Desenvolvimento de competências de cálculo em crianças com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Luísa Sarmento
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4004
Resumo: A falta de pesquisas ao nível do desenvolvimento de competências matemáticas básicas em crianças com SD, a par da sua importância na aquisição de aprendizagens úteis para a vida quotidiana destes indivíduos, são os principais motivos pelos quais este trabalho de investigação-ação propôs observar e analisar qual o contributo de um material multissensorial – Numicon – no desenvolvimento de competências relacionadas com o cálculo nestas crianças. Para tal, foram promovidas algumas sessões de trabalho, com este material, com uma criança com SD em idade escolar, planificadas a partir da identificação das suas capacidades e dificuldades matemáticas iniciais através de entrevistas e de uma avaliação diagnóstica. No final da intervenção, foi feita uma reavaliação da aluna e uma reflexão sobre a análise comparativa dos resultados obtidos em ambas as avaliações. Verificou-se que, apesar de curta, esta intervenção conduziu a aluna a evidentes progressos no que respeita a alguns dos conceitos trabalhados, o que leva a crer que a utilização deste material manipulável, ao permitir a concretização de conceitos abstratos, facilita a aprendizagem de ideias matemáticas e a aquisição de competências essenciais para uma vida quotidiana independente e ativa. No final do trabalho são sugeridas algumas possibilidades de desdobramento deste estudo para futuras pesquisas.
id RCAP_dfaed0b68e04d25f82aa954203e03efd
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências de cálculo em crianças com Síndrome de DownEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALTRISSOMIA 21CÁLCULOMATEMÁTICAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONTRISOMY 21CALCULATIONMATHEMATICSA falta de pesquisas ao nível do desenvolvimento de competências matemáticas básicas em crianças com SD, a par da sua importância na aquisição de aprendizagens úteis para a vida quotidiana destes indivíduos, são os principais motivos pelos quais este trabalho de investigação-ação propôs observar e analisar qual o contributo de um material multissensorial – Numicon – no desenvolvimento de competências relacionadas com o cálculo nestas crianças. Para tal, foram promovidas algumas sessões de trabalho, com este material, com uma criança com SD em idade escolar, planificadas a partir da identificação das suas capacidades e dificuldades matemáticas iniciais através de entrevistas e de uma avaliação diagnóstica. No final da intervenção, foi feita uma reavaliação da aluna e uma reflexão sobre a análise comparativa dos resultados obtidos em ambas as avaliações. Verificou-se que, apesar de curta, esta intervenção conduziu a aluna a evidentes progressos no que respeita a alguns dos conceitos trabalhados, o que leva a crer que a utilização deste material manipulável, ao permitir a concretização de conceitos abstratos, facilita a aprendizagem de ideias matemáticas e a aquisição de competências essenciais para uma vida quotidiana independente e ativa. No final do trabalho são sugeridas algumas possibilidades de desdobramento deste estudo para futuras pesquisas.The absence of researches on the development of basic mathematical skills in children with DS, along with its importance in the acquisition of useful everyday life learning for these individuals, are the main reasons why this investigation/action thesis observes and analyzes the contribution of a multi-sensory material – Numicon - in the development of calculation skills in these kind of children. For this purpose, we promoted some work sessions with a DS school age child using this material. The work sessions were planned after the identification of her initial skills and difficulties in Mathematics, based on interviews and a diagnostic evaluation. At the end of the intervention we revaluated the student and reflected about the comparative analyze of the results in both evaluations. It was possible to verify that, although short, this intervention led the student to an evident progress in some of the worked concepts. So we conclude that the use of these manipulable material, once it allows the concretization of abstract concepts, it facilitates the learning of mathematical ideas and the acquisition of the essential competences for an independent and active life. At the end of the work we suggest some possibilities of deployment of this study for future researches.2013-10-02T13:45:50Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4004porHenriques, Luísa Sarmentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:29.903387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências de cálculo em crianças com Síndrome de Down
title Desenvolvimento de competências de cálculo em crianças com Síndrome de Down
spellingShingle Desenvolvimento de competências de cálculo em crianças com Síndrome de Down
Henriques, Luísa Sarmento
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
TRISSOMIA 21
CÁLCULO
MATEMÁTICA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
TRISOMY 21
CALCULATION
MATHEMATICS
title_short Desenvolvimento de competências de cálculo em crianças com Síndrome de Down
title_full Desenvolvimento de competências de cálculo em crianças com Síndrome de Down
title_fullStr Desenvolvimento de competências de cálculo em crianças com Síndrome de Down
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências de cálculo em crianças com Síndrome de Down
title_sort Desenvolvimento de competências de cálculo em crianças com Síndrome de Down
author Henriques, Luísa Sarmento
author_facet Henriques, Luísa Sarmento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Luísa Sarmento
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
TRISSOMIA 21
CÁLCULO
MATEMÁTICA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
TRISOMY 21
CALCULATION
MATHEMATICS
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
TRISSOMIA 21
CÁLCULO
MATEMÁTICA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
TRISOMY 21
CALCULATION
MATHEMATICS
description A falta de pesquisas ao nível do desenvolvimento de competências matemáticas básicas em crianças com SD, a par da sua importância na aquisição de aprendizagens úteis para a vida quotidiana destes indivíduos, são os principais motivos pelos quais este trabalho de investigação-ação propôs observar e analisar qual o contributo de um material multissensorial – Numicon – no desenvolvimento de competências relacionadas com o cálculo nestas crianças. Para tal, foram promovidas algumas sessões de trabalho, com este material, com uma criança com SD em idade escolar, planificadas a partir da identificação das suas capacidades e dificuldades matemáticas iniciais através de entrevistas e de uma avaliação diagnóstica. No final da intervenção, foi feita uma reavaliação da aluna e uma reflexão sobre a análise comparativa dos resultados obtidos em ambas as avaliações. Verificou-se que, apesar de curta, esta intervenção conduziu a aluna a evidentes progressos no que respeita a alguns dos conceitos trabalhados, o que leva a crer que a utilização deste material manipulável, ao permitir a concretização de conceitos abstratos, facilita a aprendizagem de ideias matemáticas e a aquisição de competências essenciais para uma vida quotidiana independente e ativa. No final do trabalho são sugeridas algumas possibilidades de desdobramento deste estudo para futuras pesquisas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-02T13:45:50Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4004
url http://hdl.handle.net/10437/4004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131262254841856