Música vocal na Sé de Évora no século XVIII: A continuidade polifónica na música para a Semana Santa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Luís
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26280
Resumo: A Semana Santa constitui, junto com o Natal, a maior festividade do Ano Litúrgico uma vez que durante essa semana, com especial ênfase nos três últimos dias (o Triduum Sacrum) são celebrados os derradeiros momentos da vida de Cristo. Como tal, este é tradicionalmente um período para o qual grande quantidade de música foi escrita desde os primórdios da prática polifónica, incidindo maioritariamente sobre o ofício de Matinas, concentrando-se nos responsórios e lamentações. O conteúdo dos textos para estes dias, narrando o sofrimento e morte de Cristo, constituiu também uma base atractiva para os compositores seiscentistas, ocorrendo na sua produção musical grande quantidade de obras para a Quaresma e Semana Santa carregadas de expressividade e dissonância. Com o início do século XVIII houve um consequente abandono do estilo polifónico em função de um estilo “moderno” assente no que se conhece como estilo concertado de influência italiana. Todavia, em virtude da ausência de instrumentos (órgão) durante o período quaresmal e grande parte da Semana Santa, a escrita de polifonia exclusivamente vocal continuou em obras de pequena dimensão, genericamente denominadas como “motetes”. Estas obras incluíam hinos e antífonas, responsórios breves e uma série de outros cânticos para as várias procissões que ocorriam durante essa semana. Este estudo incide sobre estas obras de pequena dimensão, situando-as nos momentos litúrgicos para os quais estavam destinadas e as transformações em termos da sua escrita ao longo do século XVIII.
id RCAP_dfa5445ce251deffc678c0443ad0fac7
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26280
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música vocal na Sé de Évora no século XVIII: A continuidade polifónica na música para a Semana Santamusicologiamúsicamúsica sacraCatedral de Évoraséculo XVIIISemana SantaA Semana Santa constitui, junto com o Natal, a maior festividade do Ano Litúrgico uma vez que durante essa semana, com especial ênfase nos três últimos dias (o Triduum Sacrum) são celebrados os derradeiros momentos da vida de Cristo. Como tal, este é tradicionalmente um período para o qual grande quantidade de música foi escrita desde os primórdios da prática polifónica, incidindo maioritariamente sobre o ofício de Matinas, concentrando-se nos responsórios e lamentações. O conteúdo dos textos para estes dias, narrando o sofrimento e morte de Cristo, constituiu também uma base atractiva para os compositores seiscentistas, ocorrendo na sua produção musical grande quantidade de obras para a Quaresma e Semana Santa carregadas de expressividade e dissonância. Com o início do século XVIII houve um consequente abandono do estilo polifónico em função de um estilo “moderno” assente no que se conhece como estilo concertado de influência italiana. Todavia, em virtude da ausência de instrumentos (órgão) durante o período quaresmal e grande parte da Semana Santa, a escrita de polifonia exclusivamente vocal continuou em obras de pequena dimensão, genericamente denominadas como “motetes”. Estas obras incluíam hinos e antífonas, responsórios breves e uma série de outros cânticos para as várias procissões que ocorriam durante essa semana. Este estudo incide sobre estas obras de pequena dimensão, situando-as nos momentos litúrgicos para os quais estavam destinadas e as transformações em termos da sua escrita ao longo do século XVIII.2020-01-06T15:55:28Z2020-01-062017-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/26280http://hdl.handle.net/10174/26280porHenriques, Luís. "Música vocal na Sé de Évora no século XVIII: A continuidade polifónica na música para a Semana Santa". Seminário "Música Sacra em Évora no Século XVIII", Igreja de São Vicente (Évora), 16 de fevereiro de 2017.simsimnaond203Henriques, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:20:44Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:31.227672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música vocal na Sé de Évora no século XVIII: A continuidade polifónica na música para a Semana Santa
title Música vocal na Sé de Évora no século XVIII: A continuidade polifónica na música para a Semana Santa
spellingShingle Música vocal na Sé de Évora no século XVIII: A continuidade polifónica na música para a Semana Santa
Henriques, Luís
musicologia
música
música sacra
Catedral de Évora
século XVIII
Semana Santa
title_short Música vocal na Sé de Évora no século XVIII: A continuidade polifónica na música para a Semana Santa
title_full Música vocal na Sé de Évora no século XVIII: A continuidade polifónica na música para a Semana Santa
title_fullStr Música vocal na Sé de Évora no século XVIII: A continuidade polifónica na música para a Semana Santa
title_full_unstemmed Música vocal na Sé de Évora no século XVIII: A continuidade polifónica na música para a Semana Santa
title_sort Música vocal na Sé de Évora no século XVIII: A continuidade polifónica na música para a Semana Santa
author Henriques, Luís
author_facet Henriques, Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv musicologia
música
música sacra
Catedral de Évora
século XVIII
Semana Santa
topic musicologia
música
música sacra
Catedral de Évora
século XVIII
Semana Santa
description A Semana Santa constitui, junto com o Natal, a maior festividade do Ano Litúrgico uma vez que durante essa semana, com especial ênfase nos três últimos dias (o Triduum Sacrum) são celebrados os derradeiros momentos da vida de Cristo. Como tal, este é tradicionalmente um período para o qual grande quantidade de música foi escrita desde os primórdios da prática polifónica, incidindo maioritariamente sobre o ofício de Matinas, concentrando-se nos responsórios e lamentações. O conteúdo dos textos para estes dias, narrando o sofrimento e morte de Cristo, constituiu também uma base atractiva para os compositores seiscentistas, ocorrendo na sua produção musical grande quantidade de obras para a Quaresma e Semana Santa carregadas de expressividade e dissonância. Com o início do século XVIII houve um consequente abandono do estilo polifónico em função de um estilo “moderno” assente no que se conhece como estilo concertado de influência italiana. Todavia, em virtude da ausência de instrumentos (órgão) durante o período quaresmal e grande parte da Semana Santa, a escrita de polifonia exclusivamente vocal continuou em obras de pequena dimensão, genericamente denominadas como “motetes”. Estas obras incluíam hinos e antífonas, responsórios breves e uma série de outros cânticos para as várias procissões que ocorriam durante essa semana. Este estudo incide sobre estas obras de pequena dimensão, situando-as nos momentos litúrgicos para os quais estavam destinadas e as transformações em termos da sua escrita ao longo do século XVIII.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-16T00:00:00Z
2020-01-06T15:55:28Z
2020-01-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26280
http://hdl.handle.net/10174/26280
url http://hdl.handle.net/10174/26280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Henriques, Luís. "Música vocal na Sé de Évora no século XVIII: A continuidade polifónica na música para a Semana Santa". Seminário "Música Sacra em Évora no Século XVIII", Igreja de São Vicente (Évora), 16 de fevereiro de 2017.
sim
sim
nao
nd
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136647736983552