SIMULADOR DATA LINK – PILOTO/CONTROLADOR TRÁFEGO AÉREO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, João Carlos Macedo Salvado
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15277
Resumo: Com o aumento do tráfego aéreo e o consequente aumento da complexidade do sistema de controlo é necessário arranjar formas de adequar a capacidade do mesmo à procura mas sem aumentar os custos. Actualmente isso é feito através da criação de novos sectores de controlo, isto é, se um sector de controlo controla uma área com muito tráfego divide-se esse sector em dois. Isto implica a utilização de uma nova frequência de rádio e de mais um controlador e sendo o espectro de frequências um bem escasso e o uso de mais controladores implicar custos, essa pode não ser a melhor solução. O Data Link surge assim como uma tecnologia aprovada pelas entidades que regulam o tráfego aéreo, como sendo uma boa solução para resolver o problema. Este vai permitir o contacto entre aeronaves e centros de controlo, através de mensagens escritas pré-definidas, ou seja, comunicação digital em vez da tradicional comunicação voz. Este método é usado em alternativa à comunicação voz e deve ser utilizado sempre que o tráfego o permitir, cabendo sempre ao Controlador a decisão sobre qual o processo a utilizar. Um exemplo parecido fora da área é a opção que tomamos na comunicação GSM, ao enviar um SMS se não é urgente, ou telefonar se é mais urgente. O objectivo do projecto passa por evoluir o SIMATM – Simulador de Controlo de Tráfego – para o sistema ATM da NAV para que este inclua a tecnologia Data Link. Esta evolução irá permitir efectuar testes ao sistema antes da entrada em operação, bem como permitir a formação de controladores neste novo procedimento operacional. Em síntese, um controlador deve conseguir identificar uma aeronave com capacidade Data Link e contactar com a mesma quando esta está ligada ao sistema de Controlo. Os desenvolvimentos neste projecto incluem a proposta de um novo HMI – Human Machine Interface – em uso actual no Centro de Controlo, bem como de alterações no SIMATM para permitir a simulação de aeronaves com capacidade Data Link.
id RCAP_dffc3fe3ac4130b41e0b138dfc365557
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15277
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling SIMULADOR DATA LINK – PILOTO/CONTROLADOR TRÁFEGO AÉREOcomunicaçãoapresentaçãocontrolo de tráfego aéreosimulaçãodata linkCom o aumento do tráfego aéreo e o consequente aumento da complexidade do sistema de controlo é necessário arranjar formas de adequar a capacidade do mesmo à procura mas sem aumentar os custos. Actualmente isso é feito através da criação de novos sectores de controlo, isto é, se um sector de controlo controla uma área com muito tráfego divide-se esse sector em dois. Isto implica a utilização de uma nova frequência de rádio e de mais um controlador e sendo o espectro de frequências um bem escasso e o uso de mais controladores implicar custos, essa pode não ser a melhor solução. O Data Link surge assim como uma tecnologia aprovada pelas entidades que regulam o tráfego aéreo, como sendo uma boa solução para resolver o problema. Este vai permitir o contacto entre aeronaves e centros de controlo, através de mensagens escritas pré-definidas, ou seja, comunicação digital em vez da tradicional comunicação voz. Este método é usado em alternativa à comunicação voz e deve ser utilizado sempre que o tráfego o permitir, cabendo sempre ao Controlador a decisão sobre qual o processo a utilizar. Um exemplo parecido fora da área é a opção que tomamos na comunicação GSM, ao enviar um SMS se não é urgente, ou telefonar se é mais urgente. O objectivo do projecto passa por evoluir o SIMATM – Simulador de Controlo de Tráfego – para o sistema ATM da NAV para que este inclua a tecnologia Data Link. Esta evolução irá permitir efectuar testes ao sistema antes da entrada em operação, bem como permitir a formação de controladores neste novo procedimento operacional. Em síntese, um controlador