Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da Amazônia
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/45724 |
Resumo: | Este trabalho objetivou compreender como os problemas ambientais podem ser trabalhados na educação em ciências nas escolas indígenas, por meio de uma reflexão dos próprios indígenas. Foram aplicados questionários compostos por nove questões abertas, envolvendo dados sobre os problemas ambientais e o ensino de ciências nas escolas indígenas. Participaram da pesquisa cento e doze estudantes indígenas em formação do curso de Licenciatura em Educação Intercultural, da Universidade Federal de Rondônia. Os resultados indicam que a perda da floresta é fator marcante em relação aos fatores ambientais, envolvendo queimadas, extração ilegal de madeiras e o desmatamento. Esses fatores são motivados pela ambição e ganância do homem. Em relação aos problemas ambientais, 84,8% acreditam que podem ser trabalhados no currículo da escola, especificamente nas disciplinas de ciências e biologia (29,8%). As temáticas abordadas na escola se referem aos fatores que afetam o meio ambiente e quando foram trabalhadas envolveram diferentes estratégias de ensino. Considera-se que é possível, por meio de planejamento e da formação de novos professores indígenas, que essas visões sobre os problemas ambientais possam refletir no currículo de ciências das escolas indígenas, tornando-se fatores essenciais na busca da autonomia e afirmação da identidade cultural. |
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Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da AmazôniaEnvironmental issues and the importance of science education for the empowerment of indigenous people in the AmazonIndígenasEducação em CiênciasQuestões ambientaisQuestões socio-ambientaisAtivismoEste trabalho objetivou compreender como os problemas ambientais podem ser trabalhados na educação em ciências nas escolas indígenas, por meio de uma reflexão dos próprios indígenas. Foram aplicados questionários compostos por nove questões abertas, envolvendo dados sobre os problemas ambientais e o ensino de ciências nas escolas indígenas. Participaram da pesquisa cento e doze estudantes indígenas em formação do curso de Licenciatura em Educação Intercultural, da Universidade Federal de Rondônia. Os resultados indicam que a perda da floresta é fator marcante em relação aos fatores ambientais, envolvendo queimadas, extração ilegal de madeiras e o desmatamento. Esses fatores são motivados pela ambição e ganância do homem. Em relação aos problemas ambientais, 84,8% acreditam que podem ser trabalhados no currículo da escola, especificamente nas disciplinas de ciências e biologia (29,8%). As temáticas abordadas na escola se referem aos fatores que afetam o meio ambiente e quando foram trabalhadas envolveram diferentes estratégias de ensino. Considera-se que é possível, por meio de planejamento e da formação de novos professores indígenas, que essas visões sobre os problemas ambientais possam refletir no currículo de ciências das escolas indígenas, tornando-se fatores essenciais na busca da autonomia e afirmação da identidade cultural.Repositório da Universidade de LisboaNunes, ReginaldoReis, PedroCruz Oliveira, Iuri2021-01-11T16:48:10Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45724porNunes, R. O., Reis, P. & Oliveira, I. S. (2021). Questões ambientais e a importância da educação em ciências para o empoderamento de indígenas da Amazônia. Research, Society and Development, 9(12), 1-17.2525-340910.33448/rsd-v9i12.XXinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:02:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:02:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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