O papel da aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB - perspetiva dos docentes e crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Fabiana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1659
Resumo: Relatório de estágio para obtenção de grau mestre em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico
id RCAP_dfc4be685bbf8e95d59e54b9799f4f2b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1659
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB - perspetiva dos docentes e criançasaprendizagem cooperativaperspetivas de docenteperspetivas das criançaspapel do educador/professorcooperative learningperspectives of teachingperspectives of childrenthe role of the educator/teacherRelatório de estágio para obtenção de grau mestre em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básicoO presente relatório reflete o percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como apoio as práticas vivenciadas, as aprendizagens expressivas para o meu percurso enquanto futura profissional da educação e, por fim, o estudo investigativo desenvolvido ao longo do mesmo. A organização do relatório contempla quatro partes. A primeira refere-se à dimensão reflexiva, onde são descritos os aspetos mais pertinentes acerca dos contextos de estágio (pré-escolar, 1.º ciclo do ensino básico e creche). Na segunda parte, apresenta-se a fundamentação teórica sobre aspetos considerados relevantes para o estudo do tema. Na terceira parte consta o exercício investigativo onde é estudada a influência da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento e aprendizagens das crianças, segundo as perspetivas de educadores, professores e crianças. Por fim, na quarta parte apresenta-se uma reflexão final sobre todo o percurso feito ao longo do estudo investigativo apresentado. Este exercício investigativo de carácter qualitativo foi desenvolvido em contexto creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico recorrendo à entrevista individual junto de educadores, professores do 1.º ciclo do ensino básico e crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, como instrumento de recolha de dados para que possa demonstrar a importância da aprendizagem cooperativa em fomentar a aprendizagem das crianças, bem como a importância do desenvolvimento das competências cooperativas tanto nas crianças como nos educadores e professores. Com este relatório pretende-se caracterizar a aprendizagem cooperativa na perspetiva dos educadores, professores do 1.º CEB e crianças, compreender o papel do educador/professor nas perspetivas dos docentes entrevistados, apresentar algumas estratégias de aprendizagem cooperativa com vista ao desenvolvimento e aprendizagem.The present report reflects the journey made along the Master's degree in Preschool Education and Education of 1st Cycle of Basic Education, which has the support practices experienced, the learning is significant to my path as a future professional education and, finally, the exploratory study developed along the same. The organization of the report comprises four parts. The first refers to the dimension reflective, where are described the aspects most relevant about the contexts of stage (kindergarten, 1st cycle of basic education and day-care). In the second part, we present theoretical reasoning about aspects considered relevant to the study topic. In the third part in the research, exercise where it is studied the influence of cooperative learning on the development and learning of children, according to the perspectives of educators, teachers and children. Finally, the fourth part presents a final reflection overall of the route taken along the exploratory study presented. This research exercise from qualitative in nature was developed in the context of day-care, kindergarten and 1st cycle of basic education as instrument of collection of data so that you can demonstrate the importance of cooperative learning in promoting the learning of the children, as well as the importance of skills development cooperatives both in children as educators and teachers. With this report, we intend to characterize cooperative learning in the perspective of the educators, the teachers of the 1st cycle of basic education and children, to understand the role of the educator/teacher in the views of the teachers interviewed, to present some strategies of cooperative learning with a view to development and learning.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCunha, Fabiana2017-01-02T14:04:37Z2016-10-262016-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1659TID:201384795porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:38Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:53.924220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB - perspetiva dos docentes e crianças
title O papel da aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB - perspetiva dos docentes e crianças
spellingShingle O papel da aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB - perspetiva dos docentes e crianças
Cunha, Fabiana
aprendizagem cooperativa
perspetivas de docente
perspetivas das crianças
papel do educador/professor
cooperative learning
perspectives of teaching
perspectives of children
the role of the educator/teacher
title_short O papel da aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB - perspetiva dos docentes e crianças
title_full O papel da aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB - perspetiva dos docentes e crianças
title_fullStr O papel da aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB - perspetiva dos docentes e crianças
title_full_unstemmed O papel da aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB - perspetiva dos docentes e crianças
title_sort O papel da aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB - perspetiva dos docentes e crianças
author Cunha, Fabiana
author_facet Cunha, Fabiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem cooperativa
perspetivas de docente
perspetivas das crianças
papel do educador/professor
cooperative learning
perspectives of teaching
perspectives of children
the role of the educator/teacher
topic aprendizagem cooperativa
perspetivas de docente
perspetivas das crianças
papel do educador/professor
cooperative learning
perspectives of teaching
perspectives of children
the role of the educator/teacher
description Relatório de estágio para obtenção de grau mestre em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-26
2016-10-26T00:00:00Z
2017-01-02T14:04:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1659
TID:201384795
url http://hdl.handle.net/10400.15/1659
identifier_str_mv TID:201384795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137029003411456