Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti, Méricles Thadeu
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brandt, Celia Finck, Almouloud, Saddo Ag
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.25313
Resumo: A congruência semântica na aprendizagem matemática, desenvolvida por Duval como uma noção que promove as operações semióticas e cognitivas de tratamento e conversão, mostra-se de extrema importância na compreensão dos acertos e erros da produção discente. Mostra-se, também, não menos importante na preparação de atividades didáticas que objetivam a aprendizagem de alguma noção matemática. O presente estudo trabalha com essas duas ideias: compreender o que se passa com a produção dos alunos e contribuir para a preparação de atividades de ensino.
id RCAP_dfa9b4977b6284cb24f91dc34435c9f7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25313
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemáticaCongruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemáticaArtigosA congruência semântica na aprendizagem matemática, desenvolvida por Duval como uma noção que promove as operações semióticas e cognitivas de tratamento e conversão, mostra-se de extrema importância na compreensão dos acertos e erros da produção discente. Mostra-se, também, não menos importante na preparação de atividades didáticas que objetivam a aprendizagem de alguma noção matemática. O presente estudo trabalha com essas duas ideias: compreender o que se passa com a produção dos alunos e contribuir para a preparação de atividades de ensino.The semantic congruence in mathematics learning, developed by Duval as a notion that promotes the semiotic and cognitive operations of processing and conversion, has proven to be extremely important in understanding the successes and errors in students’ productions. The topic has also been proven to be equally important in the preparation of didactic activities that aim at teaching any mathematical notions. The present study works with these two ideas: to understand what happens with students' productions; and to contribute to the preparation of teaching activities.APM - Associação de Professores de Matemática2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.25313por2183-28380872-3915Moretti, Méricles ThadeuBrandt, Celia FinckAlmouloud, Saddo Aginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-05T20:45:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:32.932194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática
Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática
title Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática
spellingShingle Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática
Moretti, Méricles Thadeu
Artigos
title_short Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática
title_full Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática
title_fullStr Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática
title_full_unstemmed Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática
title_sort Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática
author Moretti, Méricles Thadeu
author_facet Moretti, Méricles Thadeu
Brandt, Celia Finck
Almouloud, Saddo Ag
author_role author
author2 Brandt, Celia Finck
Almouloud, Saddo Ag
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretti, Méricles Thadeu
Brandt, Celia Finck
Almouloud, Saddo Ag
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A congruência semântica na aprendizagem matemática, desenvolvida por Duval como uma noção que promove as operações semióticas e cognitivas de tratamento e conversão, mostra-se de extrema importância na compreensão dos acertos e erros da produção discente. Mostra-se, também, não menos importante na preparação de atividades didáticas que objetivam a aprendizagem de alguma noção matemática. O presente estudo trabalha com essas duas ideias: compreender o que se passa com a produção dos alunos e contribuir para a preparação de atividades de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.25313
url https://doi.org/10.48489/quadrante.25313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130480549822464