deve conseguir identificar uma aeronave com capacidade Data Link e contactar com a mesma quando esta está ligada ao sistema de Controlo. Os desenvolvimentos neste projecto incluem a proposta de um novo HMI – Human Machine Interface – em uso actual no Centro de Controlo, bem como de alterações no SIMATM para permitir a simulação de aeronaves com capacidade Data Link.Casimiro, AntónioVermelhudo, José dos Santos MestreDias, Manuel António SousaRepositório da Universidade de LisboaAlves, João Carlos Macedo Salvado2011-03-14T14:47:05Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:01:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:36:47.175679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv SIMULADOR DATA LINK – PILOTO/CONTROLADOR TRÁFEGO AÉREO
title SIMULADOR DATA LINK – PILOTO/CONTROLADOR TRÁFEGO AÉREO
spellingShingle SIMULADOR DATA LINK – PILOTO/CONTROLADOR TRÁFEGO AÉREO
Alves, João Carlos Macedo Salvado
comunicação
apresentação
controlo de tráfego aéreo
simulação
data link
title_short SIMULADOR DATA LINK – PILOTO/CONTROLADOR TRÁFEGO AÉREO
title_full SIMULADOR DATA LINK – PILOTO/CONTROLADOR TRÁFEGO AÉREO
title_fullStr SIMULADOR DATA LINK – PILOTO/CONTROLADOR TRÁFEGO AÉREO
title_full_unstemmed SIMULADOR DATA LINK – PILOTO/CONTROLADOR TRÁFEGO AÉREO
title_sort SIMULADOR DATA LINK – PILOTO/CONTROLADOR TRÁFEGO AÉREO
author Alves, João Carlos Macedo Salvado
author_facet Alves, João Carlos Macedo Salvado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casimiro, António
Vermelhudo, José dos Santos Mestre
Dias, Manuel António Sousa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, João Carlos Macedo Salvado
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
apresentação
controlo de tráfego aéreo
simulação
data link
topic comunicação
apresentação
controlo de tráfego aéreo
simulação
data link
description Com o aumento do tráfego aéreo e o consequente aumento da complexidade do sistema de controlo é necessário arranjar formas de adequar a capacidade do mesmo à procura mas sem aumentar os custos. Actualmente isso é feito através da criação de novos sectores de controlo, isto é, se um sector de controlo controla uma área com muito tráfego divide-se esse sector em dois. Isto implica a utilização de uma nova frequência de rádio e de mais um controlador e sendo o espectro de frequências um bem escasso e o uso de mais controladores implicar custos, essa pode não ser a melhor solução. O Data Link surge assim como uma tecnologia aprovada pelas entidades que regulam o tráfego aéreo, como sendo uma boa solução para resolver o problema. Este vai permitir o contacto entre aeronaves e centros de controlo, através de mensagens escritas pré-definidas, ou seja, comunicação digital em vez da tradicional comunicação voz. Este método é usado em alternativa à comunicação voz e deve ser utilizado sempre que o tráfego o permitir, cabendo sempre ao Controlador a decisão sobre qual o processo a utilizar. Um exemplo parecido fora da área é a opção que tomamos na comunicação GSM, ao enviar um SMS se não é urgente, ou telefonar se é mais urgente. O objectivo do projecto passa por evoluir o SIMATM – Simulador de Controlo de Tráfego – para o sistema ATM da NAV para que este inclua a tecnologia Data Link. Esta evolução irá permitir efectuar testes ao sistema antes da entrada em operação, bem como permitir a formação de controladores neste novo procedimento operacional. Em síntese, um controlador deve conseguir identificar uma aeronave com capacidade Data Link e contactar com a mesma quando esta está ligada ao sistema de Controlo. Os desenvolvimentos neste projecto incluem a proposta de um novo HMI – Human Machine Interface – em uso actual no Centro de Controlo, bem como de alterações no SIMATM para permitir a simulação de aeronaves com capacidade Data Link.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-14T14:47:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15277
url http://hdl.handle.net/10451/15277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134264736874496