Biblioterapia na educação pré-escolar: a gestão do medo e da agressividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Marisa Pedrosa Tavares da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1082
Resumo: As emoções, de forma constante, fazem parte integral do nosso entendimento do mundo e dos outros. Assim sendo, no âmbito da Educação tem-lhes sido conferida crescente relevância na formação integral da pessoa. A biblioterapia apresenta-se-nos como uma terapia das emoções, tendo o livro como ponto de partida. Na leitura, dramatização e diálogo de obras de literatura infantil de cariz narrativo ficcional, o biblioterapeuta cria um espaço de comunicação onde o leitor se reencontra nas emoções emergentes, e as suas múltiplas interpretações são trazidas para o seu lado consciente, de forma a promover mudanças conceptuais e comportamentais. No caso da biblioterapia de desenvolvimento, promovida por bibliotecários e professores, é crucial impulsionar a catarse das emoções, num acto contínuo de partilha e diálogo, de forma a que, partindo do texto, a criança sinta que é legítimo e seguro sentir e expressar emoções e pensamentos trazidos do individual para o colectivo do grupo. A biblioterapia pretende contribuir, de uma forma efectiva, para o desenvolvimento da inteligência emocional dos leitores. Neste trabalho apresentamos os resultados de um projecto de investigação-acção no âmbito da biblioterapia de desenvolvimento, direccionada para a educação pré-escolar, mais especificamente na gestão do medo e da agressividade. Este projecto de investigação-acção pretende promover a biblioterapia na educação pré-escolar, fomentando a dimensão edificante das emoções, nomeadamente na gestão de duas emoções em particular: medo e agressividade.
id RCAP_dfa1f5b9a514f1d1ee438b368792cfdb
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1082
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Biblioterapia na educação pré-escolar: a gestão do medo e da agressividadeAgressividadeMedoInteligência emocionalEmoçõesLeituraBiblioterapiaAs emoções, de forma constante, fazem parte integral do nosso entendimento do mundo e dos outros. Assim sendo, no âmbito da Educação tem-lhes sido conferida crescente relevância na formação integral da pessoa. A biblioterapia apresenta-se-nos como uma terapia das emoções, tendo o livro como ponto de partida. Na leitura, dramatização e diálogo de obras de literatura infantil de cariz narrativo ficcional, o biblioterapeuta cria um espaço de comunicação onde o leitor se reencontra nas emoções emergentes, e as suas múltiplas interpretações são trazidas para o seu lado consciente, de forma a promover mudanças conceptuais e comportamentais. No caso da biblioterapia de desenvolvimento, promovida por bibliotecários e professores, é crucial impulsionar a catarse das emoções, num acto contínuo de partilha e diálogo, de forma a que, partindo do texto, a criança sinta que é legítimo e seguro sentir e expressar emoções e pensamentos trazidos do individual para o colectivo do grupo. A biblioterapia pretende contribuir, de uma forma efectiva, para o desenvolvimento da inteligência emocional dos leitores. Neste trabalho apresentamos os resultados de um projecto de investigação-acção no âmbito da biblioterapia de desenvolvimento, direccionada para a educação pré-escolar, mais especificamente na gestão do medo e da agressividade. Este projecto de investigação-acção pretende promover a biblioterapia na educação pré-escolar, fomentando a dimensão edificante das emoções, nomeadamente na gestão de duas emoções em particular: medo e agressividade.The emotions, steadily, form an integral part of our understanding of the world and the other. Thus, in the field of Education has been given to emotions increasing relevance in integral formation of the person. Bibliotherapy presents itself to us as a therapy of the emotions having the book as a starting point. In reading, drama and dialog of the works of children's literature of fictional narrative nature, the bibliotherapist creates a space of communication where the reader finds in the emotions emerging, and their multiple interpretations are brought to its side aware, in order to promote conceptual and behavioral changes. In the case of bibliotherapy for development, promoted by librarians and teachers, it is crucial to boost the catharsis of emotions, in a continual act of sharing and dialog, in such a way that, starting from the text, the child may feel that it is legitimate and secure feel and express emotions and thoughts brought the individual to the collective of the group. Bibliotherapy intends to contribute effectively to the development of emotional intelligence of readers. In this work we present the results of a research project-action in the context of bibliotherapy for development, targeted for pre-school education, more specifically in the management of fear and aggressiveness. This project of research-action seeks to promote the bibliotherapy in pre-school education, fostering the edifying dimension of emotions, particularly in management of two emotions: fear and aggressiveness.2011-07-05T14:37:19Z2013-05-20T14:03:37Z2011-03-01T00:00:00Z2011-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1082porSILVA, Marisa Pedrosa Tavares dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:37Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:37.602148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Biblioterapia na educação pré-escolar: a gestão do medo e da agressividade
title Biblioterapia na educação pré-escolar: a gestão do medo e da agressividade
spellingShingle Biblioterapia na educação pré-escolar: a gestão do medo e da agressividade
SILVA, Marisa Pedrosa Tavares da
Agressividade
Medo
Inteligência emocional
Emoções
Leitura
Biblioterapia
title_short Biblioterapia na educação pré-escolar: a gestão do medo e da agressividade
title_full Biblioterapia na educação pré-escolar: a gestão do medo e da agressividade
title_fullStr Biblioterapia na educação pré-escolar: a gestão do medo e da agressividade
title_full_unstemmed Biblioterapia na educação pré-escolar: a gestão do medo e da agressividade
title_sort Biblioterapia na educação pré-escolar: a gestão do medo e da agressividade
author SILVA, Marisa Pedrosa Tavares da
author_facet SILVA, Marisa Pedrosa Tavares da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Marisa Pedrosa Tavares da
dc.subject.por.fl_str_mv Agressividade
Medo
Inteligência emocional
Emoções
Leitura
Biblioterapia
topic Agressividade
Medo
Inteligência emocional
Emoções
Leitura
Biblioterapia
description As emoções, de forma constante, fazem parte integral do nosso entendimento do mundo e dos outros. Assim sendo, no âmbito da Educação tem-lhes sido conferida crescente relevância na formação integral da pessoa. A biblioterapia apresenta-se-nos como uma terapia das emoções, tendo o livro como ponto de partida. Na leitura, dramatização e diálogo de obras de literatura infantil de cariz narrativo ficcional, o biblioterapeuta cria um espaço de comunicação onde o leitor se reencontra nas emoções emergentes, e as suas múltiplas interpretações são trazidas para o seu lado consciente, de forma a promover mudanças conceptuais e comportamentais. No caso da biblioterapia de desenvolvimento, promovida por bibliotecários e professores, é crucial impulsionar a catarse das emoções, num acto contínuo de partilha e diálogo, de forma a que, partindo do texto, a criança sinta que é legítimo e seguro sentir e expressar emoções e pensamentos trazidos do individual para o colectivo do grupo. A biblioterapia pretende contribuir, de uma forma efectiva, para o desenvolvimento da inteligência emocional dos leitores. Neste trabalho apresentamos os resultados de um projecto de investigação-acção no âmbito da biblioterapia de desenvolvimento, direccionada para a educação pré-escolar, mais especificamente na gestão do medo e da agressividade. Este projecto de investigação-acção pretende promover a biblioterapia na educação pré-escolar, fomentando a dimensão edificante das emoções, nomeadamente na gestão de duas emoções em particular: medo e agressividade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-05T14:37:19Z
2011-03-01T00:00:00Z
2011-03
2013-05-20T14:03:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1082
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131619937746944