O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12801 |
Resumo: | This study aims to relate the dimensions of lifestyle, tourism and overall satisfaction with the word-of mouth, in the area of Alqueva (Alentejo, Portugal). In this research, the lifestyle tourism is analyzed taking into account five dimensions: attraction, centrality to lifestyle, food, identity with the local wine and sports. After the literature review and in order to test the relationships, we developed a questionnaire that was applied to the tourists as they prepared to leave. The results show that the local attraction, the extreme sport activities, and gastronomy significantly and positively influence the satisfaction and the word-of-mouth. The results also allowed some considerations for local managers and propose suggestions for future research. We can point out two aspects about the originality of this research, the fact that the centre of development of Alqueva is still scarcely studied and the lack of studies that attempt to relate the tour lifestyle with overall satisfaction and word-of-mouth. |
id |
RCAP_dfb54b7d895f4a08c825f13a497dab52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/12801 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de AlquevaThis study aims to relate the dimensions of lifestyle, tourism and overall satisfaction with the word-of mouth, in the area of Alqueva (Alentejo, Portugal). In this research, the lifestyle tourism is analyzed taking into account five dimensions: attraction, centrality to lifestyle, food, identity with the local wine and sports. After the literature review and in order to test the relationships, we developed a questionnaire that was applied to the tourists as they prepared to leave. The results show that the local attraction, the extreme sport activities, and gastronomy significantly and positively influence the satisfaction and the word-of-mouth. The results also allowed some considerations for local managers and propose suggestions for future research. We can point out two aspects about the originality of this research, the fact that the centre of development of Alqueva is still scarcely studied and the lack of studies that attempt to relate the tour lifestyle with overall satisfaction and word-of-mouth. Este estudo tem como objetivo relacionar as dimensões do estilo de vida turístico com a satisfação global e o passa-palavra, na zona da Barragem de Alqueva (Alentejo, Portugal). Nesta investigação, o estilo de vida turístico é analisado tendo em atenção cinco dimensões: atração, centralidade com o estilo de vida, gastronomia, identidade com o local, vinho e desportos radicais. Após a revisão da literatura e com o intuito de testar as relações, desenvolveu-se um questionário que foi aplicado aos turistas quando se preparavam para partir. Os resultados revelam que a atração ao local, as atividades desportivas radicais e a gastronomia influenciam significativamente e positivamente a satisfação e o passa-palavra. Os resultados permitiram ainda tecer algumas considerações para a gestão local e propor sugestões para investigações futuras. Como originalidade podemos apontar dois aspetos, isto é, o facto do polo de desenvolvimento da Barragem de Alqueva ser ainda pouco estudado e a escassez de estudos que intentem relacionar o estilo de vida turístico com a satisfação global e o passa-palavra. Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12801oai:proa.ua.pt:article/12801Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 17/18 (2012); 161-173Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 17/18 (2012); 161-1732182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12801https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12801https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12801/8493http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.info:eu-repo/semantics/openAccessPires, Ana ReginaLoureiro, Sandra Maria Correia2022-09-26T10:57:08Zoai:proa.ua.pt:article/12801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:49.654324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva |
title |
O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva |
spellingShingle |
O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva Pires, Ana Regina |
title_short |
O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva |
title_full |
O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva |
title_fullStr |
O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva |
title_full_unstemmed |
O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva |
title_sort |
O Efeito das dimensões do Estilo de Vida de um Destino Turístico na Satisfação Global e no Passa-palavra: O caso da Barragem de Alqueva |
author |
Pires, Ana Regina |
author_facet |
Pires, Ana Regina Loureiro, Sandra Maria Correia |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Sandra Maria Correia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Ana Regina Loureiro, Sandra Maria Correia |
description |
This study aims to relate the dimensions of lifestyle, tourism and overall satisfaction with the word-of mouth, in the area of Alqueva (Alentejo, Portugal). In this research, the lifestyle tourism is analyzed taking into account five dimensions: attraction, centrality to lifestyle, food, identity with the local wine and sports. After the literature review and in order to test the relationships, we developed a questionnaire that was applied to the tourists as they prepared to leave. The results show that the local attraction, the extreme sport activities, and gastronomy significantly and positively influence the satisfaction and the word-of-mouth. The results also allowed some considerations for local managers and propose suggestions for future research. We can point out two aspects about the originality of this research, the fact that the centre of development of Alqueva is still scarcely studied and the lack of studies that attempt to relate the tour lifestyle with overall satisfaction and word-of-mouth. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12801 oai:proa.ua.pt:article/12801 |
url |
https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12801 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/12801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12801 https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12801 https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12801/8493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 17/18 (2012); 161-173 Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 17/18 (2012); 161-173 2182-1453 1645-9261 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130519838916608 |