Controlo do fluxo de uma animação 3D através do som

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Victor Manuel Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6640
Resumo: Cada vez mais a questão da interatividade assume um papel de relevo no campo das tecnologias multimédia. A animação digital está presente em importantes mercados como por exemplo o cinema, os jogos e a televisão. Com o desenvolvimento da animação interativa, esta alarga-se a outras áreas artísticas e científicas como por exemplo o teatro, a dança, a música e a educação. Usualmente, um filme de animação contém um argumento linear e cujo ritmo foi definido à partida pela equipa que produziu o filme. Isso significa que todas as visualizações desse filme são sempre iguais. Seria interessante introduzir algum aspeto de aleatoriedade e de personalização que permita obter visualizações potencialmente diferentes. Assim, nesta dissertação será realizado um estudo sobre a forma de controlar o fluxo de uma animação com base no ritmo de um determinado som. A ideia será o utilizador, antes de iniciar a visualização, selecionar um determinado som de base e, mediante o ritmo desse som, processar o fluxo e o ritmo da animação. Neste trabalho fez-se o planeamento de um sistema que permita ao utilizador escolher uma música, e em seguida visualizar uma animação, cuja velocidade e fluxo de reprodução seja influenciada pelo ritmo dessa música. O sistema é constituído por um bloco de análise musical, por um outro bloco com a tarefa de gerir e aplicar os dados rítmicos na animação Tridimensional (3D), e um último que permite a interação e a visualização da animação final ao utilizador. Com base nesta arquitetura foi desenvolvido o sistema proposto, e para o testar foi criado um protótipo de uma aplicação que cumprisse os objetivos atrás delineados. Ou seja, onde o utilizador pudesse escolher uma música, e em seguida a aplicação mostrar a animação ao som dessa mesma música, e o fluxo de reprodução dessa animação fosse influenciada pelo ritmo dessa música. Deste trabalho resultou a conceção e o desenvolvimento do sistema aqui referido e foi implementado e testado um protótipo desse mesmo sistema.
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