Eixos orientadores da reforma do ensino médico : uma proposta estratégica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins e Silva, J.
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/17924
Resumo: São analisadas as circunstancias que antecedem a próxima reforma do ensino medico, enunciados alguns dos principais estímulos (internos e externos) e referidas dificuldades que se interpõem (frequentemente) as mudanças curriculares. A reforma do ensino medico deverá fundamentar-se numa nova filosofia educacional, que privilegie a aprendizagem orientada e considere a pré-graduação como fase preliminar do processo educativo em Medicina. A definição de objectivos gerais e específicos, a programação e definição de estratégias, o continuo acompanhamento do processo educacional, a inventariação e adequação dos meios de acção disponíveis, e o empenhamento concertado de responsáveis políticos, das instituição de ensino, docentes e alunos serão factores indissociáveis de uma reforma bem sucedida. A formação de médicos polivalentes justifica modificações metodológicas, designadamente, a definição de um currículo nuclear, dinamizado através do ensino interdisciplinar que favoreça o contacto precoce com problemas que exijam integração. A interdisciplinaridade contribuirá para a formação plena no âmbito técnico e psicossocial. A metodologia utilizada (no ensino e avaliação) e o empenhamento e qualidade pedagógica dos docentes serão factores determinantes para a reforma que se deseja. A competência profissional será o produto final de uma aprendizagem eficaz. De outro modo, a formação medica pré-graduada terá deficiências que dificultarão a concretização profissional do jovem médico, e se repercutirão durante toda a actividade clinica subsequente.
id RCAP_dfb88cf637a7da7c51c04e1e157e18e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/17924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eixos orientadores da reforma do ensino médico : uma proposta estratégicaOrienting axis towards the reform of undergraduate medical education : a strategic approachSão analisadas as circunstancias que antecedem a próxima reforma do ensino medico, enunciados alguns dos principais estímulos (internos e externos) e referidas dificuldades que se interpõem (frequentemente) as mudanças curriculares. A reforma do ensino medico deverá fundamentar-se numa nova filosofia educacional, que privilegie a aprendizagem orientada e considere a pré-graduação como fase preliminar do processo educativo em Medicina. A definição de objectivos gerais e específicos, a programação e definição de estratégias, o continuo acompanhamento do processo educacional, a inventariação e adequação dos meios de acção disponíveis, e o empenhamento concertado de responsáveis políticos, das instituição de ensino, docentes e alunos serão factores indissociáveis de uma reforma bem sucedida. A formação de médicos polivalentes justifica modificações metodológicas, designadamente, a definição de um currículo nuclear, dinamizado através do ensino interdisciplinar que favoreça o contacto precoce com problemas que exijam integração. A interdisciplinaridade contribuirá para a formação plena no âmbito técnico e psicossocial. A metodologia utilizada (no ensino e avaliação) e o empenhamento e qualidade pedagógica dos docentes serão factores determinantes para a reforma que se deseja. A competência profissional será o produto final de uma aprendizagem eficaz. De outro modo, a formação medica pré-graduada terá deficiências que dificultarão a concretização profissional do jovem médico, e se repercutirão durante toda a actividade clinica subsequente.The circumstances preceding the future revision of the medical curriculum are analysed, main internal and external stimuli are described, and sources of resistance to changes in medical training require new educational philosophy, privileging oriented training during undergraduation, as a preliminary phase of medical education. The definition and accompaniment of the general and specific objectives, the strategy and programme used, the design and adequacy of the available support, and the related engagement of all political, academic and socially responsible persons and institutions, are fundamental factors for successful change. The education and training of polyvalent medical doctors requires methodological modifications, namely the definition of a core curriculum, made dynamic through the teaching of interdependent subjects and earlier contact with common clinical problems. Learning through interconnected basic and clinical matters will benefit the technical and psychosocial education of future doctors. The education resulting from a renewal in undergraduate medical education will be mostly determined by organizational and institutional frameworks, teaching methods and the evaluation process used, as well as by teacher commitment, pedagogic and scientific capacities. Professional competence should be the end product of efficient training. Otherwise, undergraduate medical education would not prepare the professional development of the young doctors, thus diminishing the quality of medical training in the future.Ordem dos MédicosRepositório da Universidade de LisboaMartins e Silva, J.2015-04-15T11:17:19Z19931993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17924porActa Médica Portuguesa 1993; 6: 481-4921646-0758http://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3140info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:37.940811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eixos orientadores da reforma do ensino médico : uma proposta estratégica
Orienting axis towards the reform of undergraduate medical education : a strategic approach
title Eixos orientadores da reforma do ensino médico : uma proposta estratégica
spellingShingle Eixos orientadores da reforma do ensino médico : uma proposta estratégica
Martins e Silva, J.
title_short Eixos orientadores da reforma do ensino médico : uma proposta estratégica
title_full Eixos orientadores da reforma do ensino médico : uma proposta estratégica
title_fullStr Eixos orientadores da reforma do ensino médico : uma proposta estratégica
title_full_unstemmed Eixos orientadores da reforma do ensino médico : uma proposta estratégica
title_sort Eixos orientadores da reforma do ensino médico : uma proposta estratégica
author Martins e Silva, J.
author_facet Martins e Silva, J.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins e Silva, J.
description São analisadas as circunstancias que antecedem a próxima reforma do ensino medico, enunciados alguns dos principais estímulos (internos e externos) e referidas dificuldades que se interpõem (frequentemente) as mudanças curriculares. A reforma do ensino medico deverá fundamentar-se numa nova filosofia educacional, que privilegie a aprendizagem orientada e considere a pré-graduação como fase preliminar do processo educativo em Medicina. A definição de objectivos gerais e específicos, a programação e definição de estratégias, o continuo acompanhamento do processo educacional, a inventariação e adequação dos meios de acção disponíveis, e o empenhamento concertado de responsáveis políticos, das instituição de ensino, docentes e alunos serão factores indissociáveis de uma reforma bem sucedida. A formação de médicos polivalentes justifica modificações metodológicas, designadamente, a definição de um currículo nuclear, dinamizado através do ensino interdisciplinar que favoreça o contacto precoce com problemas que exijam integração. A interdisciplinaridade contribuirá para a formação plena no âmbito técnico e psicossocial. A metodologia utilizada (no ensino e avaliação) e o empenhamento e qualidade pedagógica dos docentes serão factores determinantes para a reforma que se deseja. A competência profissional será o produto final de uma aprendizagem eficaz. De outro modo, a formação medica pré-graduada terá deficiências que dificultarão a concretização profissional do jovem médico, e se repercutirão durante toda a actividade clinica subsequente.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-01-01T00:00:00Z
2015-04-15T11:17:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/17924
url http://hdl.handle.net/10451/17924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Acta Médica Portuguesa 1993; 6: 481-492
1646-0758
http://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134274678423552