Educação Intercultural, da Universidade Federal de Rondônia. Os resultados indicam que a perda da floresta é fator marcante em relação aos fatores ambientais, envolvendo queimadas, extração ilegal de madeiras e o desmatamento. Esses fatores são motivados pela ambição e ganância do homem. Em relação aos problemas ambientais, 84,8% acreditam que podem ser trabalhados no currículo da escola, especificamente nas disciplinas de ciências e biologia (29,8%). As temáticas abordadas na escola se referem aos fatores que afetam o meio ambiente e quando foram trabalhadas envolveram diferentes estratégias de ensino. Considera-se que é possível, por meio de planejamento e da formação de novos professores indígenas, que essas visões sobre os problemas ambientais possam refletir no currículo de ciências das escolas indígenas, tornando-se fatores essenciais na busca da autonomia e afirmação da identidade cultural.Repositório da Universidade de LisboaNunes, ReginaldoReis, PedroCruz Oliveira, Iuri2021-01-11T16:48:10Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45724porNunes, R. O., Reis, P. & Oliveira, I. S. (2021). Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da Amazônia. Research, Society and Development, 9(12), 1-17.2525-340910.33448/rsd-v9i12.XXinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:47:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:01.346524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da Amazônia
Environmental issues and the importance of science education for the empowerment of indigenous people in the Amazon
title Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da Amazônia
spellingShingle Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da Amazônia
Nunes, Reginaldo
Indígenas
Educação em Ciências
Questões ambientais
Questões socio-ambientais
Ativismo
title_short Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da Amazônia
title_full Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da Amazônia
title_fullStr Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da Amazônia
title_full_unstemmed Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da Amazônia
title_sort Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da Amazônia
author Nunes, Reginaldo
author_facet Nunes, Reginaldo
Reis, Pedro
Cruz Oliveira, Iuri
author_role author
author2 Reis, Pedro
Cruz Oliveira, Iuri
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Reginaldo
Reis, Pedro
Cruz Oliveira, Iuri
dc.subject.por.fl_str_mv Indígenas
Educação em Ciências
Questões ambientais
Questões socio-ambientais
Ativismo
topic Indígenas
Educação em Ciências
Questões ambientais
Questões socio-ambientais
Ativismo
description Este trabalho objetivou compreender como os problemas ambientais podem ser trabalhados na educação em ciências nas escolas indígenas, por meio de uma reflexão dos próprios indígenas. Foram aplicados questionários compostos por nove questões abertas, envolvendo dados sobre os problemas ambientais e o ensino de ciências nas escolas indígenas. Participaram da pesquisa cento e doze estudantes indígenas em formação do curso de Licenciatura em Educação Intercultural, da Universidade Federal de Rondônia. Os resultados indicam que a perda da floresta é fator marcante em relação aos fatores ambientais, envolvendo queimadas, extração ilegal de madeiras e o desmatamento. Esses fatores são motivados pela ambição e ganância do homem. Em relação aos problemas ambientais, 84,8% acreditam que podem ser trabalhados no currículo da escola, especificamente nas disciplinas de ciências e biologia (29,8%). As temáticas abordadas na escola se referem aos fatores que afetam o meio ambiente e quando foram trabalhadas envolveram diferentes estratégias de ensino. Considera-se que é possível, por meio de planejamento e da formação de novos professores indígenas, que essas visões sobre os problemas ambientais possam refletir no currículo de ciências das escolas indígenas, tornando-se fatores essenciais na busca da autonomia e afirmação da identidade cultural.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-11T16:48:10Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/45724
url http://hdl.handle.net/10451/45724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nunes, R. O., Reis, P. & Oliveira, I. S. (2021). Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da Amazônia. Research, Society and Development, 9(12), 1-17.
2525-3409
10.33448/rsd-v9i12.XX
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134525743169536