Democracia e educação: Dewey em tempos de crise da educação democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Licínio C.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74905
Resumo: As relações entre democracia e educação são um tema clássico não só no campo das teorias da democracia mas também no pensamento educacional moderno. O presente artigo segue essa tradição de investigação relativamente a Democracia e Educação, livro de John Dewey, compreendendo ainda o estudo de cinco obras anteriores e de cinco obras posteriores a 1916, data de publicação daquele livro clássico. Baseado numa sociologia política da educação, o autor problematiza as concepções de democracia e de participação de Dewey e toma-as como referência para a compreensão das políticas educacionais em tempos de crise da educação democrática. Sob políticas baseadas na educação, formação e aprendizagem para a competitividade económica e a busca global por talentos, de acordo com os valores do novo gerencialismo, do espírito empreendedor e da meritocracia, a crise atual da democracia na educação e a perda de confiança na escola pública parecem mais próximas de uma pós-democracia e de formas mínimas de participação do que dos ideais educativos de democracia, participação e liberdade propostos por Dewey há mais de um século.
id RCAP_e011708a1126dc465c93805d71b838e1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Democracia e educação: Dewey em tempos de crise da educação democráticaDemocracy and education: Dewey in times of crisis in democratic educationDemocracia y educación: Dewey en tiempos de crisis en educación democráticaDemocraciaParticipaçãoPolítica educacionalCompetiçãoDemocracyParticipationEducational policyCompetitionParticipaciónPolítica educativaCompetenciaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesEducação de qualidadeAs relações entre democracia e educação são um tema clássico não só no campo das teorias da democracia mas também no pensamento educacional moderno. O presente artigo segue essa tradição de investigação relativamente a Democracia e Educação, livro de John Dewey, compreendendo ainda o estudo de cinco obras anteriores e de cinco obras posteriores a 1916, data de publicação daquele livro clássico. Baseado numa sociologia política da educação, o autor problematiza as concepções de democracia e de participação de Dewey e toma-as como referência para a compreensão das políticas educacionais em tempos de crise da educação democrática. Sob políticas baseadas na educação, formação e aprendizagem para a competitividade económica e a busca global por talentos, de acordo com os valores do novo gerencialismo, do espírito empreendedor e da meritocracia, a crise atual da democracia na educação e a perda de confiança na escola pública parecem mais próximas de uma pós-democracia e de formas mínimas de participação do que dos ideais educativos de democracia, participação e liberdade propostos por Dewey há mais de um século.The relationship between democracy and education is a classic theme not only in the field of theories of democracy but also in modern educational thinking. This paper follows this tradition of research regarding Democracy and Education, a book by John Dewey, including the study of five works before and five works after 1916, the date of publication of that classic book. Based on a political sociology of education, the author problematizes Dewey’s conceptions of democracy and participation and takes them as a reference for understanding educational policies in times of crisis in democratic education. Under policies based on education, training and learning for economic competitiveness and the global search for talent, according to the values of the new managerialism, the entrepreneurial spirit and meritocracy, the current crisis of democracy in education and the loss of confidence in the state school seem closer to a post-democracy and minimal forms of participation than to the educational ideals of democracy, participation and freedom proposed by Dewey more than a century ago.La relación entre democracia y educación es un tema clásico no solo en el campo de las teorías de la democracia sino también en el pensamiento educativo moderno. Este artículo sigue esa tradición de investigación en relación con Democracia y Educación, un libro de John Dewey, incluyendo el estudio de cinco obras antes y cinco después de 1916, la fecha de publicación de ese libro clásico. Basado en una sociología política de la educación, el autor cuestiona las concepciones de Dewey sobre democracia y participación y las toma como referencia para comprender las políticas educativas en tiempos de crisis en la educación democrática. Bajo políticas basadas en la educación, la capacitación y el aprendizaje para la competitividad económica y la búsqueda global de talentos, de acuerdo con los valores del nuevo gerencialismo, el espíritu emprendedor y la meritocracia, la crisis actual de democracia en la educación y la pérdida de confianza en la escuela pública parecen más cercanas a una postdemocracia y a formas mínimas de participación que a los ideales educativos de democracia, participación y libertad propuestos por Dewey hace más de un siglo.Arizona State UniversityUniversidade do MinhoLima, Licínio C.2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74905porLima, L.C. (2021). Democracia e educação: Dewey em tempos de crise da educação democrática. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 29(154).1068-234110.14507/epaa.29.5881https://doi.org/10.14507/epaa.29.5881info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:11.625495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Democracia e educação: Dewey em tempos de crise da educação democrática
Democracy and education: Dewey in times of crisis in democratic education
Democracia y educación: Dewey en tiempos de crisis en educación democrática
title Democracia e educação: Dewey em tempos de crise da educação democrática
spellingShingle Democracia e educação: Dewey em tempos de crise da educação democrática
Lima, Licínio C.
Democracia
Participação
Política educacional
Competição
Democracy
Participation
Educational policy
Competition
Participación
Política educativa
Competencia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
Educação de qualidade
title_short Democracia e educação: Dewey em tempos de crise da educação democrática
title_full Democracia e educação: Dewey em tempos de crise da educação democrática
title_fullStr Democracia e educação: Dewey em tempos de crise da educação democrática
title_full_unstemmed Democracia e educação: Dewey em tempos de crise da educação democrática
title_sort Democracia e educação: Dewey em tempos de crise da educação democrática
author Lima, Licínio C.
author_facet Lima, Licínio C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Licínio C.
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Participação
Política educacional
Competição
Democracy
Participation
Educational policy
Competition
Participación
Política educativa
Competencia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
Educação de qualidade
topic Democracia
Participação
Política educacional
Competição
Democracy
Participation
Educational policy
Competition
Participación
Política educativa
Competencia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
Educação de qualidade
description As relações entre democracia e educação são um tema clássico não só no campo das teorias da democracia mas também no pensamento educacional moderno. O presente artigo segue essa tradição de investigação relativamente a Democracia e Educação, livro de John Dewey, compreendendo ainda o estudo de cinco obras anteriores e de cinco obras posteriores a 1916, data de publicação daquele livro clássico. Baseado numa sociologia política da educação, o autor problematiza as concepções de democracia e de participação de Dewey e toma-as como referência para a compreensão das políticas educacionais em tempos de crise da educação democrática. Sob políticas baseadas na educação, formação e aprendizagem para a competitividade económica e a busca global por talentos, de acordo com os valores do novo gerencialismo, do espírito empreendedor e da meritocracia, a crise atual da democracia na educação e a perda de confiança na escola pública parecem mais próximas de uma pós-democracia e de formas mínimas de participação do que dos ideais educativos de democracia, participação e liberdade propostos por Dewey há mais de um século.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11
2021-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/74905
url http://hdl.handle.net/1822/74905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lima, L.C. (2021). Democracia e educação: Dewey em tempos de crise da educação democrática. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 29(154).
1068-2341
10.14507/epaa.29.5881
https://doi.org/10.14507/epaa.29.5881
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Arizona State University
publisher.none.fl_str_mv Arizona State University
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132583299121152