Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.25313 |
Resumo: | A congruência semântica na aprendizagem matemática, desenvolvida por Duval como uma noção que promove as operações semióticas e cognitivas de tratamento e conversão, mostra-se de extrema importância na compreensão dos acertos e erros da produção discente. Mostra-se, também, não menos importante na preparação de atividades didáticas que objetivam a aprendizagem de alguma noção matemática. O presente estudo trabalha com essas duas ideias: compreender o que se passa com a produção dos alunos e contribuir para a preparação de atividades de ensino. |
id |
RCAP_dfa9b4977b6284cb24f91dc34435c9f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25313 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemáticaCongruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemáticaArtigosA congruência semântica na aprendizagem matemática, desenvolvida por Duval como uma noção que promove as operações semióticas e cognitivas de tratamento e conversão, mostra-se de extrema importância na compreensão dos acertos e erros da produção discente. Mostra-se, também, não menos importante na preparação de atividades didáticas que objetivam a aprendizagem de alguma noção matemática. O presente estudo trabalha com essas duas ideias: compreender o que se passa com a produção dos alunos e contribuir para a preparação de atividades de ensino.The semantic congruence in mathematics learning, developed by Duval as a notion that promotes the semiotic and cognitive operations of processing and conversion, has proven to be extremely important in understanding the successes and errors in students’ productions. The topic has also been proven to be equally important in the preparation of didactic activities that aim at teaching any mathematical notions. The present study works with these two ideas: to understand what happens with students' productions; and to contribute to the preparation of teaching activities.APM - Associação de Professores de Matemática2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.25313por2183-28380872-3915Moretti, Méricles ThadeuBrandt, Celia FinckAlmouloud, Saddo Aginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-05T20:45:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:32.932194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática |
title |
Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática |
spellingShingle |
Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática Moretti, Méricles Thadeu Artigos |
title_short |
Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática |
title_full |
Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática |
title_fullStr |
Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática |
title_full_unstemmed |
Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática |
title_sort |
Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática |
author |
Moretti, Méricles Thadeu |
author_facet |
Moretti, Méricles Thadeu Brandt, Celia Finck Almouloud, Saddo Ag |
author_role |
author |
author2 |
Brandt, Celia Finck Almouloud, Saddo Ag |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moretti, Méricles Thadeu Brandt, Celia Finck Almouloud, Saddo Ag |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A congruência semântica na aprendizagem matemática, desenvolvida por Duval como uma noção que promove as operações semióticas e cognitivas de tratamento e conversão, mostra-se de extrema importância na compreensão dos acertos e erros da produção discente. Mostra-se, também, não menos importante na preparação de atividades didáticas que objetivam a aprendizagem de alguma noção matemática. O presente estudo trabalha com essas duas ideias: compreender o que se passa com a produção dos alunos e contribuir para a preparação de atividades de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.25313 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.25313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130480549822464 |