O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana Regina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Loureiro, Sandra Maria Correia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12801
Resumo: This study aims to relate the dimensions of lifestyle, tourism and overall satisfaction with the word-of mouth, in the area of Alqueva (Alentejo, Portugal). In this research, the lifestyle tourism is analyzed taking into account five dimensions: attraction, centrality to lifestyle, food, identity with the local wine and sports. After the literature review and in order to test the relationships, we developed a questionnaire that was applied to the tourists as they prepared to leave. The results show that the local attraction, the extreme sport activities, and gastronomy significantly and positively influence the satisfaction and the word-of-mouth. The results also allowed some considerations for local managers and propose suggestions for future research. We can point out two aspects about the originality of this research, the fact that the centre of development of Alqueva is still scarcely studied and the lack of studies that attempt to relate the tour lifestyle with overall satisfaction and word-of-mouth.  
id RCAP_dfb54b7d895f4a08c825f13a497dab52
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/12801
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de AlquevaThis study aims to relate the dimensions of lifestyle, tourism and overall satisfaction with the word-of mouth, in the area of Alqueva (Alentejo, Portugal). In this research, the lifestyle tourism is analyzed taking into account five dimensions: attraction, centrality to lifestyle, food, identity with the local wine and sports. After the literature review and in order to test the relationships, we developed a questionnaire that was applied to the tourists as they prepared to leave. The results show that the local attraction, the extreme sport activities, and gastronomy significantly and positively influence the satisfaction and the word-of-mouth. The results also allowed some considerations for local managers and propose suggestions for future research. We can point out two aspects about the originality of this research, the fact that the centre of development of Alqueva is still scarcely studied and the lack of studies that attempt to relate the tour lifestyle with overall satisfaction and word-of-mouth.  Este estudo tem como objetivo relacionar as dimensões do estilo de vida turístico com a satisfação global e o passa-palavra, na zona da Barragem de Alqueva (Alentejo, Portugal). Nesta investigação, o estilo de vida turístico é analisado tendo em atenção cinco dimensões: atração, centralidade com o estilo de vida, gastronomia, identidade com o local, vinho e desportos radicais. Após a revisão da literatura e com o intuito de testar as relações, desenvolveu-se um questionário que foi aplicado aos turistas quando se preparavam para partir. Os resultados revelam que a atração ao local, as atividades desportivas radicais e a gastronomia influenciam significativamente e positivamente a satisfação e o passa-palavra. Os resultados permitiram ainda tecer algumas considerações para a gestão local e propor sugestões para investigações futuras. Como originalidade podemos apontar dois aspetos, isto é, o facto do polo de desenvolvimento da Barragem de Alqueva ser ainda pouco estudado e a escassez de estudos que intentem relacionar o estilo de vida turístico com a satisfação global e o passa-palavra.      Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12801oai:proa.ua.pt:article/12801Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 17/18 (2012); 161-173Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 17/18 (2012); 161-1732182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12801https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12801https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12801/8493http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.info:eu-repo/semantics/openAccessPires, Ana ReginaLoureiro, Sandra Maria Correia2022-09-26T10:57:08Zoai:proa.ua.pt:article/12801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:49.654324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva
title O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva
spellingShingle O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva
Pires, Ana Regina
title_short O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva
title_full O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva
title_fullStr O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva
title_full_unstemmed O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva
title_sort O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva
author Pires, Ana Regina
author_facet Pires, Ana Regina
Loureiro, Sandra Maria Correia
author_role author
author2 Loureiro, Sandra Maria Correia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ana Regina
Loureiro, Sandra Maria Correia
description This study aims to relate the dimensions of lifestyle, tourism and overall satisfaction with the word-of mouth, in the area of Alqueva (Alentejo, Portugal). In this research, the lifestyle tourism is analyzed taking into account five dimensions: attraction, centrality to lifestyle, food, identity with the local wine and sports. After the literature review and in order to test the relationships, we developed a questionnaire that was applied to the tourists as they prepared to leave. The results show that the local attraction, the extreme sport activities, and gastronomy significantly and positively influence the satisfaction and the word-of-mouth. The results also allowed some considerations for local managers and propose suggestions for future research. We can point out two aspects about the originality of this research, the fact that the centre of development of Alqueva is still scarcely studied and the lack of studies that attempt to relate the tour lifestyle with overall satisfaction and word-of-mouth.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12801
oai:proa.ua.pt:article/12801
url https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12801
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/12801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12801
https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12801
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12801/8493
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 17/18 (2012); 161-173
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 17/18 (2012); 161-173
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130519838916608